SóProvas


ID
2901514
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    A legião on-line


Um dos temas de “O Romance Luminoso”, a obra póstuma e incrivelmente contemporânea de Mario Levrero, é o uso da internet como antidepressivo. Sem alcançar a tal experiência luminosa que lhe permitiria escrever um romance iniciado há 15 anos, o autor passa os dias em frente ao computador curtindo o fracasso. Baixa e elabora programas, joga paciência, busca sites ao acaso. Nas raras vezes em que desgruda da tela, recorre a outro vício: a televisão.

      É um transtorno cada vez mais comum. Todo mundo conhece alguém que está sempre conectado; acorda e já olha o celular, o qual dormiu ao lado dele na cama; checa os aplicativos de cinco em cinco minutos; quando não está on-line, sente ansiedade, mau humor, angústia, tristeza. Os viciados em smartphones são uma legião.

      Publicado em 2005, o livro de Levrero destaca-se não só pela atualidade mas também pelo caráter profético. A páginas tantas, o autor anota: “O mundo do computador já foi invadido pelos abjetos*, e quanto mais barato fica mais cresce a abjeção. Não porque os pobres sejam necessariamente abjetos, e sim porque as pessoas mais vivas usarão as maravilhas tecnológicas para embrutecer mais ainda os pobres”.

      E conclui: “A internet tem mostrado, cada vez mais claramente, para que nasceu, e, com vistas a esse objetivo, será controlada por comerciantes e estadistas”. Isso nos leva, naturalmente, a pensar na relação das redes sociais com a empresa de dados políticos ligada à campanha presidencial de Donald Trump. Ou, em outro caso, sendo obrigadas a excluir contas por suspeita de fraude.

      Esse cenário de disseminação de informações questionáveis – com o fim de manipular condutas –, mas que em geral têm aceitação, aprofunda mais ainda a abjeção diagnosticada por Levrero.

      Que tal passar mais tempo off-line?

           (Alvaro Costa e Silva. Folha de S.Paulo, 11.08.2018. Adaptado)

*Abjeto: de abjeção → ato, estado ou condição que revela alto grau de torpeza, degradação.

O “caráter profético” mencionado no 3° parágrafo – … o livro de Levrero destaca-se não só pela atualidade mas também pelo caráter profético. – está relacionado, segundo conclui o autor do texto, à concretização da previsão do livro segundo a qual

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

     

    Publicado em 2005, o livro de Levrero destaca-se não só pela atualidade mas também pelo caráter profético.

     

    Mesmo o livro tendo sido lançado em 2005, trouxe para debate o tema atual sobre os malefícios do uso da internet. E também, segundo o autor, o livro teve caráter profético porque previu o futuro.

  • Achei a questão bem difícil, mas acertei com base no seguinte:

    D. o potencial da internet para influenciar comportamentos das pessoas mais suscetíveis à manipulação não tardaria a ser percebido e colocado em prática.

    "Publicado em 2005, o livro de Levrero destaca-se não só pela atualidade mas também pelo caráter profético. A páginas tantas, o autor anota: “O mundo do computador já foi invadido pelos abjetos*, e quanto mais barato fica mais cresce a abjeção. Não porque os pobres sejam necessariamente abjetos, e sim porque as pessoas mais vivas usarão as maravilhas tecnológicas para embrutecer mais ainda os pobres”.

  • As famosas fakes news da atualidade ajudam a responder.

  • Eu achei que a redação desse anunciado falta clareza, por isso a dificuldade.

    Gab: D

  • Linha 9 do texto diz: “A internet tem mostrado, cada vez mais claramente, para que nasceu, e, com vistas a esse objetivo, será controlada por comerciantes e estadistas”.

    Gab d) o potencial da internet para influenciar comportamentos das pessoas mais suscetíveis à manipulação não tardaria a ser percebido e colocado em prática.

  • Não entendi o termo "embrutecer" relacionado com "manipular", alguém poderia explicar?

  • "Não porque os pobres sejam necessariamente abjetos, e sim porque as pessoas mais vivas usarão as maravilhas tecnológicas para embrutecer mais ainda os pobres”."

    Ou seja, essas pessoas ''mais vivas'' logo vão procurar influenciar comportamentos das pessoas mais suscetíveis à manipulação.

    GAB: D

  • BANCA ESQUERDISTA É FOGO, NÃO AGUENTO MAIS TEXTOS DA FOLHA DE SÃO PAULO

  • Sempre tem alguém querendo colocar suas posições políticas em toda internet. Aqui no QC isso não é diferente. Com todo o respeito, mas se querem expor opiniões políticas, faça um blog e discuta sobre seus políticos de estimação. Se não tiverem nada a acrescentar sobre as questões, simplesmente calem a boca.

  • Familícia Bolsonaro entendeu bem a visão profética mencionada, percebeu e colocou em prática junto com meia dúzia de ricos!