Para que a questão seja respondida corretamente, o conhecimentos sobre em que consiste uma organização formal e informal se faz necessário. Sendo que neste caso, a alternativa a ser marcada é a que está correta no que diz respeito à organização informal.
"O que acha de conceituar o assunto antes?".
Tá certo, vamos lá:
Um dos grandes autores da administração no Brasil, Idalberto Chiavenato (p. 137, 2014), nos dá a seguinte definição, "a organização informal tem sua origem na necessidade de conviver com outras pessoas. Em sua associação com outras na empresa, as pessoas criam relações sociais e se integram em grupos informais nos quais adquirem uma posição ou status."
Sendo, portanto, natural a forma como essa organização ocorre, não é planejada pela organização, ela simplesmente acontecem. Tendo como características:
- Os colaboradores se relacionam não apenas com sua equipe, mas com os demais profissionais de outros setores da empresa.
- Nesta organização cada funcionário busca um status onde seja reconhecido e respeitado por seu grupo e torne-se pertencente a ele.
- O grupo define seus padrões de comportamentos e as atitudes consideradas positivas e negativas.
Por outro lado, a organização formal, como o nome sugere, segue outro caminho. De acordo com o próprio Chiavenato (p. 191, 2014) a organização formal, "compreende a estrutura organizacional, diretrizes, normas e regulamentos da organização, rotinas e procedimentos, enfim, todos os aspectos que exprimem como a organização pretende que sejam as relações entre órgãos, cargos e ocupantes, a fim de que seus objetivos sejam atingidos e seu equilíbrio interno seja mantido".
Logo, concluímos que o que vemos nas alternativas A, B, C e D são marcas da organização formal:
Beleza, tendo apresentado o conceito, vamos às alternativas.
- Divisão de trabalho: cargos e títulos mostram quem faz o quê dentro da empresa.
- Relação de supervisão: linhas mostram quem se reporta a quem.
- Canais de comunicação: linhas mostram os canais de comunicação.
- Níveis hierárquicos: os diversos níveis hierárquicos são evidenciados.
Sendo assim, concluímos que a alternativa "E" é o nosso gabarito.
GABARITO: E
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.