SóProvas


ID
2902636
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cada vez mais frequente em organizações contemporâneas, especialmente as mais jovens e vinculadas a setores mais dinâmicos da economia, em muitos casos com foco em inovação, as estruturas organizacionais têm se apresentado de variadas formas. Uma dessas formas combina duas ou mais variáveis, podendo ser áreas funcionais e processos ou produtos, ou ainda projetos, delineando múltiplas “linhas de autoridade” a serem atendidas. O nome dessa estrutura é

Alternativas
Comentários
  • A departamentalização matricial é a queridinha das bancas porque é uma novidade na administração geral. Este tipo de departamentalização tem uma característica muito clara e específica: o hibridismo. Ela pegará um tipo de departamentalização verticalizada (geralmente a funcional) e misturará com um outro tipo de departamentalização horizontalizada (geralmente a por projetos).

    GAB. "A".

    Fonte: https://esquemaria.com.br/estruturas-organizacionais/

  • LETRA - A

    A estrutura matricial pode ser chamada também estrutura ou organização em grade ou ainda matricial funcional. Ela é composta por duas departamentalizações, uma funcional e uma de projetos, ou produtos ou processos. Neste caso, o gerenciamento fica dividido entre gerências funcionais e gerências de projetos, buscando a ação integrada para a realização dos objetivos empresariais (Vasconcelos ft Hemsley, 1986). A estrutura matricial é multidimensional. Trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores. Para isso combina a clássica estrutura vertical funcional com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos projetos, produtos ou processos.

     

    ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Giovanna Carranza

     

  • Falou em mais de uma linha de autoridade, falou em estrutura (pode ser também departamentalização) matricial.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Matricial= funcionário se reporta a 2 chefes ao mesmo tempo, estrutura não é estável, representada por organograma, alinhou a estrutura rígida com a de projetos.

  • GABA : A

    Nesse modelo (estrutura matricial) , tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por

    projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos

    que sejam necessários no momento.

    A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário

    responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação,

    que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura

    matricial!

    Fonte : Administração Geral - Rodrigo Rennnó [2013]

  • Uma hora só pode ser duas estruturas e em outro momento pode ter mais de duas estruturas. Vai entender essas bancas.

  • Estrutura Matricial

    Estas estruturas são um modelo híbrido, que conjuga duas estruturas em uma só. Normalmente, é um somatório de uma estrutura funcional com outra estrutura horizontal, temporária, focada em projetos. As empresas que atuam com esta estrutura buscam associar as vantagens das duas estruturas, juntando os especialistas funcionais nos projetos mais estratégicos, sempre que necessário. Ela é chamada de matricial porque seu aspecto é parecido com o de uma matriz. Sua criação foi uma tentativa de conciliar em uma estrutura rígida e hierárquica a flexibilidade de uma estrutura temporária.

    Possui centros de resultados ou órgãos vinculados a projetos, com duração limitada à duração de tais projetos, e outros órgãos de apoio, estes últimos de natureza permanente.

    Vantagens

    Máximo aproveitamento de pessoal; redução de custos; flexibilidade para aumento e redução de quadro organizacional; facilidade de apuração de resultado e controle de prazos e custos por projeto; maior ganho de experiência prática do pessoal; comunicação e coordenação intradepartamental boa.

    Desvantagens

    Menor lealdade à instituição; possibilidade de falta de contato entre elementos da mesma especialidade que trabalham em projetos diferentes; responsabilidade parcial; comunicação e coordenação interdepartamental péssima.

    Gabarito: A

  • GABARITO: LETRA A

    Segundo Sobral e PECI (2008) — Estrutura Matricial

    A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.

    Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento.

    A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo!

  • GAB A

    CARACTERÍSTICAS DA ESTRUTURA MATRICIAL:

    1. MODELO HÍBRIDO--> ESTRUTURA FUNCIONAL + ESTRUTURA POR PRODUTOS, PROCESSOS OU PROJETOS;
    2. NÃO EXISTE UNIDADE DE COMANDO;
    3. MELHORA A COMUNICAÇÃO E FLEXIBILIDADE;
    4. ESPECIALIDADES DISTINTAS.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS