SóProvas


ID
2905114
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A contaminação por agentes tóxicos nos alimentos pode ocorrer de forma direta ou indireta. A contaminação indireta decorre dos processos empregados para a obtenção de matéria prima, tais como: promotores de crescimento, quimioterapêuticos veterinários e praguicidas. Além destas, pode também ocorrer a contaminação do alimento devido à absorção de componentes da embalagem. Com relação à contaminação indireta devido à absorção de componentes da embalagem, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda a contaminação toxicológica que pode ocorrer de forma direta ou indireta, e pede a alternativa correta sobre a contaminação INDIRETA devido absorção de componentes da embalagem dos alimentos. A toxicologia estuda os efeitos que determinadas substâncias tóxicas podem provocar no organismo, e a forma que agem no metabolismo desses seres vivos. Na toxicologia de alimentos, as substâncias são classificadas como nutritivas ou não-nutritivas e podem ser consumidas tanto in natura quanto processadas. Algumas substâncias tóxicas podem ser encontradas em alimentos que são resultantes do processamento, conservação e estocagem destes. Elas podem impactar negativamente o metabolismo do ser vivo, podendo causar anormalidades fisiológicas ou anatômicas ao longo do tempo. A contaminação por substâncias tóxicas pode ocorrer de forma direta (manipulação da matéria-prima até o produto final) ou indireta (práticas para obter a matéria prima como praguicidas, e contaminação por componentes da embalagem). A contaminação indireta, a qual trata essa questão, é decorrente de processos de obtenção da matéria prima (promotores de crescimento como fármacos, por exemplo) e a absorção de componentes da embalagem durante o período de armazenamento, que tem a possibilidade de acontecer por características e condições físico-químicas dos alimentos, reagindo com a embalagem e absorvendo determinada substância tóxica, como por exemplo, chumbo, alumínio, PVC e estireno. (Toxicologia de alimentos. Disponível em https://www.agais.com/tpoa1/curso/capitulo_7_tpoa1.... Acesso em julho de 2021)


    Fonte da imagem: site agais.com


    Com relação à contaminação indireta devido à absorção de componentes da embalagem, assinale a alternativa correta.


    A) Ocorre em função de mudanças físicoquímicas ocasionadas pela presença de microrganismos que liberam toxinas específicas com potencial de reagir com o alimento e com a embalagem do produto. A liberação de toxinas por microrganismos é uma contaminação direta classificada como incontrolável, além de não reagir com a embalagem do produto. Incorreta.


    B) Os alimentos podem apresentar, por exemplo, resíduos de herbicidas, fungicidas, inseticidas ou raticidas. E, a depender dos princípios ativos desses defensivos e a ocasião da aplicação, podem ocorrer níveis residuais que afetem a saúde do consumidor. Essa definição é dos praguicidas, que podem afetar a saúde do indivíduo, sendo uma forma de contaminação indireta, porém não associada com a absorção de componentes da embalagem. Incorreta.


    C) Pode ocorrer que em função das características físico-químicas dos alimentos, tais como: pH, presença de óleo, teor alcoólico, teor de lipídios, tempo de estocagem e temperatura, o alimento acondicionado venha a reagir quimicamente com a embalagem, absorvendo alguma substância que atinja grau de toxidade ao ser ingerido. A contaminação indireta por absorção de componentes da embalagem pode ocorrer pelas características dos alimentos, que reagem com a embalagem e absorvem substâncias que podem ser tóxicas para o organismo. CORRETA.

    D) Pode ocorrer que em função das características biológicas e estruturais dos alimentos, tais como: estrutura da parede celular, presença de organelas e alterações nucleares, o alimento acondicionado venha a reagir quimicamente com a embalagem, absorvendo alguma substância que atinja grau de toxidade ao ser ingerida. O alimento pode reagir quimicamente com a embalagem, porém não ocorre em função de características celulares ou alterações nucleares, e sim de características físico-químicas. Incorreta.

    E) É passível de ocorrer nos casos em que os alimentos liberarem substâncias químicas utilizadas no seu processamentos em decorrência da interação farmacológica dessas substâncias com a embalagem. Não ocorre interação farmacológica, pois os alimentos não reagem com a embalagem a partir de substâncias que foram utilizadas no processamento, que seria, então, uma contaminação direta. Incorreta.



    Gabarito do Professor: Letra C.