SóProvas


ID
2901823
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética no serviço público, julgue o item.


A ética é um ramo da filosofia que busca o constante questionamento, é especulativa e propicia a quebra de paradigmas e a evolução do pensamento.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Muitos podem ter errado pela palavra "especulativa". Mas um dos sentidos é: curioso; que está sempre buscando aprender ou conhecer algo: mente especulativa.

    Então, sendo assim, É ESPECULATIVA.

  • (C)

    No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados.

    A ética---------> está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade.

    Moral------------> são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.



    #FAVOR MANTER A VERSÃO ANTIGA DO SITE#

  • Gabarito: Certo

    A ética é especulativa (ou seja, é uma investigação teórica, doutrinária). Busca responder – sem pretensão de dar resposta definitiva, já que todo processo filosófico prima pela perene indagação – a perguntas como: ‘o que é moral?'; ‘qual(is) o(s) fundamento(s) da moral?'; ‘por que ser moral?'; ‘quais princípios devem orientar a moral?'; e assim por diante.

    A ética, enquanto disciplina filosófica, pode modificar, refinar ou aprimorar valores morais, ou seja, pode incidir para alterar as regras morais enraizadas na sociedade através da avaliação que faz de princípios e valores morais até então estabelecidos. E, de fato, exemplos não nos falta: se antes a escravidão era moralmente aceitável, hoje, com louvor, já não mais o é; se antes o homossexualismo era moralmente condenado, hoje, com acerto, não mais o é. Isto vem a demonstrar como a crítica e reflexão éticas auxilia o desenvolvimento moral da sociedade

    Fonte: Noções de Ética no Serviço Público, Leandro Bortoleto e Paula Müller (https://www.editorajuspodivm.com.br/cdn/arquivos/ac054eb6de3d35a1d13c4dcbbca402cb.pdf)

  • GABARITO:C

     

    No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.


    Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.

     

    Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

     

    Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

     

    No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

  •  ÉTICA     |    MORAL

           Ciência    |    Objeto de estudo

           Teoria     |    Prática

           Objetiva   |    Subjetiva

          Abstrata    |    Concreta

          Universal   |    Cultural/temporal

          Imutável    |    Mutável

             regra        conduta de regra

  • Justamente por ser um ramo da filosofia que busca o constante questionamento, e também pelo seu caráter especulativo, a ética propicia a quebra de paradigmas e a evolução do pensamento.

    Resposta: Certo

  • Ética é especulativa

    Moral é normativa

  • QUESTÃO CORRETA! ✅✅

    • PS: Ora, se a ética propicia evolução do pensamento, pq muitos ainda insistem em dizer que a ética é IMUTÁVEL???! cuidado!!!!