SóProvas


ID
2904658
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Veiga (1998, p.11) “o projeto político-pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, em busca da melhoria da qualidade do ensino”. Nessa direção, analise as alternativas e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F).


( ) A escola, para se desvencilhar da divisão do trabalho, de sua fragmentação e do controle hierárquico, precisa criar condições para gerar uma outra forma de organização do trabalho pedagógico.

( ) A reorganização da escola deverá ser buscada de fora para dentro. O fulcro para a realização dessa tarefa será o empenho individual na construção de um projeto político-pedagógico e isso implica fazer costuras com o existente para mantê-lo.

( ) É preciso entender o projeto político-pedagógico da escola como uma reflexão de seu cotidiano. Para tanto, ela precisa de um tempo razoável de reflexão e ação, para se ter um mínimo necessário à consolidação de sua proposta.

( ) A construção do projeto político-pedagógico requer continuidade das ações, descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório.

( ) Há que se pensar que o movimento de luta e resistência dos educadores é indispensável para ampliar as possibilidades e apressar as mudanças que se fazem necessárias dentro e fora dos muros da escola.


Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A escola para se desvencilhar da divisão do trabalho de sua fragmentação e do controle hierárquico, precisa criar condições para gerar outra forma de organização do trabalho pedagógico. A reorganização da escola deverá ser buscada de dentro para fora. O foco de realização será o empenho coletivo na construção de um Projeto Político Pedagógico e isso implica fazer rupturas com o que já existe para poder avançar.

    Fonte: https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2009/08/projeto-politico-pedagogico.html

  • DESVENCILHAR= TORNA-SE LIVRE, SOLTO

  • A reorganização da escola deverá ser buscada de fora para dentro( de dentro para fora). O fulcro para a realização dessa tarefa será o empenho individual( o empenho deve ser coletivo) na construção de um projeto político-pedagógico e isso implica fazer costuras com o existente para mantê-lo( modificá-lo).

  • Gabarito: A

     

    Comentário:

    ( ) A escola, para se desvencilhar da divisão do trabalho, de sua fragmentação e do controle hierárquico, precisa criar condições para gerar uma outra forma de organização do trabalho pedagógico. CORRETO.

    ( ) A reorganização da escola deverá ser buscada de fora para dentro. O fulcro para a realização dessa tarefa será o empenho individual na construção de um projeto político-pedagógico e isso implica fazer costuras com o existente para mantê-lo. (ERRADO. reorganização da escola deverá ser buscada de dentro para fora. A essência para a realização dessa tarefa será o empenho coletivo na construção de um PPP e isso implica fazer rupturas com o existente para avançar)

    ( ) É preciso entender o projeto político-pedagógico da escola como uma reflexão de seu cotidiano. Para tanto, ela precisa de um tempo razoável de reflexão e ação, para se ter um mínimo necessário à consolidação de sua proposta. (CORRETO)

    ( ) A construção do projeto político-pedagógico requer continuidade das ações, descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório. (CORRETO)

    ( ) Há que se pensar que o movimento de luta e resistência dos educadores é indispensável para ampliar as possibilidades e apressar as mudanças que se fazem necessárias dentro e fora dos muros da escola. (CORRETO)