SóProvas


ID
2899576
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Hostil mundo novo

    Você já passou por isso. Nas últimas semanas, tenho sido torturado por computadores que ligam e desligam sozinhos, mouses travados, “reiniciações” lentas e outras deliciosas avarias. Ligo para o técnico e ele me instrui a ligar e desligar este ou aquele botão da torre, “usar o aplicativo” ou ficar de quatro, meter-me debaixo da mesa e desplugar tudo da parede, esperar cinco minutos e plugar de novo. Naturalmente, não dá certo.

    Nem pode dar. Em jovem, sobrevivi aos zeros em matemática, física, estatística e outras ciências do diabo, e me concentrei apenas no que me interessava: português, história e línguas. Desde então, passei a vida profissional a bordo de um único veículo – a palavra. Com ela, tenho me virado em jornais, revistas, editoras de livros, rádios, TVs, auditórios, salas de aula e outros cenários onde a palavra seja chamada a dirimir dúvidas ou dinamitar certezas.

    De repente, várias eras geológicas depois, em idade de não querer aprender mais nada, a tecnologia exige que eu me torne engenheiro eletrônico.

    Cada vez mais funções dispensam o papel, a ida pessoal ao banco ou a conversa “presencial”. Para reinstalar a internet no computador, tenho de ligar um cabo enfiado na televisão. Desbloquear um cartão de crédito exige saber extrair uma raiz quadrada. A vida agora é online e cabe no bolso, mas, diante daquele inferno de teclas, plugues e botões sem sentido, pode-se perder tudo se digitar algo errado.

    A tecnologia tornou o mundo hostil para os que não conseguem acompanhá-la. É verdade que ela não pode parar por causa de meia dúzia de macróbios incapazes de se atualizar. Acontece que, nós, os macróbios, não somos meia dúzia. Somos milhões e, graças à ciência e a nós mesmos, estamos ameaçados de viver até os cem anos. Pois, se for para chegar lá, que seja para continuar usando algo mais nobre do que apenas os polegares.

(Ruy Castro. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/ 2018/10/ hostil-mundo-novo.shtml. Publicado em 28.10.2018) 

Assinale a alternativa em que o termo destacado é empregado no texto em sentido figurado.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    linguagem figurada consiste em uma ferramenta ou modalidade de comunicação, que utiliza  para expressar um sentido não literal de um determinado enunciado.

    A linguagem figurada é usada para dar mais expressividade ao discurso, para tornar mais amplo o significado de uma palavra. Além disso, também serve para criar significados diferentes ou quando o interlocutor não encontra um termo adequado para o que deseja comunicar.

    A interpretação da linguagem figurada pode depender do contexto de cada indivíduo, isto porque este é um tipo de linguagem não convencional que não se baseia nas normas usuais de comunicação.

    Referência:https://www.significados.com.br/linguagem-figurada/

  • GABARITO: LETRA D.

    ... a palavra seja chamada a dirimir dúvidas e dinamitar certezas.

    Dinamitar - fazer explodir por meio de dinamite. ---- Como "a palavra" irá fazer isso, logo está no sentido figurado.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Claramente letra D, mas alguém pode dizer que "mouse defeituoso" é literal e "mouse travado" é sentido figurado.

  • GABARITO: LETRA D.

    Dinamitar certezas.

  • Algumas pessoas ficam em dúvida na letra "A" por conta do trecho "tenho sido torturado por computadores", porém o enunciado destaca "mouses travados"

    Gabarito: Letra D

  • gb d pancada essa dinamizar fiquei em dúvidas...

    pmgo<<<<<<<<<,,<<<

  • gb d pancada essa dinamizar fiquei em dúvidas...

    pmgo<<<<<<<<<,,<<<

  • Gabarito D

    Dinamitar: fazer explodir por meio de dinamite.

  • "Em jovem, sobrevivi aos zeros em matemática, física, estatística e outras ciências do diabo".

    Ruy Castro é engraçado kkkkkkk

  • Alguém aí ja viu um computador torturando alguém? Tortura tem que ter dor fisica, ou crueldade!
  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    DENOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido realdicionarizado das palavras.

    De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial

    CONOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.

    De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano.

    FONTE: https://portugues.uol.com.br/redacao/denotacao-conotacao.html

  • Não entendi como o mundo pode ser hostil. O mundo é mundo e as pessoas é que são hostis e o deixam com características de hostilidade. Mas... sigamos!