SóProvas



Questões de Qualidade de vida das populações humanas


ID
169612
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O MDMA (metilenedioxi-metanfetamina) mais conhecido como ecstasy é uma droga popular. Um de seus efeitos é bloquear a reabsorção da serotonina, um neurotransmissor, causando sensação de euforia e bem-estar. Neurotransmissores como a serotonina

Alternativas
Comentários
  • Os neurotransmissores peptídeos são compostos por grandes moléculas guardadas e liberadas em grânulos secretores. A serotonina é uma substância chamada de neurotransmissor e existe naturalmente em nosso cérebro e, como tal, serve para conduzir a transmissão de uma célula nervosa (neurônio) para outra. A produção desse tipo de neurotransmissor se dá no reticulo endoplasmático rugoso do corpo celular do neurônio. E seguida à sua síntese, são clivados no aparelho de Golgi, passando a serem neurotransmissores ativos, sendo estes, secretados pelos grânulos secretores e encaminhados ao terminal neuronal para, futuramente, serem liberados na fenda sináptica.


    Alternativa correta: B



ID
259849
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a forma de transmissão de agentes causais de doenças, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA A.

    metade da alternativa esta correta, apenas pelo fato que a dengue nao se transmite pelo contato direto a uma pessoa doente.
  • Bom, a dengue somente é transmitida quando um mosquito contaminado pelo vírus suga o sangue de uma pessoa não contaminada.
    E por sua vez o mosquito não contaminado, se contamina ao picar uma pessoa portadora do vírus.
    Sendo que somente a pessoa desenvolve a doença. O mosquito não!
    Bons estudos!
  • Dentre as alternativas fornecidas pela questão, todas as alternativas estão corretas, exceto a alternativa (A), pois é incorreto afirmar que a dengue pode ser transmitida por contato direto de uma pessoa doente para uma sadia. A transmissão do vírus da dengue ocorre apenas através da picada do mosquito Aedes aegypti.
  • A CORRETA É A LETRA D

    A raiva é uma antropozoonose responsável por encefalite viral aguda em mamíferos, transmitida, em geral, pela mordedura de um animal raivoso, que introduz o vírus transportado na sua saliva.

  • Macello, a questão pediu a alternativa INCORRETA.

     

    Gabarito:  letra A

  • A transmissão da dengue é uma transmissão indireta através de um vetor


ID
259873
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Em 2010, até a semana epidemiológica 52, foram notificados 55.272 casos da doença em Alagoas, correspondendo a um aumento de 807,29% em relação ao mesmo período de 2009 (SESAU). Sobre a dengue, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - E

    O DEN-4 apresentou entrada no Brasil na década de 80 com risco epidêmico, mas rapidamente controlado rapidamente. No ano de 2010 houve nova detecção de entrada do vírus no Brasil com novo alerta de surto. A prevalência deste sorotipo ainda é baixa, sendo preocupante a introdução de uma nova forma viral da dengue com possibilidade de reifecção de pacientes já vitimados pela dengue em anos anteriores. Tal fato pode desencadear uma prevalência preocupante da dengue hemorrágica.

  • A letra "a" estaria correta se não fosse pelo final da frase:


    A) o agente etiológico da doença pertence à família Flaviviridae, gênero Flavivirus e possui quatro sorotipos, dengue 1, 2, 3 e 4. O correto é: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

     Fonte: 
    http://www.dengue.org.br/dengue.html
  • entao caro FERNANDO  a letra A esta correta pois a questao pede a  incorreta q é a letra E.
    se for recusar alegando a questao dos sorotipos vai perder pois os sorotipos sao 1 2 3 4 mesmos 
  • A dengue é causada por um vírus da família Flaviviridae, os flavovírus, e apresentam quatro sorotipos identificados pelas siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti que tem hábitos diurnos. Os quatro sorotipos podem causar as formas variáveis da doença. O sorotipo DEN-4 esteve sem registro por anos, porém voltou a circular em alguns estado do Brasil, não sendo o mais prevalente. O seu diagnóstico deve ser comunicado às autoridades sanitárias no prazo de 24 horas.


    Letra E correta.


  • Fiquei na dúvida entre D e E, uma vez que o período de incubação extrínseca é de 8 a 12 dias, não?!


