SóProvas


ID
2902573
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "D"

    A) A Demonstração do Resultado do Exercício relaciona o Saldo de Caixa ao início de um período ao Saldo de Caixa do Final de Período.

    Errado. Essa é a função do balanço financeiro.

    B) A Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados não faz parte do conjunto de demonstrações contábeis propostos pela legislação.

    Errado. Embora a questão envolva contabilidade pública raciocinei que a DLPA tem previsão no art. 176 da Lei 6.404/76 (LSA)

    C) A Demonstração do Fluxo de Caixa permite relacionar o saldo de contas a receber do início de um período ao seu saldo de final de período.

    Errado. A DFC evidencia as alterações no caixa em virtude das atividades operacionais, de financiamento e de investimento.

    D) A informação contábil exige julgamentos e decisões para a mensuração de ativos e passivos em sua geração.

    Correto. A mensuração de ativos e passivos exige julgamento profissional.

    E) O valor contabilizado para o patrimônio líquido de uma entidade num determinado período é exato e objetivo.

    Errado. Entendo que nenhuma das informações constantes no balanço patrimonial é exata. A contabilidade trabalha com estimativas e julgamento e assim não é uma ciência exata.

  • Letra (d)

    a) Errado. DRE -> é a apresentação reduzida de todas as operações de receitas ganhas e despesas incorridas realizadas pela empresa durante o exercício social, demonstrando o resultado bruto, resultado operacional líquido, resultado antes do imposto de renda e o resultado líquido do exercício.

    b) Errado. DLPA -> A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) evidência as alterações ocorridas apenas na conta de lucros ou prejuízos acumulados. O lucro líquido apurado na DRE é transferido para a conta lucros acumulados, e segundo o Art. 186 da L6404, será distribuído para a constituição de reservas de lucros, distribuição para dividendos e incorporação ao capital social.

    c) Errado. DFC -> também ocorre para incremento da comparabilidade na apresentação do desempenho operacional por diferentes entidades, visto que reduz os efeitos decorrentes do uso de diferentes critérios contábeis para as mesmas transações e eventos.

    e) Errado. Conforme explicado pelo o colega abaixo.

  • Deixando a humilde participação nas alternativas mais contundentes

    C)ERRADO, O balancete de verificação - e o razão de conciliação - permite relacionar o saldo de contas a receber do início de um período ao seu saldo de final de período. (Obs: o balancete é utilizado para períodos -um mês; um ano - com o fim de verificar/ajustar os saldos contábeis do início e fim desse período)

    D)CORRETA, a informação contábil requer julgamento pela administração

    E)ERRADO, A contabilidade informa o valor contábil do ativo, passivo e patrimônio líquido, com os seus devidos ajustes; não informa o valor econômico. - "valor" é abrangente e alcança tal conceito.

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Incorreta. Demonstração do Resultado do Exercício relaciona contas de resultado (receitas e despesa) de forma organizada.

    b) Incorreta. A Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados é obrigatória segundo a Lei n° 6.404/76.

    c) Incorreta. O Balanço Patrimonial evidencia o saldo final das contas integrantes do patrimônio da entidade. Sendo assim, em comparação com o Balanço Patrimonial do período anterior é possível relacionar o saldo de contas a receber do início de um período ao seu saldo de final de período.

    d) Correta. Os relatórios contábil-financeiros são baseados em estimativas, julgamentos e modelos e não em descrições ou retratos exatos.

    e) Incorreta. Vários itens do patrimônio da entidade têm seus valores estimados (provisões, perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa, perdas com teste de recuperabilidade etc). Sendo assim, o valor do patrimônio líquido não é perfeitamente exato em todos os aspectos.