SóProvas


ID
2899645
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A utilização do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, para exemplificar a forma como os trabalhadores eram vistos durante quase toda a 1a metade do século passado, o XX, tem sido recorrente para a explicação dessa visão dos trabalhadores como parte da engrenagem das máquinas, sendo “movimentados” por elas na linha de produção. As máquinas é que providenciavam o ritmo e as ações dos trabalhadores, e o grande objetivo era a manutenção e o aumento da produtividade.

Qual teoria da administração é que sustenta essa visão?

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    TAYLORISMO: Adm. Científica - Tarefas - Organização Racional do Trabalho - Estudo de Tempos e Movimentos - Padronização.

     

    TOYOTISMO: Escolas Japonesas - Just in Time - Kanban - Liderança - ISO 9001 - Parcerias - Foco no Cliente - Kaizen (melhoria contínua) - Gestão da Qualidade Total.

  • Acredito que a melhor resposta seria fordismo.

    A questão fala que as máquinas é que providenciavam o ritmo e as ações dos trabalhadores. Ou seja, implementação das esteiras na linha de produção por Ford.

  • Quanto a duvida em relação a Fordismo e Taylorismo acabei sendo surpreendida pelo mesmo motivo em outra questão e acabei aprendendo. Levei em consideração o fato de que o Fordismo foi apenas uma abordagem de sistemas de produção baseado na linha de montagem, na mecanização dos processos e NÃO chegou a ser uma TEORIA como versa o comando da questão. Portanto, sem dúvidas, gabarito letra D!

    Abordagem Clássica

    ---> Administração Cientifica

    -->Taylor (Tarefas)

    ->Ford

    ---> Teoria Clássica

    -->Fayol (Estrutura)

  • Gustavo Lanna Alves Faria, mas quem deu a origem para o fordismo foi o taylorismo.

  • O trabalhador se especializa tanto que acaba se tornando parte dos processos de produção

  • Lembrando que Ford adotou 3 princípios: Produtividade, Economicidade e Intensificação (IPE).

     

  • Fordismo não é teoria administrativa! É um modelo de produção que tem como base as ideias de Taylor.

  • TEORIA CIENTÍFICA (F. TAYLOR | TAYLORISMO)

    Muita gente marcou a letra "A".

    Henry Ford (Colocou em prática a TEORIA CIENTÍFICA), por isso foi conhecido pelo MODELO DE PRODUÇÃO FORDISMO.

    gabarito: letra "D"

  • Querendo ser amiga de Guilherme pra ele me ensinar rsrs

  • Quando ele fala em máquinas e linhas de produção já matamos a questão, sabendo que ele está se referindo a administração científica de Taylor com ênfase nas tarefas

  • Acredito que esteja errada esta questão, pois no que pese a base do fordismo vir do taylorismo, a linha de montagem com a esteira elétrica não veio com Taylor mas com Ford, para atender uma produção e demanda de massa. Quem criou o comando da produção ditada pelas máquinas foi Ford.

  • Letra D

    Teoria de Taylor

  • FORDISMO – os operários conheciam apenas uma tarefa, assim evitavam o desperdício, aumentavam a produção com mais eficiência, atingindo consumidores em grande escala na visão de Henry Ford.

    TOYOTISMO –  surge o Just in time que só produz o que é solicitado com a máxima perfeição, desenvolvendo produtos que atendam as necessidades do mercado por operários mais especializados, conhecedores de todas as tarefas da produção do produto.

    FAYOLISMO - trabalho precisava ser dividido para ter rapidez e cada funcionário precisava estar sob ordens de um chefe.

    TAYLORISMO – estudou o tempo e o movimento na produção para evitar desperdícios e aumentar o rendimento, surgindo a ORT (ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO).

    ESTRUTURALISMO – combinação da Teoria Clássica + Teoria das Relações Humanas feita por Etzioni, para obter bons resultados o trabalhador precisa estar em equilíbrio com a vida pessoal. O ser humano tem emoções, por isso busca a auto realização.

  • Gabarito: D

  • Letra D

    Uma das principais críticas da Administração científica.

    Mecanismo, conceito de que a organização funcionaria como uma "Máquina" e seus funcionários seriam "engrenagens", que deveriam operar com o máximo da eficiência.

    Rodrigo Rennó.

  • Meio estranho esse gabarito, pois a linha de montagem e especialização das tarefas, é um conceito do Fordismo, principalmente quando se fala em linha de montagem, que é exatamente a forma com a qual é apresentada a fabrica que o personagem trabalha, inclusive, existe uma cena em que ele é alimentado por uma maquina, com o presidente da empresa assistindo, para reduzir o tempo de ociosidade.

  • Calma, FORDISMO tem tudo a ver com a produção em massa sim. Mas o teórico responsável por elaborar tudo isso foi Taylor.

  • Há tempo tentando entender isso direitinho:

    Vamos lá...

    Taylorismo: Taylor: tempos e movimentos

    Fordismo: Apenas um modelo aplicado de Taylor para tempos e movimentos entre outras características do Taylorismo

    Toyotismo: Modelo de produção onde foram desenvolvidos várias ferramentas de: Liderança, Kanban, Kaizen, Junt in Time, ISO 9000 etc...

    Fayolismo: Focado na estrutura não na produção. Henry Fayol

    Espero ter ajudado..

  • GABARITO: "D) Taylorismo."

    Frederick Taylor, idealizar da Administração Científica, enfatizava a importância das tarefas, do que os empregados faziam dentro da organização: o empregado era uma pequena peça em um grande maquinário.

  • GAB [D].

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !!

    #ESTABILIDADESIM !!!

    #FORATRAINEE !!!

  • O comando da questão pede, Qual teoria da administração é que sustenta essa visão?

    Não existe teoria Fordista. Existe a teoria Taylorista, que foi usada por Ford na prática. Taylor escreveu o livro e Ford transformou em filme. Portanto a Teoria aplicada foi de Taylor. Mais simples que isso eu não consigo explicar.

  • GAB D

    ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, O TAYLORISMO.

    1. A Administração Científica foi desenvolvida por Taylor, no início do Século XX, com o objetivo de maximizar o desempenho das organizações através do atingimento do melhor desempenho possível no exercício das tarefas, reduzindo as perdas e os desperdícios de qualquer natureza, gerando lucro para a empresa e para o trabalhador. Taylor enfocava o estudo dos tempos e movimentos dos empregados como forma de melhorar o desempenho do chão de fábrica.
    2. Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo, à ciência. Sua obra deve ser analisada, principalmente, pela importância da aplicação de uma metodologia sistemática na análise e na solução dos problemas de organização, no sentido de baixo para cima.

    A Administração Científica constitui uma combinação dos seguintes ingredientes:

    1. Ciência, em lugar do empirismo;
    2. Harmonia, em vez de discórdia;
    3. Cooperação, não individualismo;
    4. Rendimento máximo, em lugar de produção reduzida;
    5. Desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)