ID
259876
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dadas as afirmativas seguintes, acerca da leptospirose,

I. É uma zoonose causada por espiroquetas do gênero Leptospira, móveis e com alto teor lipídico, atribuída à presença de LPS.

II. As leptospiras são mais facilmente visualizadas por microscopia de campo escuro em preparações a fresco, por contraste de fase, por impregnação pela prata e por imunofluorescência.

III. O agente causal é um bastonete Gram-negativo, anaeróbio estrito, que apresenta o rato como um dos principais reservatórios.

IV. A fase tardia ou terciária da doença é caracterizada pela formação de lesões granulomatosas inespecíficas, as gomas.

verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • A leptospirose é uma doença infecciosa causada por espiroquetas (bactérias em formato helicoidal) do gênero Leptospira. Possuem a endotoxina lipopolissacarídeo (LPS) e por isso tem alto teor lipídico, item I verdadeiro. Por serem muito delgadas, as bactérias desse gênero não são vistas ao microscópio óptico comum, sendo necessário preparações por contraste de fase ou impregnação por prata para torna-las mais espessas, item II verdadeiro. Esses microrganismos apresentam características de células Gram-negativas e Gram-positivas, não são bastonetes, mas sim espiroquetas, além de aeróbias, item III falso. Os sintomas da doença incluem febre alta, mal-estar, dores musculares, de cabeça, olhos vermelhos, tosse, cansaço e manchas vermelhas pelo corpo. Geralmente os sintomas regridem depois de alguns dias, entretanto, pode se ruma melhora transitória, item IV falso.


    Letra C correta. 


  • R:(C)

  • III - errada, bactéria aeróbia

    IV - errada, não há formação de lesões na leptospirose


ID
517750
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome da Imunodeficiência (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados  cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. [...] A partir do ano de 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no distrito Federal.

Disponível em : http://www.aids.gov.br. Acesso em : 01 maio 2009 (Adaptado)



A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente

Alternativas
Comentários
  • O coquetel Anti-HIV é justamente um composto que inibe a tracpitase reversa e, consequentemente, a reprodução do vírus. 

  • Letra C

    Hoje há coquetéis que auxiliam (não curam) o portador da doença.


ID
519574
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contra-indicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarréias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, pois

Alternativas
Comentários
  • Vitaminas lipossolúveis = solúveis apenas em lipídios.

    Gab. E

  • Esse medicamento é o ORLISTAT. GAB. e

     

  • Vitaminas hidrossolúveis são: Complexo B e Vitamina C;

    Vitaminas lipossolúveis são: K, E, D e A.

  • Essa questão aborda o tema obesidade, e traz dados de 2002 e 2003 pelo IBGE mostrando que 40,6% da população está acima do peso (38,8 milhões de adultos) e dentre esses, 10,5 milhões são obesos. Um remédio é citado que inibe lipases, não permitindo que o organismo absorva gorduras, eliminando diretamente nas fezes, porém causando diarreias pela lubrificação do intestino. As vitaminas são moléculas orgânicas essenciais para nossa saúde e estão presentes nos alimentos. Elas garantem o funcionamento do organismo e atuam como catalisadoras de reações químicas. Podem ser classificadas como lipossolúveis (A, D, E, K), vitaminas solúveis em gorduras e que se acumulam no fígado e no tecido adiposo; e como hidrossolúveis (C e todas do complexo B), vitaminas solúveis em água. As vitaminas lipossolúveis, para serem absorvidas, precisam da presença dos lipídios para que possam se dissolver e após, serem digeridas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

    Alguns problemas de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis podem ocorrer, pois:
    a) essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua absorção. Essas são vitaminas lipossolúveis, precisam dos lipídios, mas não são mais energéticas que as demais. Incorreta.
    b) a ausência dos lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária. Sem os lipídios, não ocorre a absorção dessas vitaminas que são essenciais para o funcionamento do organismo. Incorreta.
    c) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas. O remédio inibe a enzima que auxilia na quebra de gorduras, não reagindo com as vitaminas. Incorreta.
    d) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas. Essas enzimas aceleram a quebra das gorduras para absorção das vitaminas lipossolúveis, mas não desdobram as vitaminas. Incorreta
    e) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles. As vitaminas lipossolúveis conseguem se dissolver apenas nos lipídios, e então a absorção ocorre. CORRETA.

