SóProvas


ID
2899909
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sigmund Freud desenvolve um pouco mais, em sua obra Além do Princípio de Prazer, o termo „princípio de prazer‟. O princípio de prazer decorre do princípio de constância, ou seja, o aparelho mental se esforça por manter a quantidade de excitação, nele presente, tão baixa quanto possível ou, pelo menos, por mantê-la constante. Esse psicanalista assinala que existe uma forte tendência no sentido do princípio de prazer na mente humana e que, forças externas ou circunstâncias do dia a dia, nem sempre se mostram em harmonia com essa tendência. Em relação aos termos, princípio de prazer e o princípio de realidade, trabalhados nesse livro de Freud, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a) É correto falar na DOMINÂNCIA do princípio de prazer sobre o curso dos processos mentais. - ERRADO

    b)O princípio de realidade não abandona a intenção de fundamentalmente obter prazer; não obstante, exige e efetua o adiamento da satisfação, o abandono de uma série de possibilidades de obtê-la, e a tolerância temporária do desprazer como uma etapa no longo e indireto caminho para o prazer. - CORRETO

    c)Como método de funcionamento empregado pelos instintos sexuais, o princípio de prazer é EFÊMERO e fácil de “EDUCAR”; partindo desses instintos ou do próprio EGO, raramente o princípio de prazer consegue vencer o princípio de realidade - ERRADO

    d) O princípio de prazer é próprio de um método primário de funcionamento por parte do aparelho mental, e que, do ponto de vista da autopreservação do organismo entre as dificuldades do mundo externo, além dele não oferecer nenhum perigo à preservação do aparelho, ele é, desde o início, muito EFICAZ e seu excesso é ALTAMENTE SATISFATÓRIO - ERRADO

  • Em sua obra “Além  do princípio do prazer", lançada em 1975, Sigmund Freud nos apresenta o conceito de princípio do prazer, segundo o qual os eventos mentais invariavelmente são invariavelmente colocado em movimento por uma tensão desagradável, tomam uma direção tal, que seu resultado final coincide com uma redução dessa tensão, isto é, com uma evitação de desprazer ou uma produção de prazer.

    Freud nos aponta que paralelamente também o princípio da realidade não abandona a intenção de fundamentalmente obter prazer; não obstante, exige e efetua o adiamento da satisfação, o abandono de uma série de possibilidades de obtê-la, e a tolerância temporária do desprazer como uma etapa no longo e indireto caminho para o prazer. Contudo, o princípio de prazer persiste por longo tempo como o método de funcionamento empregado pelos instintos sexuais, que são difíceis de 'educar', e, partindo desses instintos, ou do próprio ego, com frequência consegue vencer o princípio de realidade, em detrimento do organismo como um todo.

    A seguir aponto os erros das outras assertivas:

    A)    É incorreto falar em dominância. O máximo que se pode dizer, portanto, é que existe na mente uma forte tendência no sentido do princípio de prazer.

    C)    Pelo contrário,  são difíceis de educar, assim como os instintos sexuais e com frequência consegue vencer o princípio de realidade, em detrimento do organismo como um todo.

    D)    Ele é, desde o início, ineficaz e até mesmo altamente perigoso; sob a influência dos instintos de autopreservação do ego, o princípio de prazer é substituído pelo princípio de realidade.


    GABARITO: B