-
??????
-
A Classificação Decimal Universal (CDU) é um sistema que possibilita a uniformização dos critérios de classificação dos documentos. Baseia-se no conceito de que o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais, e estas podem ser subdivididas em subclasses, numa hierarquia decimal.
-
LETRA D
A) VARIADEX = LETRAS DO ALFABETO SÃO REPRESENTADAS POR CORES DIFERENTES
B) DUPLEX = ABERTURA DE CLASSES ILIMITADAS
C) NÚMERO DÍGITO TERMINAL = NUMERADOS SEQUENCIALMENTE,SÃO APRESENTADOS EM 03 GRUPOS DE 02 DÍGITOS E SÃO LIDOS DA DIREITA PARA A ESQUERDA.
D) GABARITO.
E) NUMÉRICO CRONOLÓGICO = IMPORTANTE A ORDEM E A DATA.
BONS ESTUDOS!!!!
-
O método numérico-decimal considera a existência de classes principais de classificação dos documentos e uma para assuntos gerais. Desdobra essas classes em subclasses da mesma forma. A parte inteira do número é fomada por três dígitos e a parte decimal (se houver)pode ter um ou mais algarismos.
Fonte: Carlos Xavier, Estratégia.
letra D
-
Pegadinha com o método DUPLEX, porque falou de subdivisões:
1.1.
1.2.
1.2.1
2.1
Contudo,
O comando da questão está em "tendo por base 10 CLASSES principais", dessa forma, a alternativa é a DECIMAL.
Bons estudos!
-
O arquivamento que consiste em dividir os assuntos em 10 classes principais, sendo 9 específicas e 1 para generalidades, é o método ideográfico numérico decimal.
O método variadex é um método auxiliar, usando em conjunto com outro, geralmente o alfabético, e que se utiliza de padrão de cores para o arquivamento de documentos.
O método duplex consiste na utilização de índices numéricos para identificar o assunto principal e suas subdivisões.
O método dígito-terminal consiste em se utilizar os próprios números dos documentos para arquivá-los, identificando a gaveta, a guia e posição do mesmo.
O método cronológico utiliza as datas dos documentos para os eu arquivamento.
Gabarito do professor: Letra "D"
-
LETRA D
-
Numérico decimal=10 classes
-
GAB. D
O método numérico-decimal considera a existência de classes principais de classificação dos documentos e uma para assuntos gerais. Desdobra essas classes em subclasses da mesma forma. A parte inteira do número é composta por três dígitos e a parte decimal (se existir) pode ter um ou mais algarismos. O método decimal apresenta como vantagens o fato de que todos os assuntos relacionados com determinado tópico ficam reunidos em grupos, os números formam nomenclaturas fáceis de reter na memória e a expansão para subdivisões dos assuntos é ilimitada. Apesar disso, há a limitação de 10 números para classificação, necessidade de se prever toda a instituição no plano de classificação (desde o início) e de muita atenção para o uso correto do método.
-
de classificação decimal; Subdivide em 10 classes, semelhante ao DUPLEX, mas como fala de 10 é a classificação decimal
-
- IDEOGRÁFICO OU TEMÁTICO: Método de ordenação que tem por eixo os assuntos presentes, explicitamente ou não, nos documentos.
Enciclopédico: classificação pelos assuntos básicos ou temas que admitem diversas decomposições.
Método dicionário: despreza a classificação por assuntos correlatos em subcampos, procedendo-se apenas à rigorosa ordenação alfabética.
Método duplex: utilizado com o estabelecimento de um código numérico para os diversos títulos e subtítulos de assuntos principais e correlatos.
Método de classificação decimal: o conhecimento é dividido em 10 classes, e estas podem ser divididas em outras 10 subclasses.
Unitermo ou indexação coordenada: consiste em atribuir a cada documento ou grupo de documentos um número em ordem crescente, de acordo com a sua entrada, controlado por livro próprio.
Fonte IESDE BRASIL
-
Método Ideográfico/Por assunto: Documentos arquivados por assunto. Não é um método fácil de por em prática, pois depende de uma profunda base de conhecimento da instituição. Dividido em 2 categorias:
I. ALFABÉTICO: Esse se subdivide em 2:
A. Dicionário: Similar ao dicionário; usa ordem alfabética.
B. Enciclopédico: Usa grandes grupos, na forma de títulos. Esses títulos são organizados alfabeticamente.
II. NÚMERICO: Subdivide-se em:
A. Decimal: Criado por Dewey em 1876; Separa cada assunto em: 10 classes, depois + 10 subclasses e, a seguir, divisões, grupos, subgrupos, subseções etc; expanção de classe é finita; usa pontos p/ separar os números.Tem por eixo um plano prévio de distribuição dos documentos em 10 grandes classes, cada uma podendo ser subdividida em 10 subclasses e assim por diante (Defição Dicionário de arquivologia).
B. Duplex: Distribuição de documentos em grandes classes por assunto, numeradas consecutivamente, que podem ser subdivididas em classes subordinadas mediante o uso de números justapostos c/ traços de união.
Ex: 1- FINANCEIRO
1-1 Investimento em ações
1-2 Pagamento de Impostos
2- MANUTENÇÃO
2-1 Conserto de elevadores
Fonte: Estratégia Concursos.
-
Dividir em 10 classes, subividir em 10 classes e assim por diante é uma característica do método decimal.
Resposta: D
-
DECIMAL
Pertence a classificação Numérica
classes limitadas - até 10 com subclasses (10)
usa pontos como separador = 1.1
-
Gabarito letra D de DEcimal que vem de DEZ (0 a 9) classes.