    Gabarito do professor: Letra E.


ID
560122
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A utilização de antibióticos para o combate de infecções bacterianas deve ser criteriosa e acompanhada por um médico, pois o uso constante ou excessivo desses medicamentos pode levar a uma avitaminose, devido

Alternativas
Comentários
  • etimologia da palavra avitaminose
    a=sem
    vitaminose=de vitaminas

    sem bacterias na flora do intestino grosso, ocorrencia de danos a saude. 
    Podemos marcar a B so por exclusao, 
    a letra C e D sao absurdas, nao envolve nada de mudancas ou mutacoes,
    a letra A nao serve porque nao tem haver com capacidade de absorcao, mas sim, falta de vitaminas,
    a letra E, porque se iria consumir mais vitamina D com o uso de antibioticos? -errada.
  •  Vitamina K2(Menaquinona)​: Produzida pelas bactérias presentes no intestino delgado e cólon;

    Biotina trata-se de uma vitamina hidrossolúvel produzida no intestino pelas bactérias e obtida por meio da alimentação.


ID
595822
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nordeste já sofre com epidemias causadas pela chuva.
“Um surto de diarreia em Maraial, na Zona da Mata Sul, a 133 quilômetros do Recife, acendeu o alerta entre autoridades de saúde que monitoram municípios afetados pelas enchentes que já mataram 52 pessoas e deixaram 157,5 mil sem casa em Pernambuco e Alagoas. Elas temem uma onda de epidemias, como leptospirose e cólera, cujos sintomas levam ao menos uma semana para aparecer (...).”

“(...) O temor e a supervisão redobrada das autoridades em relação à manifestação de sintomas de doenças epidêmicas ainda é motivado pelo fato de a cólera ser endêmica na região da Zona da Mata Sul.O bacilo foi controlado somente nos anos 1980 em Cortês, município vizinho a Palmares. Mas, como é resistente, pode voltar a se proliferar em condições ambientais e sanitárias propícias para o contágio, que ocorre principalmente quando há carência de rede de esgoto e de água potável.”(O Estado de S.Paulo. 26/06/2010)

A reportagem acima, extraída do Jornal O Estado de São Paulo, relata uma situação que normalmente acontece em locais onde houve um grande volume de chuvas. A respeito do que foi citado na reportagem, assinale a alternativa que está correta.

Alternativas
Comentários
  • Duas doenças são citadas no texto: leptospirose e cólera. A primeira é transmitida através da urina de ratos contaminados com a bactéria do gênero Leptospira. Já a cólera, pode ser transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados pelo vibrião Vibrio cholerae, podendo afetar muitas pessoas simultaneamente. Uma das medidas profiláticas relacionadas à cólera é justamente o tratamento adequado da água e esgoto (saneamento básico). Além disso, é importante lavar bem os alimentos e não ingeri-los cru. Como dito no texto, a cólera é endêmica da região, ou seja, a doença se manifesta em determinada região devido a causas locais. A leptospirose não se caracteriza como endêmica a região. Letra C correta.

  • Duas doenças são citadas no texto: leptospirose e cólera.

    A primeira é transmitida através da urina de ratos contaminados com a bactéria do gênero  .

    Já a cólera, pode ser transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados pelo vibrião Vibrio cholerae, podendo afetar muitas pessoas simultaneamente.

    Uma das medidas profiláticas relacionadas à cólera é justamente o tratamento adequado da água e esgoto (saneamento básico).

    Além disso, é importante lavar bem os alimentos e não ingeri-los cru.

    Como dito no texto, a cólera é endêmica da região, ou seja, a doença se manifesta em determinada região devido a causas locais.

    A leptospirose não se caracteriza como endêmica a região.

    Letra C correta.


