SóProvas


ID
2902615
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     Procuram-se especialistas em evitar fraudes


      A recente onda de escândalos de corrupção levou as empresas brasileiras a investir em uma área ainda pouco conhecida no mercado: o compliance.

      O profissional que atua nesse setor é responsável por receber denúncias, combater fraudes, realizar investigações internas e garantir que a companhia cumpra leis, acordos e regulamentos da sua área de atuação. Ele tem o papel importante de auxiliar a empresa a se proteger de eventuais problemas de corrupção.

      “Nos últimos anos, a área de compliance assumiu protagonismo nas empresas. É uma profissão com salários altos já que as pessoas com experiência ainda são escassas no mercado”, diz o advogado Thiago Jabor Pinheiro, 35.

      “Como não existem cursos de graduação específicos de compliance, o estudante que se interesse pela área pode direcionar seu curso para questões de auditoria, prevenção de fraude, direito administrativo e governança corporativa”, diz Pinheiro.

      Apesar de sobrarem vagas nesse mercado, conseguir um emprego não é fácil. “É fundamental que a pessoa seja atenta aos detalhes, entenda como funciona uma organização e tenha fluência em inglês porque as melhores práticas vêm de fora do país, sobretudo dos EUA e da Inglaterra”, diz o advogado.

      Para Caroline Cadorin, diretora de uma consultoria, os candidatos precisam ter jogo de cintura para lidar com as mais diversas situações. “Estamos falando de profissionais com forte conduta ética, honestidade e que buscam a promoção da transparência. Hoje as empresas estão cientes de seus papéis ativos no combate à corrupção, especialmente aquelas envolvidas em projetos de órgãos públicos. As companhias que mantêm departamentos de compliance são vistas como mais transparentes”, diz Cadorin.

                      (Larissa Teixeira. Folha de S.Paulo, 28.09.2017. Adaptado)

Analisando-se a organização do quinto parágrafo do texto, conclui-se que ele é:

Alternativas
Comentários
  • Na primeira parte do texto tem se o tipo descritivo: nesse caso captura as impressões capturadas por um determinado acontecimento do cotidiano. No caso impressões sobre "compliance"

    Na segunda parte o modo argumentativo: visa o convencimento do leitor a respeito de uma ideia apresentada, no caso a defesa da ideia é feita pela opinião de um especialista que se encontra entre aspas.

  • e)descritivo-argumentativo.

  • Texto expõe informações e argumenta sobre aspectos levantados.

    Letra D

  • Descritivo

    Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade! Significa”criar” com palavras a imagem do objeto descrito. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se refere.

     Argumentativo

    Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.

  • Nao concordo , o quinto paragrafo e argumentativo , nao faz descrição.......

  • Questão no mínimo estranha.

  • Gabarito letra E

  • Não entendi a questão. Alguém pode explicar melhor o porquê da letra "E".?

  • Apesar de sobrarem vagas nesse mercado, conseguir um emprego não é fácil. => Parte descritiva, relata um fato.

    “É fundamental que a pessoa seja atenta aos detalhes, entenda como funciona uma organização e tenha fluência em inglês porque as melhores práticas vêm de fora do país, sobretudo dos EUA e da Inglaterra”, diz o advogado. => Parte argumentativa, explica por que "conseguir um emprego não é fácil" .

    Descritivo-Argumentativo

  • Ele está descrevendo com detalhes as vagas de emprego e ao mesmo tempo está argumentando, dando sua opinião, também observar o tempo dos verbos que se encontram.

  • Questão de tipologia textual

    descritivo-argumentativo = possui modalizadores textuais

  • Tem nada descritivo aí.

    O pior é o pessoal forçando a barra pra querer concordar com a banca.

    Se fosse assim, qualquer texto dissertativo seria uma "descrição" de meus argumentos e fatos que levaram a eu pensar assim.

  • Complementando se prestarem atenção ao final ele faz um citação,tudo leva a perceber que o gabarito encontra-se errado.

