-
D)
4.9.1. Departamentalização por Produto
Nesse tipo de departamentalização, as divisões são agrupadas por tipo de produto ou serviço. Dessa forma, uma grande empresa poderia ser dividida em: setores de alimentos infantis, de bebidas, de limpeza doméstica etc.
Esse modelo é mais adequado quando as tecnologias envolvidas na fabricação, comercialização ou atendimento ao cliente de cada produto ou serviço são muito diferentes.
Um caso prático é o da empresa GE (General Electric), que fabrica desde turbinas de avião até lâmpadas e equipamentos médicos. Como cada produto é muito diferente, e suas cadeias de suprimento e de distribuição são diversas, faz mais sentido dividir os departamentos por tipo de produto.10
Assim, cada administrador está mais capacitado a focar nos aspectos importantes de cada setor, facilitando, portanto, o processo de gestão e de inovação nas linhas de produtos e serviços. Dessa maneira, fica mais fácil atender os clientes de uma maneira mais adequada.
Figura 4.12 – Departamentalização por produtos
Essa departamentalização aumenta a coordenação entre os diversos departamentos de cada divisão. Além disso, a maior capacidade de inovação e de flexibilidade é outra vantagem desse modelo.11
Entretanto, nem tudo “são flores”. Nesse tipo de departamentalização, os “especialistas” ficam espalhados pela organização, deixando, muitas vezes, o treinamento e o desenvolvimento técnico para segundo plano.
-
a) Departamentalização Funcional
b) Departamentalização Por Clientes
c) -
e) Departamentalização Territorial/ Geográfica
-
GABARITO: "D".
Departamentalização por Produto
Nesse tipo de departamentalização, as divisões são agrupadas por tipo de produto ou serviço. Dessa forma, uma grande empresa poderia ser dividida em: setores de alimentos infantis, de bebidas, de limpeza doméstica etc.
Esse modelo é mais adequado quando as tecnologias envolvidas na fabricação, comercialização ou atendimento ao cliente de cada produto ou serviço são muito diferentes.
Essa departamentalização aumenta a coordenação entre os diversos departamentos de cada divisão. Além disso, a maior capacidade de inovação e de flexibilidade é outra vantagem desse modelo.
(RENNÓ, 2013).
-
A) Vantagem da departamentalização funcional.
B) Vantagem da departamentalização por clientes.
C) Vantagem da estrutura divisional.
E) Vantagem da departamentalização geográfica.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Departamentalização por produtos ou serviços
Coordenação em detrimento da especialização, os especialistas ficam dipersos.
Por conta disso que abandona a departamentalização funcional.
-
tem que ser versátil e flexível, Isso é bem o oposto da departamentalização funcional. O texto de item correto é do livro Djalma de Oliveira.
-
VANTAGENS
-
GAB= D
-
fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produtos
permite maior flexibilidade
propicia a inovação e a criatividade
facilita a coordenação interdepartamental
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO OU SERVIÇO
→ o foco é o tipo de produto ou serviço oferecido pela empresa
→ Indicada para ambientes imprevisíveis e mutáveis (orgânica)
Vantagens
Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto
Facilita a coordenação dos resultados esperados
Permite maior flexibilidade
Propicia a inovação e a criatividade
Desvantagens
Aumentos de custos
Risco de obsolescência técnica
Não indicada para empresas com poucos produtos
Prejudica a especialização (aqui ele abona a Depart. Funcional)
Pode causar insegurança e ansiedade nos profissionais
Gabarito: Letra D
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o critério de departamentalização por produtos. Neste caso, marquemos a alternativa que contempla uma de suas vantagens.
A departamentalização por produtos, segundo Chiavenato (2014), é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço.
De acordo com o professor Chiavenato (2014, p.214), a departamentalização por produtos apresenta as seguintes vantagens e desvantagens:
VANTAGENS:
- Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produto ou serviço. O departamento é avaliado pelo sucesso do produto ou serviço. O executivo maior de cada departamento é orientado para todos os aspectos básicos de seu produto, como comercialização, desenvolvimento, custo, lucratividade e desempenho, etc.
- Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto, e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal.
- Facilita a inovação, que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto. A estratégia de crescimento de muitas empresas levou-as a abandonar a departamentalização funcional para adotar a estrutura de departamentos de produtos.
- É indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto.
- Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as mudanças de condições, sem interferir na estrutura organizacional como um todo. O enfoque da organização é predominante sobre os produtos, e não sobre a sua estrutura organizacional interna.
DESVANTAGENS:
- Dispersa os especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos, o que provoca duplicação de recursos e órgãos, com evidente aumento de custos operacionais.
- Elevado custo operacional nas empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos.
- Provoca problemas humanos de temores e ansiedades, quando em situação de instabilidade externa, ou seja, os empregados tendem a ser mais inseguros com relação a alguma possibilidade de desemprego ou por retardamento na sua carreira profissional.
- Enfatiza a coordenação em detrimento da especialização.
Concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014