-
Gab: Letra "D"
O valor primário ou imediato é inerente a criação do documento, podendo apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico.
-
Corrente: Primário;
Intermediário: Primário;
Permanente: Secundário;
------------ ------------
Valor primário: Administrativo, jurídico e fiscal;
Valor secundário: Probatório, histórico e informativo;
Fonte: Anotações de colegas do Qc.
-
GABARITO: D
O valor primário ou imediato é inerente a criação do documento, podendo apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico. Vejamos os conceitos:
Administrativo: quando o documento é necessário às atividades cotidianas/ correntes de quem o criou.
Fiscal: neste caso o documento é gerado para comprovar operações financeiras e seu valor cessa quando tal operação se conclui. Porém é preciso manter o documento por um determinado período para cumprir exigências fiscais ou legais.
Jurídico: os documentos com esse valor comprovam direitos a curto ou longo prazo.
FONTE Arquivos & conceitos: Valores dos documentos
-
VALORAÇÃO DOS DOCUMENTOS.
PRIMÁRIO;
– Valor administrativo: valor que possuem os documentos que testemunham a política e os procedimentos adotados pelo organismo, no desempenho de suas funções.
– Valor legal ou jurídico : valor que possuem os documentos que envolvem direitos a curto ou longo prazos tanto do Governo quanto de terceiros e que possuem caráter probatório.
– Valor fiscal : valor que possuem os documentos relativos a operações financeiras e a comprovação de despesas e receita.
VOCÊ É CAPAZ!!
-
VALOR PRIMÁRIO: Sinônimo = ADMINISTRATIVO
VALOR SECUNDÁRIO: Sinônimo = HISTÓRICO
-
Os valores documentais estão ligados diretamente à sua importância em diversas áreas. São divididos em valor primário e valor secundário.
O valor primário é o valor fundamental do documento, é a sua própria razão de existir. O documento de arquivo é produzido com finalidade principal de ser ferramenta administrativa, ou seja, de possibilitar a execução de atividades de gestão. Sendo assim, esse valor está ligado à função do documento (jurídico, fiscal, contábil, administrativo, legal, etc).
O valor secundário é a importância que o documento possui para outras áreas diferentes, embora sua natureza seja de ferramenta administrativa. Um documento de arquivo pode ser extremamente importante para a história ou para a pesquisa científica, muito embora sua natureza seja de instrumento administrativo. Esse valor pode ser dividido em outros dois: probatório (que prova sobre as atividades que o geraram) e informativo (que traz informações sobre o produtor).
Gabarito do professor: Letra "D"