SóProvas


ID
2899945
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Afetividade é, segundo Paulo Dalgalarrondo, um termo genérico, que compreende várias modalidades de vivências afetivas, como o humor, as emoções e os sentimentos. Com base nesse autor, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e a seguir, marque a alternativa, que contém a sequência de respostas, CORRETA, na ordem de cima para baixo.

1. Pânico

2. Apatia

3. Anedonia

4. Fobia

5. Medo


( ) É um medo determinado psicopatologicamente, desproporcional e incompatível com a possibilidade de perigo real oferecida pelo desencadeante.

( ) A rigor, não é uma emoção patológica, mas sim um estado de progressiva insegurança e angústia, de impotência e invalidez crescentes, ante a impressão iminente de que sucederá algo que o indivíduo quer evitar.

( ) É a incapacidade total ou parcial de obter e sentir prazer com determinadas atividades e experiências da vida.

( ) São crises agudas e intensas de ansiedade, acompanhadas por medo intenso de morrer ou de perder o controle e de acentuada descarga autonômica.

( ) É a diminuição da excitabilidade emocional.

Alternativas
Comentários
  • Em seu livro “Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais", edição de 2009, Paulo Dalgalarrondo, no capitulo 16 que trata da afetividade e suas alterações, nos apresenta alguns conceitos:

    Pânico – É uma reação de medo intenso, de pavor, relacionada, em geral, a perigo imaginário de morte iminente, descontrole ou desintegração. Quase sempre se manifesta como crises de pânico, que são crises de ansiedade agudas e intensas, de início abrupto, com sensação de grande perigo e desejo de fugir ou escapar da situação. São acompanhadas de sintomas somáticos e autonômicos.
     
    Apatia ou Atimia ou indiferença afetiva : Incapacidade para experimentar afetos, sejam positivos ou negativos.
     
    Anedonia – É a incapacidade total ou parcial de obter ou sentir prazer com determinadas atividades e experiências da vida. É um sintoma central das síndromes depressivas podendo ocorrer  em outros transtornos. Geralmente ocorre junto com a apatia (incapacidade para sentir afetos)
     
    Fobias – São medos determinados psicopatologicamente, desproporcionais e incompatíveis com as possibilidades de perigo real oferecidas pelos desencadeantes.  No indivíduo fóbico o contato com o objeto ou situação fobígeno desencadeia, freqüentemente, uma crise de ansiedade. Fobia simples; fobia social; agorafobia; claustrofobia, etc.
     
    Medo – Embora não seja considerado uma emoção patológica, é um estado de progressiva insegurança e angustia, de impotência crescente ante a impressão iminente de que algo acontecerá e que se gostaria de evitar.

     
    GABARITO: C

  • FOBIA: É um medo determinado psicopatologicamente, desproporcional e incompatível com a possibilidade de perigo real oferecida pelo desencadeante.

    MEDO: A rigor, não é uma emoção patológica, mas sim um estado de progressiva insegurança e angústia, de impotência e invalidez crescentes, ante a impressão iminente de que sucederá algo que o indivíduo quer evitar.

    ANEDONIA: É a incapacidade total ou parcial de obter e sentir prazer com determinadas atividades e experiências da vida.

    PÂNICO: São crises agudas e intensas de ansiedade, acompanhadas por medo intenso de morrer ou de perder o controle e de acentuada descarga autonômica.

    APATIA: É a diminuição da excitabilidade emocional.

    GAB:C