SóProvas


ID
2903353
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder à questão, considere o relato a seguir.


O enfermeiro observou que O.O., 32 anos, sexo feminino, casada, procurava o ambulatório com frequência, em busca de medicação para alívio de cólicas menstruais. Ao conversar com a funcionária, foi informado que, após a suspensão do uso de anticoncepcional oral, seus ciclos menstruais passaram a ter a duração de 25 dias e que suas menstruações, com duração de 6 a 8 dias, vinham acompanhadas por cólicas intensas, que algumas vezes a levavam a faltar ao serviço. Relatou ainda que sentia desconforto e, eventualmente, dores na região pélvica. O.O. mostrou-se preocupada, porque, apesar de ter suspendido o uso de anticoncepcionais há cerca de um ano, ainda não havia conseguido engravidar, mas não havia procurado o médico, pois achava isso natural.


Frente a essa situação, o enfermeiro deve

Alternativas
Comentários
  • O principal sintoma é

    A dor geralmente varia de intensidade durante o , ficando mais forte antes e durante os períodos menstruais. As irregularidades menstruais, como sangramento menstrual intenso e manchas antes da menstruação podem ser observadas. O tecido endometrial ectópico reage aos mesmos hormônios – estrogênio e progesterona (produzidos pelos ovários) – assim como o tecido endometrial normal no útero. Consequentemente, o tecido ectópico pode sangrar durante a menstruação e muitas vezes provocar cólicas e dor.

    A gravidade dos sintomas da endometriose não depende da quantidade de tecido endometrial ectópico. Algumas mulheres com alto volume de tecido ectópico não apresentam os sintomas. Outras, até mesmo com uma pequena quantidade, sentem dores incapacitantes. Em muitas mulheres, a endometriose não causa dor até anos depois de a doença ter começado a se desenvolver. Para algumas mulheres, a relação sexual tende a ser dolorosa, antes ou durante a menstruação.

    Os sintomas também variam dependendo do local onde o tecido endometrial se encontra. Possíveis sintomas de acordo com a localização:

    O tecido endometrial ectópico e seu sangramento podem irritar os tecidos próximos a ele. Como resultado, pode haver a formação de tecidos cicatriciais, às vezes na forma de faixas de tecido fibroso (adesões) entre as estruturas abdominais. O tecido endometrial ectópico e as adesões podem interferir no funcionamento dos órgãos. Raramente, as aderências chegam a bloquear o intestino.

    A endometriose severa pode causar infertilidade, quando os blocos de tecido ectópico bloqueiam a passagem do óvulo do ovário para o útero. A endometriose leve também pode causar infertilidade, mas ainda não se sabe ao certo como isso acontece.

    Durante a gravidez, a endometriose pode ficar temporária ou, às vezes, permanentemente inativa (entrar em remissão). A endometriose tende a ficar inativa após a menopausa, já que tanto a concentração de estrogênio como de progesterona diminuem.

  •  

    De Acordo com: Biblioteca Virtual de Saúde.

     

    ENDOMETRIOSE

     

    Sintomas



    - dor em forma de cólica durante o período menstrual que pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;


    - dor durante as relações sexuais;


    - dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;


    - dificuldade de engravidar. A infertilidade está presente em cerca de 40% das mulheres com endometriose.

  • QUESTÃO :

    Ciclos menstruais passaram a ter a duração de : 25 dias e que suas MENSTRUAÇÕES : duração de 6 a 8 dias, vinham acompanhadas por cólicas intensas .

    Relatou ainda que sentia desconforto e, eventualmente : dores na região pélvica.

    Frente a essa situação,ENFERMEIRO DEVE :

    GABARITO :

    A ) ORIENTAR e ENCAMINHAR O.O. AO MÉDICO GINECOLOGISTA para : AVALIAR e TRATAR , uma vez que a funcionária apresenta sinais e sintomas sugestivos de um quadro de : ENDOMETRIOSE .

    OBSERVAÇÃO :

    E ) Orientar O.O. sobre a importância e necessidade de avaliação médica e encaminhá-la ao ginecologista, pois apresenta sinais e sintomas compatíveis com um quadro de : MIOMA UTERINO : ESSA ALTERNATIVA é ERRADA .

    ARGUMENTAÇÃO :

    MIOMA UTERINO :

    CONSULTAR COM MÉDICO GINECOLOGISTA IMEDIATO : Se caso tiver sangramento vaginal grave ou dor pélvica aguda que vem de repente .

    MIOMA UTERINO SÃO FREQUENTEMENTE ENCONTRADOS POR ACASO DURANTE EXAME GINECOLÓGICO DE ROTINA .

    Médico ginecologista pode sentir irregularidades na forma do útero, o que sugere a presença de miomas.

    TESTES para detectar miomas :

    Ultrassonografia transvaginal

    Hemograma completo e outros exames de sangue, para investigar a causa dos sangramentos .

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre planejamento familiar e saúde da mulher.
    Para o caso de O.O., 32 anos, casada, que relata suspensão do uso de anticoncepcional oral há cerca de um ano e ainda não havia conseguido engravidar, presença de ciclos regulares com cólicas intensas e fluxo aumentado (6 a 8 dias), desconforto e, eventualmente, dores na região pélvica é necessário que o enfermeiro oriente e encaminhe O.O. ao médico ginecologista para avaliação e tratamento, uma vez que a funcionária apresenta sinais e sintomas sugestivos de um quadro de endometriose (Letra A). 
    B) Incorreto. O enfermeiro não pode prescrever anti-inflamatórios para suprimir a dismenorreia. Além disso, como é um quadro clássico de sintomas de endometriose, o estimulo a prática de atividade física não levará ao alívio dos sintomas.
    C) Incorreto. A demora para engravidar é considerada normal até dois anos após a suspensão do uso de anticoncepcionais orais. Mas o quadro de dores intensas não é normal e por isso O.O. deve procurar o ginecologista para avaliação e tratamento.
    D) Incorreto. A ingestão de alimentos ricos em vitaminas A, E e D não causará alívio dos sintomas apresentados. O uso de compressas quentes no abdome para alívio da dor pélvica, quando houver, é um cuidado de enfermagem importante para o caso.
    E) Incorreto. Se O.O. estivesse apresentando sangramento menstrual pesado, períodos menstruais prolongados (mais de 7 dias), sangramentos mensais atípicos, às vezes com coágulos, pressão ou dor pélvica, micção frequente, dificuldade esvaziar a bexiga, constipação intestinal e dor durante as relações sexuais apresentaria sinais e sintomas compatíveis com um quadro de mioma uterino.


    Resposta do Professor: A.