ID
595828
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os hábitos de higiene corporal como escovar os dentes depois das refeições, lavar as mãos depois de irmos ao banheiro e antes das refeições colaboram com a primeira barreira de defesa do organismo humano. Conhecemos como primeira barreira de defesa do organismo:

Alternativas
Comentários
  • A higiene corporal é fundamental na prevenção de várias infecções. O simples ato de escovar os dentes ou lavar as mãos, por exemplo consiste em processos mecânicos de retirada de sujeiras, assim evitando a contaminação por bactérias, fungos ou vírus presentes no ambiente. Isso porque, antes mesmo de microrganismos invadirem o organismo, já existe uma barreira física natural que se considera como a primeira defesa do corpo: a pele e as mucosas. Letra B correta.


  •  b)a pele e as mucosas.


ID
595843
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O programa Saúde, Mitos e Verdades trata da tuberculose que, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, é considerada uma doença de emergência mundial, ligada a questões sociais e de grande incidência nas regiões mais pobres, embora desde o aparecimento da AIDS, venha aumentando também nos países desenvolvidos. Cerca de 3 milhões de pessoas morrem anualmente, vítimas da tuberculose e 9 milhões de casos são registrados todos os anos. Trata-se de uma doença altamente contagiosa. Atinge todas as faixas etárias e é de extrema importância na área da saúde pública...”
(Disponível em www.rtv.unicamp.br/saude)

Segundo o texto, as questões sociais estão relacionadas ao índice de tuberculose em regiões pobres.Tal fato é observado:

Alternativas
Comentários
  • A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que atinge principalmente os pulmões. Por isso pode ser transmitida por inalação de gotículas espalhadas no ar pela fala, espirro ou tosse de pessoas doentes. A forma de prevenir a tuberculose é através da vacinação e tratamento dos doentes. Logo, a urbanização acelerada e o processo de favelização contribui para a disseminação da doença na medida em que muitas casas são construídas com baixa ventilação. Letra C correta.

  • Tuberculose é uma doença infeciosa geralmente causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (MTB). A tuberculose afeta geralmente os pulmões, embora possa também afetar outras partes do corpo. A maioria das infeções não manifesta sintomas, sendo nesses casos denominada tuberculose latente.


ID
646960
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Hoje em dia, a África é quase toda atingida pela malária, com exceção apenas da África do Sul, onde aconteceu a copa mundial de futebol, e dos países localizados no norte do continente africano junto ao Mediterrâneo. No Brasil, além dos casos de malária notificados anualmente na Amazônia, doenças sazonais como a dengue ainda afetam grande parte da população.

Quanto aos agentes transmissores e aos agentes etiológicos da malária e da dengue, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
673015
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Chamam-se “produtos orgânicos” aqueles que são produzidos sem adição de agrotóxicos.

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afrmar que um dos benefícios da produção orgânica consiste na

Alternativas

ID
682813
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O jornal Folha de S.Paulo noticiou em 29.07.2006 que moradores de Santarém, no Pará, foram contaminados por mal de Chagas após terem ingerido um suco de frutas que continha fezes de barbeiro ou o próprio animal triturado. Uma das pessoas faleceu. Fato semelhante ocorreu em Santa Catarina em março do ano passado. A partir dessa notícia, um dos leitores elaborou as afirmações seguintes.

I. Essa doença, endêmica de algumas regiões do Brasil, pode vir a se tornar uma epidemia, principalmente por meio do mecanismo de transmissão relatado pelo jornal.

II. Na transmissão por ingestão do protozoário, a infestação é direta, tirando do ciclo um dos vetores da doença.

III. A pessoa que morreu já era portadora do protozoário, pois a doença leva à morte nos casos em que existe reinfestação do hospedeiro definitivo.

IV. Certamente existem outras pessoas infectadas com o mal de Chagas em Santarém, caso contrário, a doença não teria aparecido.

Estão corretas somente as afirmações:

Alternativas
Comentários
  • A doença de chagas é considerada endêmica de algumas regiões do Brasil porque o fechamento do ciclo é dependente do vetor da doença, o barbeiro, ter contato direto com o hospedeiro vertebrado, o homem. Isso ainda ocorre em muitos locais com condições habitacionais precárias, casas de pau-a-pique, que podem se tornar o habitat do inseto. No caso relatado, em que muitas pessoas ingeriram o suco de frutas contendo o barbeiro, a doença pode se tornar uma epidemia, item I verdadeiro. Nessa transmissão por ingestão do barbeiro ou suas fezes, o vetor ainda está presente no ciclo, item II falso. No caso da doença de Chagas, o homem não é o hospedeiro definitivo, e sim considerado o hospedeiro intermediário, pois nele ocorre a reprodução assexuada do protozoário, item III falso. Para que o barbeiro se infecte é necessário que pique algum indivíduo já contaminado. Logo, é possível que já existisse outras pessoas com a doença em Santarém, item IV verdadeiro.


