SóProvas


ID
2899903
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os estudos sobre a psicologia do ego conduziram Sigmund Freud à hipótese sobre a constituição do superego e sua origem nas mais antigas relações objetais do indivíduo. Em seu livro O Mal estar da civilização, as pesquisas sobre a instância superegóica se ampliaram com a exploração e a clarificação do sentimento de culpa e dos instintos agressivos. Baseado nesse livro de Freud analise as assertivas abaixo:


I - Em caso de neurose obsessiva, o sentimento de culpa faz-se ruidosamente ouvido na consciência; domina o quadro clínico e a vida do paciente.

II - Com exceção da neurose obsessiva, na maioria dos casos e formas de neuroses, o sentimento de culpa permanece completamente inconsciente, sem que, por isso, produza efeitos menos importantes.

III - O sentimento de culpa existe antes do superego e, portanto, antes da consciência também.

IV - Quando uma tendência instintiva experimenta a repressão, seus elementos libidinais são transformados em sintomas e seus componentes agressivos em sentimento de culpa. 


Estão CORRETAS as assertivas: 

Alternativas
Comentários
  • Em sua obra “O mal-estar na civilização", lançada em 1930, Sigmund Freud  nos apresenta o sentimento de culpa com o a tensão entre o severo superego e o ego, que a ele se acha sujeito; expressa-se como uma necessidade de punição. 

    Segundo ele,  na neurose obsessiva, o sentimento de culpa faz-se ruidosamente ouvido na consciência; domina o quadro clínico e também a vida do paciente, mal permitindo que apareça algo mais ao lado dele. Entretanto, na maioria dos outros casos e formas de neurose, ele permanece completamente inconsciente, sem que, por isso, produza efeitos menos importantes. 

    Mas adiante afirma que não devemos falar de consciência até que um superego se ache demonstravelmente presente, já o sentimento de culpa existe antes do superego e, portanto, antes da consciência também. Nessa ocasião, ele é expressão imediata do medo da autoridade externa, um reconhecimento da tensão existente entre o ego e essa autoridade. É o derivado direto do conflito entre a necessidade do amor da autoridade e o impulso no sentido da satisfação instintiva, cuja inibição produz a inclinação para a agressão.

    E ainda que toda neurose oculte uma quota de sentimento inconsciente de culpa, o qual, por sua vez, fortifica os sintomas, fazendo uso deles como punição. Quando uma tendência instintiva experimenta a repressão, seus elementos libidinais são transformados em sintomas e seus componentes agressivos em sentimento de culpa. 


    GABARITO: C