SóProvas


ID
2901325
Banca
IBADE
Órgão
PM-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ministério Público do Estado X promove ação de improbidade administrativa, regida pelo procedimento especial da Lei n° 8.429/1992, em face de José Carlos, chefe do poder executivo estadual. Nesse ínterim, de modo anteposto ao recebimento da petição inicial, o juiz verifica a regularidade dessa e notifica o requerido para oferecer resposta preliminar ou defesa prévia, por escrito, no lapso temporal de 15 dias. Acerca desse momento processual, e em observância ao procedimento especial da ação de improbidade administrativa, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

     Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.

    § 8  Recebida a manifestação, o juiz, no prazo de trinta dias, em decisão fundamentada, rejeitará a ação, se convencido da inexistência do ato de improbidade, da improcedência da ação ou da inadequação da via eleita.  

  • onde está a defesa prévia na lei de improbidade? não consigo achar. existe a contestação no art. 17, §9.

  • Sthefane, está no 17,§7º "Estando a inicial em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do requerido, para oferecer manifestação por escrito, que poderá ser instruída com documentos e justificações, dentro do prazo de quinze dias.".

  • PROCESSO JUDICIAL: será uma AÇÃO CIVIL e terá o Rito ORDINÁRIO (e não sumário), será proposta pelo MINISTÉRIO PÚBLICO ou PESSOA JURÍDICA INTERESSADA (neste caso o MP será fiscal da lei) – e não por qualquer pessoa.

    Ø Não é possível Transação, Acordo ou Conciliação (inaplicabilidade da 9.099) - ATUALMENTE ADMITE ACORDO CIVIL (2020)

    Ø O MP deverá obrigatoriamente atuar como PARTE ou FISCAL DA LEI, sob pena de Nulidade.

    Ø A Justificação do requerido deverá ser por escrito e no prazo de 15 dias da data da notificação.

    Ø Com indícios mínimos acata-se a decisão com base no indubio pro societate (do acatamento caberá agravo de instrumento)

    Ø O juiz, no prazo de 30 DIAS, rejeitará a ação, se convencido da inexistência do ato de improbidade

  • art. 17 §§ 7o e 8o da lei 8.429

  • atenção! o parágrafo 1º, que foi mencionado pelo professor na correção da questão foi revogado pelo pacote anticrime de 2019. Com a nova redação, é admitida agora a celebração de acordo de não persecução cível.

    abç!

  • O art. 17 foi VETADO da lei de improbidade administrativa.

  • PROCESSO JUDICIAL: será uma AÇÃO CIVIL e terá o Rito ORDINÁRIO, será proposta pelo MINISTÉRIO PÚBLICO ou PESSOA JURÍDICA INTERESSADA!

    A Justificação do requerido deverá ser por escrito e no prazo de 15 dias da data da notificação;

    O juiz, no prazo de 30 DIAS, rejeitará a ação, se convencido da inexistência do ato de improbidade, da improcedência da ação ou da inadequação da via eleita.

    *** ALTERAÇÃO 2019 - § 1º As ações de que trata este artigo ADMITEM a CELEBRAÇÃO DE ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO CÍVEL, nos termos desta Lei.   

    DA decisao que receber a PI - caberá agravo de instrumento!

  • Galera estou fazendo essa questão nesta da 20 08 21 , é verdade que o artigo 17 foi revogado?