    Letra C correta.


  • Schistosoma mansoni (que causa a esquistossomose) e o Trypanosoma cruzi (que causa a Doença de Chagas), tem no homem o seu hospedeiro definitivo, pois a sua fase sexuada ocorre no ser humano. Hospedeiro intermediário – é o que apresenta o parasita e sua fase larvária ou assexuada.

  • RESUMINHO DE ALGUMAS DOENÇAS ENDEMICAS:

    Malária: a Malária é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Anopheles e causada por protozoários parasitários do gênero Plasmodium. Esta doença possui como sintoma uma febre que pode acontecer em uma frequência de tempos diferentes. A febre ocorre quando há uma quebra das hemácias, liberando os plasmódios na forma de merozoitos (resultado da reprodução dos esporozoitos) e hemozoinas (um tipo de pigmento presente nas hemácias).

    Leptospirose: a Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes.

    Leishmaniose: a Leishmaniose é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Leishmania transmitidos pela picada de insetos da subfamília dos Flebotomíneos.

    Esquistossomose: a Esquistossomose, também conhecida como barriga d`água ou febre do caramujo.

    Doença de chagas: Schistosoma mansoni (que causa a esquistossomose) e o Trypanosoma cruzi (que causa a Doença de Chagas), tem no homem o seu hospedeiro definitivo, pois a sua fase sexuada ocorre no ser humano. Hospedeiro intermediário – é o que apresenta o parasita e sua fase larvária ou assexuada.

    CONCEITOS:

    • Epidemia: Muitos casos em um pequeno período de tempo em determinado local.

    • Pandemia: É uma epidemia com os locais mais amplos. Como aconteceu com a Aids e atual covid-19.

    • Endemia: São casos que acontecem em quantidade constante em determinado local. (por exemplo a dengue no Brasil)

    • Surto: casos que acontecem em locais extremamente restritos (surto de gripe em alguma escola, por exemplo).

  • Por que a afirmativa III está incorreta?

  • Resolução errada . Não necessariamente o barbeiro adquire o protozoário picando alguém infectado. O protozoário pode ser contraído pela picada a pequenos roedores , por exemplo.


ID
686464
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As possibilidades de que as pessoas possam adquirir certas doenças não são iguais para todas. Existem vários fatores que contribuem para que alguns indivíduos ou parcelas da população tenham maior possibilidade de adquirir determinadas patologias. Sobre esses fatores, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Perfeito !


ID
686467
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando abrimos uma torneira, estamos recebendo água que foi retirada do ambiente, tratada e transportada até chegar às nossas residências. A água presente em lagos, rios e represas não é limpa e não devemos usá-la dessa forma. Somente depois de tratada, a água pode ser distribuída pelas cidades e consumida pelo homem. Sobre este assunto, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
687040
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A cirurgia bariátrica, também conhecida por cirurgia de redução de estômago, surgiu como uma opção terapêutica para as formas graves de obesidade. Atualmente são feitas cerca de 25.000 cirurgias de redução de estômago por ano no Brasil. Sobre essa intervenção cirúrgica e conhecimentos outros sobre o sistema digestório humano, afirma-se que:

I - Não se pode viver com a retirada total do estômago.

II - O princípio da técnica é reduzir a capacidade do reservatório gástrico, dificultar o seu esvaziamento para o intestino e impedir a absorção do alimento no duodeno e jejuno proximal.

III - A intervenção envolve não somente redução do estômago, como também o duodeno.

IV - O resultado satisfatório das cirurgias foi atribuído à profunda redução da ingestão calórica pela restrição do volume das refeições, à má absorção de nutrientes, às alterações do apetite e da percepção da palatabilidade dos alimentos e às mudanças comportamentais pós-operatórias.

