SóProvas


ID
2902411
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 Progresso, enfim


      Em atraso nas grandes reformas da Previdência Social e do sistema de impostos, o Brasil tem obtido avanços em uma agenda que, tomada em seu conjunto, mostra-se igualmente essencial – a da melhora do ambiente de negócios.

      Trata-se de objetivos tão diferentes quanto facilitar a criação de empresas, reduzir o custo de licenças ou ampliar o acesso ao crédito. Grande parte dessas providências não depende de votações no Congresso, mas sim do combate persistente a empecilhos burocráticos e ineficiências do setor público.

      A boa notícia é que o país subiu 16 posições no mais conhecido ranking dessa modalidade, divulgado a cada ano pelo Banco Mundial. A má é que a 109a colocação, num total de 190 nações consideradas, permanece vergonhosa.

      O progresso ocorreu, basicamente, em quatro indicadores – fornecimento de energia elétrica, prazo para abertura de empresa com registro eletrônico, acesso à informação de crédito e certificação eletrônica de origem para importações.

      Pela primeira vez em 16 anos de publicação do relatório, o desempenho brasileiro se destacou na América Latina. Os países mais bem posicionados da região, casos de México (54° lugar), Chile (56° ) e Colômbia (65° ), apresentaram pouca ou nenhuma melhora.

      Numa perspectiva mais ampla, o ambiente de negócios vai se tornando mais amigável na maior parte do mundo. A edição mais recente do ranking catalogou número recorde de 314 reformas realizadas em 128 economias desenvolvidas e emergentes no período 2017/2018.

      Fica claro, no documento, que o maior atraso relativo do Brasil se dá no pagamento de impostos, dados a carga elevada e o emaranhado de regras dos tributos incidentes sobre o consumo. Nesse quesito em particular, o país ocupa um trágico 184° lugar no ranking.

      O caminho óbvio a seguir nesse caso é uma reforma ambiciosa, que racionalize essa modalidade de taxação. Mesmo que não seja possível abrir mão de receitas, a simplificação já traria ganhos substanciais em eficiência ao setor produtivo.

                                    (Editorial, Folha de S.Paulo, 06.11.2018. Adaptado)

Mantendo-se o sentido original e em conformidade com a norma-padrão, a frase final do texto – Mesmo que não seja possível abrir mão de receitas, a simplificação já traria ganhos substanciais em eficiência ao setor produtivo. – está corretamente reescrita em:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da alternativa "E"? "Não obstante a impossibilidade de abandonar receitas, já ocorreria ganhos substanciais em eficiência no setor produtivo, se houvesse a simplificação."

    A alternativa indicada (letra B) pelo gabarito tem um equívoco:

    "Conquanto seja impossível desistir de receitas, já haveria ganhos substanciais em eficiência ao (?) setor produtivo com a simplificação."

    O correto seria "...no setor produtivo com a simplificação"

  • GABARITO: LETRA B.

    Primeiro passo para matar a questão: localizar qual conjunção tem o mesmo valor que "mesmo que":

    Conjunções subordinativas concessivas: São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto.

    Logo ficamos entre "a" e "b", a mais coerente é a letra B.

    Força, guerreiros(as)!!

  • qual é o erro da letra "E"??

  • Gabarite B de bucéfalo

    Atente pros verbos: eles precisam ser equivalentes

  • Na letra E a conjunção é adversativa, e a conjunção da questão é concessiva.

  • Não seu nenhum expert em portugues. Mas TRARIA ganhos AO setor não é a mesma coisa que HAVERIA ganhos AO setor, o haveria devia ser colocado com NO setor.

  • GABA B,

    Questão tranquileba que só pediu a troca de conectivos, já que ambos, na troca, são subordinadas concessivas.

    EX: EMBORA TENHA ESTUDADO DESDE 2015, LEVEI BOMBA NO CONCURSO.

    da mesma forma entende-se: CONQUANTO TENHA ESTUDADO DESDE 2015, LEVEI BOMBA NO CONCURSO.

  • MESMO QUE = EMBORA = CONQUANTO => TUDO CONCESSIVA.

    Concessivas => Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.

  • A B não está com erro de concordância? Não seria HAVERIAM?

  • Voroniuk

    Acredito que não, porque no texto vc poderia substituir o "haveria" por existir/ ocorrer, que aí sim flexionaria para o plural.

    Verbo "haver" no sentido de existir não se flexiona.

  • Verbo haver no sentido existencial não flexiona

  • Verbo haver no sentido existencial não flexiona

  • Então pessoal, eu sei que o verbo haver no sentido de existir é impessoal, acontece que eu o compreendi, no contexto, com o significado de ocorrer, por isso, na minha opinião, a B estaria errada.

  • Concessivasintroduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, não obstante.

    Apenas as alternativas A, B e E têm concessivas, os demais erros estão em verde:

    A Por mais que não se possa dispensar receitas, uma decorrência natural da simplificação seria (SERIAM) ganhos substanciais em eficiência ao setor produtivo.

    B Conquanto seja impossível desistir de receitas, já haveria ganhos substanciais em eficiência ao setor produtivo com a simplificação. (GABARITO)

    C Como não é possível dispensar receitas, é com a simplificação que se trará ganhos substanciais em eficiência ao setor produtivo.

    D Enquanto não for possível limitar receitas, a simplificação já trará ganhos substanciais em eficiência ao setor produtivo.

    E Não obstante a impossibilidade de abandonar receitas, já ocorreria (OCORRERIAM) ganhos substanciais em eficiência no setor produtivo, se houvesse a simplificação.

    DICA: Quando a Vunesp pede norma-padrão, ela diz pra verificar: concordância verbal e nominal, conjunções, preposições, transitividade verbal, crase, pronome, uso de virgula e outros que não lembro, ou seja, OLHEM TUDO!

    Fonte:

    https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf86.php

  • Apenas complementando, verifiquei que no sentido de ocorrer o verbo haver também é impessoal. Eu só lembrava no sentido de existir

  • Gabarito: “B”

    IMPORTANTE!

    "MESMO QUE": É conjunção subordinativa CONCESSIVA (embora, conquanto, apesar de, mesmo que, posto que, ainda que, )

    A) INCORRETA.

    “Por mais que não SEJA POSSÍVEL (se possa) dispensar receitas, uma decorrência natural da simplificação seria ganhos substanciais em eficiência ao setor produtivo”.

     

    B) CORRETA.

    Conquanto seja (1)* impossível desistir de receitas, já haveria (2)* ganhos substanciais em eficiência ao setor produtivo com a simplificação.

    Observação 1:

               As conjunções concessiva fazem com que o verbo fique o subjuntivo

               Exemplo: Conquanto seja (1)*

    Observação 2:

               Haver + sentido existir ou tempo = sempre impessoal (3°P do Singular)

               Exemplo: haveria (2 existiriam)* ganhos substanciais

     

     

    C) INCORRETA.

    Como não é possível dispensar receitas, é com a simplificação que se trará ganhos substanciais em eficiência ao setor produtivo.

    Como – Conformativo ou Causal (# Concessivo)

    “já trará”- certeza (já traria- hipótese)

     

    D) INCORRETA

    Enquanto não for possível limitar receitas, a simplificação já trará ganhos substanciais em eficiência ao setor produtivo’.

    Enquanto – tempo, duração (#concessiva)

    “já trará”- certeza (já traria- hipótese)

    E) INCORRETA.

    Não obstante a impossibilidade de abandonar receitas, já ocorreria ganhos substanciais em eficiência no setor produtivo, se houvesse a simplificação.

     Não obstante – adversativa (# de concessiva)

  • Manter o sentido = conjunção!
  • Nao prestei atenção na palavra IMPOSSÍVEL. Achei que estva escrito possível na B

  • Só esclarecendo ...Não obstante pode ter valor concessivo quando estiver iniciando oração com verbo no subjuntivo.

    Fonte: Décio Terror - Estratégia concursos.

  • A expressão “Mesmo que” tem valor concessivo.

    Somente as letras A, B e E trazem conectores com esse mesmo valor semântico.

    Na letra A, no entanto, ocorre um erro de concordância, assunto ainda a ser estudado. A forma verbal “seria” deveria ser flexionada no plural “seriam”, para que se fizesse a concordância com o predicativo “ganhos”.

    Na letra E, no entanto, ocorre um erro de concordância, assunto ainda a ser estudado. A forma verbal “ocorreriam” deveria ser flexionada no plural “ocorreriam”, para que se fizesse a concordância com o sujeito “ganhos”.

    Dessa forma, somente a alternativa B é a correta.

  • CONcessiva -------- CONquanto

  • O erro da letra A é que o verbo PODER está no singular. O correto seria "Por mais que não se POSSAM dispensar receitas...". Tinha que estar no plural porque "receitas" está no plural.

    Só lembrar do "vendem-se casas".

  • OSACOração Subordinada Adverbial Concessiva

          ↪ As orações subordinadas adverbiais concessivas indicam concessão às ações do verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato inesperado.

    • Embora;
    • Ainda que;
    • Posto que;
    • Se bem que;
    • Mesmo que;
    • Conquanto.