    PEDIR COMENTÁRIO AO PROFESSOR!!!!

  • Narração = imaginação

    descrição = observação

    dissertação = argumentação

    Os primeiros parágrafos são baseados na observação, a autora está apenas fornecendo informações para o leitor, nos últimos, ela começa a argumentar, questionar, colocar entraves, no que parecia "as mil maravilhas" dos parágrafos iniciais.

    Portanto é uma mescla de descrição com dissertativo (argumentativo).

  • Quando fala no início do quinto parágrafo que :ParaCaroline Catarina, diretora (descrição), e no demais, argumenta.

    Gabarito. E

  • "Analisando-se a organização do quinto parágrafo do texto, conclui-se que ele é": (Pede a tipologia do 5º parágrafo, e não do texto inteiro)

    "Apesar de sobrarem vagas nesse mercado, conseguir um emprego não é fácil. “É fundamental que a pessoa seja atenta aos detalhes, entenda como funciona uma organização e tenha fluência em inglês porque as melhores práticas vêm de fora do país, sobretudo dos EUA e da Inglaterra”, diz o advogado."

    Texto Descritivo (É o tipo de texto que lida com detalhamentos, pormenores do elemento que retrata. As ações reproduzidas na descrição são simultâneas.)

    “É fundamental que a pessoa seja atenta aos detalhes, entenda como funciona uma organização e tenha fluência em inglês (descreve as características que se deve ter para conseguir um emprego)

    Texto Argumentativo (Ao argumentarmos, expomos o assunto de modo pessoal (nosso ponto de vista ou tese), podendo também utilizar outros pontos de vista a respeito do mesmo tema (ideia principal). Assim, no intuito de defendermos nossa tese, oferecemos argumentos que a apoiem. Para isso, estruturamos nossas ideias em uma sequência lógica, progressiva e correta.)

    "porque as melhores práticas vêm de fora do país, sobretudo dos EUA e da Inglaterra”, diz o advogado." (expõe o ponto de vista do advogado)

    Resposta: E

  • ele está descrevendo um cenário e argumentando o comportamento mais eficaz para lhe dar com o mesmo

  • Luciana, vc está se referindo ao 6º §, não deve ter contado o 1º pensando ser o título, o qual está acima: "Procuram-se especialistas em evitar fraudes"

  • Assertiva E

     gênero textual é empregado com a finalidade de expor um assunto ou tema utilizando argumentações.

  • Acredito que possa ser colocado em dúvida.

    Em livros de formulação de teses, comunicação e negociação, colocar uma citação de autoridade é uma ARGUMENTAÇÃO DE AUTORIDADE (argumentum ad verecundiam). Porém não foi citado a pessoa, e sim um "advogado qualquer".

    Mas a questão considerou:

    Argumentativo - Apesar de sobrarem vagas nesse mercado, conseguir um emprego não é fácil.

    Descritivo - a Citação com aspas (Descreveu o que ele falou).

    Bons estudos pessoal!

  • Dá pra chegar à letra E mas FORÇANDO MUITO a barra, gente! Na minha humilde opinião essa questão deveria ter sido anulada.

  •  Apesar de sobrarem vagas nesse mercado, conseguir um emprego não é fácil. “É fundamental que a pessoa seja atenta aos detalhes, entenda como funciona uma organização e tenha fluência em inglês porque as melhores práticas vêm de fora do país, sobretudo dos EUA e da Inglaterra”, diz o advogado.

    dissertação - 0pinião

    .descrição

  • Se eu for argumentar é óbvio que eu irei adicionar exemplos, detalhar, pormenores e isso não vai fazer com que o meu texto tenha descrição.

    E a galera fica tentando tirar leite de boi, colocando que o detalhamento é uma descrição.

  • Gabarito E)

    As aspas duplas contribuíram para se caracterizar como descritivo-argumentativo.

  • Gabarito (e).

    FVG é vc?