SóProvas


ID
2900635
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O ato de determinar a identidade do documento de arquivo, de caracterizar elementos próprios e exclusivos que conferem essa identidade Para auxiliar na etapa da classificação e avaliação de documentos, são usadas ferramentas que buscam normatizar este processo. Quais os principais instrumentos que possibilitam a classificação e avaliação de documentos?

Alternativas
Comentários
  • Gab.: d) O plano de classificação e a tabela de temporalidade.

  • PLANO DE CLASSIFICAÇÃO: esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido.

    Expressão geralmente adotada em arquivos correntes.

    .

    .

    TABELA DA TEMPORALIDADE: instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, transferência recolhimento, recolhimento descarte ou descarte eliminação de eliminação documentos.

    Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - 2005

  • GABARITO: LETRA D

    Plano de classificação: Na organização de um arquivo, é um plano que estabelece a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente. Portanto, podemos dizer que um plano de classificação é um instrumento auxiliar (técnico) das atividades de gestão (permitindo o arquivamento correto dos documentos).

    Tabela de temporalidade: Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.