SóProvas


ID
2900893
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei n° 788, de 30 de dezembro de 2015, aprovou o orçamento do Município de Porto de Pedras para o ano de 2016, com o seguinte dispositivo: “Fica o Executivo autorizado a realizar operações de crédito, até o limite de R$ 220.000,00, para a execução do projeto de ampliação e modernização da rede de ensino do município”.


Sendo certo que este dispositivo não é para uma antecipação de receita, não fere o Princípio da:

Alternativas
Comentários
  • princípio da exclusividade determina que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    2) (FGV – Oficial de Chancelaria – MRE – 2016) Com o objetivo de reduzir os altos custos de publicação no Diário Oficial, um ente da Federação, ao elaborar a Lei Orçamentária Anual, incluiu, no mesmo dispositivo legal, autorização de créditos adicionais especiais e de descentralização de créditos. Essa prática está em desacordo com o princípio orçamentário do(a):

    (A) discriminação;

    (B) exclusividade;

    (C) orçamento bruto;

    (D) publicidade;

    (E) transparência.

    princípio da exclusividade determina que a lei orçamentária não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas. Exceção se dá para as autorizações de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO).

    Assim, a prática em apreço está em desacordo com o princípio orçamentário da exclusividade.

    Resposta: Letra B

  • Então o dispositivo fere aos demais princípios?

  • Princípio da exclusividade: Além de prever receitas e fixar as despesas (regra), a LOA poderá conter autorização para abertura de crédito suplementar e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita (exceções).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Contratação de operação de crédito seria um dispositivo estranho na LOA, caso não fosse permitido por lei a sua autorização.

    CF Art. 165 § 8º (REGRA)A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de (EXCEÇÃO A REGRA QUE NÃO FERE O PRINCÍPIO) créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.(PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE)

    Por isso não fere o princípio.

  • Gab: B

    > Princípio da exclusividade: A LOA não poderá conter matéria estranha a previsão das receitas e à fixação das despesas.

    > Exceção:

    -> Autorização de créditos suplementares;

    -> Operação de créditos,

    -> Inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO).

  • GABARITO: LETRA B

    Princípio da exclusividade:

    De acordo com o §8º do art. 165 da Constituição Federal, a Lei Orçamentária Anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação de receitas, nos termos da lei.

    A Lei de Orçamento deverá tratar apenas de matéria financeira, excluindo-se dela qualquer outro dispositivo estranho. Assim, não pode o texto da lei orçamentária instituir tributo, por exemplo, nem qualquer outra determinação que fuja às finalidades específicas de previsão de receita e fixação de despesa.

    FONTE: Orçamento Público, Afo e Lrf - Teoria e Questões - Série Provas & Concursos - Augustinho Paludo.

  • Nossa! a exceção de um princípio, conforme a questão, pode ferir todos os demais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk