Gab. A
Tipos de Estoques Encontrados em uma Indústria
Numa indústria normalmente são encontrados quatro tipos de estoque: de matérias primas, de produtos em processo, de produtos acabados e de peças de manutenção ou de reposição.
Matérias primas são os materiais com os quais se fabrica os mais variados bens. São materiais naturais ou transformados usados como base no processo produtivo das indústrias, ou seja, matérias primas são os materiais básicos e necessários para a produção de um produto, seu consumo é proporcional ao volume da produção.
Produtos em processo envolvem todos os materiais que estão sendo usados no processo fabril. Geralmente são produtos parcialmente acabados que estão em algum estágio intermediário de produção.
Produtos acabados são o resultado final do processo produtivo de uma empresa. Trata-se da matéria-prima e insumos que já sofreram um processo de transformação, foram completamente processados, e estão prontos para serem entregues aos clientes finais.
Peças de manutenção ou de reposição são aquelas necessárias à manutenção e/ou reparo de produtos de consumo, veículos, máquinas e equipamentos industriais, acarretando, frequentemente, altos custos de capital e forte impacto no nível de serviço aos clientes.
LORENI TERESINHA BRANDALISE - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos conhecer os tipos de estoques que as organizações têm ao seu dispor. A alternativa correta deverá conter apenas tipos básicos de estoques.
Segundo o tipo de aplicação na organização, temos os seguintes tipos de estoques:
- Matéria-prima: composto por materiais básicos e necessários para a produção do produto principal almejado pela organização. Seu consumo é proporcional ao volume da produção. Podemos até mesmo dizer que, matérias-primas são todos os materiais agregados ao produto final.
- Produto em processamento: o estoque de produtos em processo engloba os materiais que estão sendo usado no processo fabril. Em geral são produtos parcialmente acabados que estão em algum estágio intermediário de produção.
- Material semiacabado: são aqueles que se encontram na etapa final do processo de produção, mas ainda não estão prontos
- Material acabado/intermediário: é aquele que tomará parte no produto final, sem que, no entanto, haja alteração nas suas propriedades físicas ou químicas. Pode ser produzido interna ou externamente. São materiais componentes e prontos para serem anexados ao produto são considerados.
- Produto acabado/final: o estoque de produtos acabados consiste em itens que já foram produzidos, mas ainda não foram comercializados. Neste caso, as empresas que produzem por encomendam costumam ter um muito baixo ou zerado, visto que o produto foi, por assim dizer, vendido antes mesmo de ser produzido.
- Materiais auxiliares e de manutenção: é composto por materiais que auxiliam e apoiam as atividades do sistema produtivo das organizações. Aqui vale destacar que, a mesma importância dada às matérias-primas deve ser dada aos materiais auxiliares.
Tendo visto quais são os tipos de estoques e as alternativas, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
DIAS, M. A. P. Administração de Recursos Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: método, 2014.