São verdadeiras as afirmações, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • A obesidade é um grave problema enfrentado pela saúde pública no Brasil nos últimos anos. A cirurgia bariátrica tem sido uma forma de tratamento para esse mal. Segundo a OMS, esse processo é indicado para pacientes com IMC alto, ou acima de 35Kg/m2. O procedimento reduz a capacidade volumétrica do estômago, consequentemente reduzindo a ingestão calórica do indivíduo. Além disso, essa diminuição no volume do órgão também dificulta seu esvaziamento para o intestino e a absorção do alimento no jenuno proximal, por isso deve haver acompanhamento médico. É importante ressaltar que a mudança comportamental do paciente após a cirurgia é muito importante para o sucesso do emagrecimento e reeducação alimentar, item II e IV verdadeiros. A retirada total do estômago (gastrectomia) acontece em casos de câncer no local e, apesar de alguns cuidados constantes, é possível ter uma vida normal. O esôfago passa a ser ligado ao jejuno, mediado por um segmento do intestino e o paciente deve mastigar bem os alimentos, assim como fracionar as refeições durante o dia. A absorção dos nutrientes também pode ficar um pouco defasada, e por isso é necessário cuidados permanentes. A cirurgia bariátrica não envolve o duodeno, itens I e III falsos.


    Letra E correta.



ID
688597
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A força dos fluidos do globo ocular contra a superfície interna do olho resulta em pressão intraocular normal entre 30 a 45 mmHg. Em indivíduos com glaucoma, essa pressão pode aumentar até 70 mmHg por causa da drenagem deficiente do humor aquoso produzido continuamente pelo olho. Considerando-se a ação das drogas sobre a pressão de fluidos no organismo, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
690592
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma das grandes preocupações dos profissionais da saúde na atualidade planetária são os distúrbios alimentares, tais como a obesidade, a bulimia, a anorexia, a desnutrição, que se expressam através de hábitos inadequados de alimentação, exigindo para reversão do quadro apoio psicológico e desenvolvimento de programas de reeducação alimentar. Em se tratando do tema acima, analise as afirmativas colocando V, para as Verdadeiras, e F, para as Falsas.

( ) Em dietas de emagrecimento devem ser restringidos os carboidratos, nunca retirados na totalidade, tendo em vista serem as fontes primárias de energia, além de exercerem funções, como por exemplo a composição dos ácidos nucléicos.

( ) A redução da ingestão de carboidratos força o organismo à utilização de lipídios, que têm função de reserva energética.

( ) A água, por não interferir no ganho ou perda de peso, não interessa em termos nutricionais, tendo em vista que suas funções no organismo se restringem ao transporte de moléculas.

( ) As proteínas são utilizadas diretamente por nossas células, sem necessidade de maiores alterações, tendo em vista exercerem as funções hormonal, de defesa, nutricional e enzimática.

( ) Vitaminas e sais minerais são dispensáveis em qualquer dieta, tendo em vista desempenharem funções acessórias no metabolismo.

Assinale o item cuja seqüência é correta:

Alternativas
Comentários
  • Os carboidratos, como dito na questão, são fonte primária de energia para o corpo, logo, não podem ser totalmente retirados da dieta. A fim de diminuir a ingestão calórica, os carboidratos podem ser restringidos – item I verdadeiro. Ao reduzir a ingestão de carboidratos, o organismo se vê obrigado a utilizar os lipídeos, segundo fonte de energia do corpo. A queima de lipídeos armazenados resulta na perda de gordura e emagrecimento – item II correto. A água está presente e é necessária em praticamente todos os processos do organismo, inclusive no metabolismo e digestão dos nutrientes, influenciando na perda de peso. Ao se hidratar, contribuímos para o bom funcionamento do intestino e rins, eliminando a retenção de líquidos (inchaço) – item III incorreto. As proteínas ingeridas na dieta tem grande importância por serem fonte de aminoácidos não produzidos pelo corpo, logo, elas são desmontadas com o intuito de que as células usem as peças para montar suas próprias proteínas – item IV incorreto. As vitaminas e sais minerais são igualmente indispensáveis em qualquer dieta, uma vez que atuam no bom funcionamento do corpo. Os sais minerais fortalecem ossos e dentes, atuam na coagulação sanguínea, auxilia o trabalho de enzimas, dentre outras funções. As vitaminas são essenciais para evitar diversas doenças – item V incorreto.

