SóProvas


ID
2903314
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No processo de avaliação de idosos, o Index de Independência nas Atividades Básicas de Vida Diária de Sidney Katz é um dos instrumentos mais utilizados para avaliar a independência funcional no desempenho das atividades de vida diária. Esse instrumento avalia a independência no desempenho das seguintes funções:

Alternativas
Comentários
  • banho, vestir-se, ir ao banheiro, transferência, continência e alimentação.

  • O Index de Independência nas Atividades Básicas de Vida Diária de Sidney Katz é um dos instrumentos mais utilizados para avaliar as AVD. Avalia a independência no desempenho de seis funções (banho, vestir-se, ir ao banheiro, transferência, continência e alimentação) classificando as pessoas idosas como independentes ou dependentes.

  • realiza a avaliacao da funcionalidade do idoso.Essa avaliação é realizada por meio de atividades da vida diaria que subdividem-se em:

    a) Atividades Básicas  de Vida Diária (autocuidado) como:

    -Alimentar-se

    -Banhar-se

    - Vestir-se

    -Arrumar-se

    -Mobilizar-se

    -Manter controle sobre suas eliminaçõs

    b)Atividades Instrumentais de Vida Diária: capacidade de levar uma vida indeoendente  dentro da comunidade onde vive como:

    -Preparar refeições

    -Realizar compras

    -utilizar transporte

    -Utilizar telefone

    -Administrar as próprias finanças

    -Tomar seus medicamentos

     

     

     

     

  • E

  • INSTITUTO PAULISTA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA

     

    ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE KATZ

     

    TIPO DE CLASSIFICAÇÃO:

     

    0 : INDEPENDENTE NAS SEIS FUNÇÕES Banhar-se, vestir-se, alimentação, ir ao banheiro, transferência e continência.

    1 : INDEPENDENCIA EM CINCO FUNÇOES : Dependente em uma função.

    2 : INDEPENDENTE EM QUATRO FUNÇOES: Dependente em duas funções.

    3 : INDEPENDENTE EM TRÊS FUNÇÕES: Dependente em três funções.

    4 : INDEPENDENTE EM DUAS FUNÇÕES: Dependente em quatro funções.

    5 : INDEPENDENTE EM UMA FUNÇÃO: Dependente em cinco funções.

    6 : DEPENDENTE : Para todas as funções.

     

    Fonte: Katz Apcon 1976

     

    CREIA NO PODER DA PALAVRA DE DEUS.

  • Segundo essa escala os idosos eram classificados como independentes se eles desenvolvessem a atividade (qualquer das seis propostas) sem supervisão, orientação ou qualquer tipo de auxílio direto.

    a) a avaliação da atividade "banhar-se" era realizada em relação ao uso do chuveiro, da banheira e ao ato de esfregar-se em qualquer uma dessas situações. Nessa função, além do padronizado para todas as outras, também eram considerados independentes os idosos que recebessem algum auxílio para banhar uma parte específica do corpo como, por exemplo, a região dorsal ou uma das extremidades. A designação de dependência parcial era feita aos idosos que recebiam assistência para banhar-se em mais de uma parte do corpo ou necessitavam de auxílio para entrar ou sair da banheira e de dependência total para aqueles que não eram capazes de banhar-se sozinhos;

    b) para avaliar a função "vestir-se" considerava-se o ato de pegar as roupas no armário, bem como o ato de se vestir propriamente dito. Como roupas eram compreendidas roupas íntimas, roupas externas, fechos e cintos. Calçar sapatos foi excluído da avaliação. A designação de dependência era dada aos pacientes que recebiam alguma assistência pessoal ou que permaneciam parcial ou totalmente despidos;

    c) a função "ir ao banheiro" compreendia o ato de ir ao banheiro para excreções, higienizar-se e arrumar as próprias roupas. Os idosos considerados independentes poderiam ou não utilizar algum equipamento ou ajuda mecânica para desempenhar a função sem que isso alterasse sua classificação. Dependentes eram aqueles que recebiam qualquer auxílio direto ou que não desempenhassem a função. Aqueles que utilizassem "papagaios" ou "comadres" também eram considerados dependentes;

    d) a função "transferência" era avaliada pelo movimento desempenhado pelo idoso para sair da cama e sentar-se em uma cadeira e vice-versa. Como na função anterior, o uso de equipamentos ou suporte mecânico não alterava a classificação de independência para a função. Dependentes eram os pacientes que recebiam qualquer auxílio em qualquer das transferências ou que não executavam uma ou mais transferências;

    e) "continência" referia-se ao ato inteiramente autocontrolado de urinar ou defecar. A dependência estava relacionada à presença de incontinência total ou parcial em qualquer das funções. Qualquer tipo de controle externo como enemas, cateterização ou uso regular de fraldas classificava o paciente como dependente;

    f) a função "alimentação" relacionava-se ao ato de dirigir a comida do prato (ou similar) à boca. O ato de cortar os alimentos ou prepará-los estava excluído da avaliação. Dependentes eram os idosos que recebiam qualquer assistência pessoal. Aqueles que não se alimentavam sem ajuda ou que utilizavam sondas enterais para se alimentarem eram considerados dependentes bem como os que eram nutridos por via parenteral.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde do idoso.

    O Index de Independência nas Atividades Básicas de Vida Diária de Sidney Katz avalia a independência no desempenho das seguintes funções: banho, vestir-se, ir ao banheiro, transferência, continência e alimentação (letra E). Todas essas são atividades básicas diária mas que definem maior possibilidade de independência para o idoso.

    Incorreto. Não é avaliado libido e comunicação (letra A), comunicação e cognição social (letra B), uso do vaso sanitário e vestir-se acima da cintura (letra C) e controle financeiro e sexualidade (letra D).

    Resposta do Professor: E.