SóProvas


ID
2902510
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito do parecer que deve ser emitido pelo auditor externo, após finalizado o trabalho de auditoria.

Alternativas
Comentários
  • NPA 01 - NORMA DE PROCEDIMENTO DE AUDITORIA 01 - IBRACON

    ELEMENTOS BÁSICOS DO PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

    "6. O parecer emitido pelo auditor independente compõe-se, basicamente, de três parágrafos, como se segue:

    a.  Parágrafo referente à identificação das demonstrações contábeis e à definição das responsabilidades da administração e dos auditores.

    b.  Parágrafo referente à extensão dos trabalhos.

    c.   Parágrafo referente à opinião sobre as demonstrações contábeis."

  • Veja a antiga NBC T 11 (revogada pela NBC TA 200) item 1:

    Estrutura do PARECER do Auditor Independente

    Item 1. O parecer emitido pelo auditor independente, nesta IT denominado auditor, compõem-se, basicamente, de três parágrafos:

    (a) o referente à identificação das demonstrações contábeis e à definição das responsabilidades da administração e dos auditores;

    (b) o relativo à extensão dos trabalhos; e

    (c) o que expressa a opinião sobre as demonstrações contábeis.

    Atualmente, as NBC deixaram de utilizar o termo "parecer" de auditoria independente e passaram a utilizar o termo "relatório" do auditor independente, o qual deve seguir algumas NBC específicas para sua elaboração e divulgação, dentre elas: NBC TA 200, NBC 700 etc.

  • b) O parecer emitido pelo auditor independente estrutura-se em três pontos: identificação das demonstrações contábeis e definição das responsabilidades da administração e dos auditores; extensão dos trabalhos; e a opinião sobre as demonstrações contábeis. Alternativa corretaA resposta está fundamentada na NPA 01 - NORMA DE PROCEDIMENTO DE AUDITORIA 01 – IBRACON:

    Observação: a NPA 01 encontra-se revogada pela Diretoria Nacional em reunião de 24/05/2011. Atualmente, as normas que regem a estrutura do relatório estão dispostas na NBC TA 700. Segue mapa mental contendo as principais informações:

    Alertamos que em auditoria é comum as bancas fazerem uso de normas revogadas e podem ter certeza de uma coisa: a banca não anula questões por esse motivo!

    Fonte: Prof. Tonyvan de Carvalho - TEC Concursos

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 700 – Formação da opinião e emissão do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis, do Conselho Federal de Contabilidade.


    Vejamos as alternativas a respeito do parecer que deve ser emitido pelo auditor externo, depois de finalizado o trabalho de auditoria.


    A) Cabe ao profissional responsável pela auditoria redigir esse parecer de acordo com uma redação própria, sem levar em conta um modelo pré-fixado.

    Errado. Existe a necessidade de seguir um modelo pré-fixado com a finalidade de propiciar o equilíbrio apropriado entre a necessidade de consistência e comparabilidade do relatório do auditor em mercado globalizado e a necessidade de aumentar o valor do relatório do auditor ao tornar as informações nele contidas mais relevantes para os usuários.


    B) O parecer emitido pelo auditor independente estrutura-se em três pontos: identificação das demonstrações contábeis e definição das responsabilidades da administração e dos auditores; extensão dos trabalhos; e a opinião sobre as demonstrações contábeis.


    Correto. O relatório de auditoria deve conter informações das demonstrações contábeis que sejam relevantes, confiáveis, comparáveis e compreensíveis. A descrição das responsabilidades da administração e dos auditores no relatório ajuda a explicar aos usuários o pressuposto sobre o qual a auditoria é conduzida. A extensão dos trabalhos delimita o escopo das atividades e a opinião sobre as demonstrações contábeis consolidadas são emitidas ao ser obter evidência de auditoria apropriada e suficiente referente às informações financeiras das entidades ou atividades de negócio do grupo.


    C) O parecer deve abordar o aspecto tridimensional da gestão: adequação à teoria contábil; conformação com a legislação vigente; e qualidade dos controles internos da entidade.


    Errado. O relatório de auditoria não tem como objetivo expressar opinião dos auditores sobre a eficácia dos controles internos da organização.


    D) O parecer deve abordar: previsões de fluxos de caixa para a entidade, considerando-se uma razoável dose de incerteza; probabilidade de continuidade da entidade para o próximo período; cenários econômicos para o ramo de negócios da entidade auditada.


    Errado. Previsões de fluxos de caixa e probabilidade de continuidade de negócio são atividades que não competem à auditoria externa na confecção de seus relatórios.


    E)O parecer emitido pelo auditor é uma etapa de um trabalho que é realizado para as empresas de capital aberto. Nesse contexto, deve abordar: cenários econômicos para o ramo de negócios; previsão de fluxos de caixa para a entidade e sua probabilidade de ocorrência; aspectos de governança corporativa relacionados.

    Errado. O parecer emitido pelo auditor é uma etapa de um trabalho que é realizado para as empresas que se submetem a uma auditoria externa, e não somente aquelas de capital aberto. Ademais cenários econômicos e previsão de fluxos de caixa não competem à auditoria externa na confecção de seus relatórios.

    Gabarito do professor: Letra B.