SóProvas


ID
2900362
Banca
Planejar Consultoria
Órgão
SAAE de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo em vista a tomada de decisão, assinale a alternativa que apresenta um tipo de decisão não programada:

Alternativas
Comentários
  • Se fosse manutenção preventiva seria uma decisão programada.

    Gabarito D

  • Que loucura essas opções.

  • Prorrogar uma reunião não se trata de uma ação não programada ?

  • Discordo, pois mesmo o fato de o defeito de uma máquina não ser programada, ainda assim há previsão de mantenedores que estão prontos para agir em qualquer necessidade.

    O defeito não é programado, mas os mecânicos já sabem o que precisam fazer numa situação destas: consertar.

  • Questão tosca e mal elaborada!!!! .... affffff

  • Em 12/07/19 às 09:07, você respondeu a opção C.

    Em 18/06/19 às 09:08, você respondeu a opção C.

  • Aline Galvão, discordo totalmente do seu comentário.

    E se existir uma ordem para que, sempre que tiver problema no funcionamento de uma máquina, todos se reunirem para resolver o mais rápido possível?

    Isso daí é bem mais viável do que ter como decisão programada o acréscimo de 5 minutos numa reunião, até porque isso vai depender muito das circunstâncias.

  • A lógica da questão está em dizer que é uma manutenção que aconteceu por conta de um problema não previsto no motor, afinal é uma manutenção para corrigir um problema, e não para prevenir um problema.

  • Parei ao ler o nome da banca.. "Planejar consultoria"

  • Que questão horrível! Totalmente arbitrário o entendimento da banca. Muito mal elaborada

  • DECISÕES PODEM SER CLASSIFICADAS EM PROGRAMADAS E NÃO PROGRAMADAS

  • Banquinha

  • Para responder corretamente à questão, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de decisões. No caso desta, devemos marcar a alternativa que contempla uma decisão não programada.

    Galera, antes de indicar uma das alternativas, vejamos o que está envolvido no conceito de decisão não programada.

    Em termos gerais, há um consenso dentro da literatura especializadas quanto aos tipos de decisões, estruturados segundo as especificidades de cada problema a ser enfrentado. Vamos aos tipos de decisão.

    • Decisões programadas (estruturadas): são as decisões inerentes àqueles problemas já conhecidos, de certa forma, recorrentes. Já que a mesma situação surge repetidamente, as decisões para aquele tipo são sempre muito parecidas. Por assim dizer, existe um banco de decisões preparado para as situações problemáticas.

    • Decisões não programadas (não estruturadas): são decisões destinadas a situações inéditas na organização, e por isso, não são bem compreendidas, carecendo, assim, de estruturação. Dado o caráter singular, é preciso que agir de forma diversa das decisões programadas, demandando maior capacidade de análise do gestor.

    Dito isso, vamos tentar entender qual a alternativa correta. Primeiro, todas as alternativas são bem estranhas. São tão simplórias que denotam uma certa falta de criatividade do examinador.

    Olhando para as alternativas apresentadas, a que soa mais lógica, a "D". Já explico o motivo.

    Decisão programada é aquela que está pronta, estruturada, previamente planejada. Certo? Se ela foge a essas características, é não programada. Logo, tente imaginar a situação em que um motor dá um problema. Num período em que não se esperava. E agora? Bem, agora é ver (após o evento) o que fazer para corrigir o problema. Se a manutenção fosse aquela que ocorre dentro de períodos previamente determinados, seria uma decisão programada. Como a decisão vem após a ocorrência de um evento surpresa, é preciso criar a solução após a instauração do problema (dano no motor e suas consequências).

    Sendo assim, pessoal, alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.