    Letra B correta.



ID
691216
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta relativa ao mosquito do gênero Aedes e à doença transmitida por sua picada.

Alternativas
Comentários
  • A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

    https://www.dengue.org.br/dengue_prevenir.html


ID
691462
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças infecciosas e parasitárias são causadas por um agente biológico, como vírus, bactérias, fungos, protozoários e metazoários (vermes).
Associe a primeira coluna (doença) de acordo com a segunda coluna (agente biológico causador da doença).

(1) sífilis                 ( ) protozoário
(2) dengue             ( ) verme
(3) tricomoníase    ( ) vírus
(4) oxiurose           ( ) fungo
(5) onicomicose     ( ) bactéria 


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
715018
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à radioatividade, analise as afirmativas abaixo e coloque V para verdadeiro ou F para falso.

( ) A radioatividade, por ser benéfica em determinadas situações, tem sido muito utilizada em diversas áreas como, por exemplo, na medicina, para tratar pacientes com câncer.

( ) Todos nós convivemos diariamente com a radioatividade emitida por fontes naturais como as chuvas de partículas radioativas produzidas pelos testes de armas nucleares.

( ) Os efeitos da radioatividade independem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiação, pois qualquer concentração de radiação pode provocar diversos efeitos como lesões no sistema nervoso ou no aparelho gastrintestinal, queimaduras na pele, náuseas, leucemia e má formação, podendo até levar à morte.

( ) A radiação é uma possibilidade para minimizar a infestação de alimentos por microrganismos na produção agrícola.

A sequência correta de cima para baixo é:

Alternativas

ID
716200
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dados do Ministério da Saúde revelam que o número de brasileiros que procurou a rede pública de saúde para fazer teste de HIV aumentou nos últimos anos e que essa realidade se deve a testes que utilizam nova tecnologia, oferecidos pela rede pública brasileira. Analise as afirmações a seguir.

I. A AIDS não tem cura e é causada por um retrovírus.

II. Portadores do HIV podem, mesmo sem apresentar sintomas da doença, transmitir o vírus para seus parceiros.

III. Filhos de mães infectadas pela AIDS fatalmente nascem com a doença.

IV. Ao se desenvolver, a AIDS enfraquece o sistema imunológico e diminui a resistência do indivíduo que fica suscetível a infecções por microrganismos.

É verdadeiro o que se afirma

Alternativas

ID
719017
Banca
UFSCAR
Órgão
UFSCAR
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existem diversas doenças que afetam o homem e que são causadas por agentes patogênicos, tais como vírus, bactérias e protozoários. Com relação a esses agentes, existem medidas profiláticas como, por exemplo, lavar bem alimentos que são ingeridos crus, o combate a insetos transmissores e o uso de agulhas e seringas esterilizadas. Essas medidas profiláticas seriam úteis, respectivamente, no combate da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     --> Leishmaniose é uma doeça causada por um protozoário, o vetor é o "mosquito palha". 

     

    -->Dengue- Doença trasmitida pelo mosquito Aedes Aegypti fêmea infectado e infectivo. São 4 tipos de arbovírus. O combate ao inseto trasmissor é uma medida profilática!

     

    -->Tifo é uma doença bacteriana transmitida por parasitas como o piolho. Existe vacina e o tratamento é feito com antibióticos. 

     

    --> hepatite B é transmitida através do contato sexual ou pela exposição a fluidos corparais infectados, como o sangue, por exemplo. A medida profilática  está relacionada com o uso de agulhas e seringas esterelizadas

     

    -->Amebíase - infecção causada pelo protozoário da espécie Entamoeba hystolitica. A doença é contraída pela ingestão de água ou alimentos contaminados (frutas, legumes). A higienização dos alimentos que serão consumidos crus é uma medida profilática!

     

    -->Febre amarela- Doença causada pelo vírus da febre amarela, o vetor urbano é o Aedes Aegypti. O combate ao mosquito transmissor é uma medida profilática.

     

    --> Sífilis- É uma DST (doença sexualmente trasmissíveis) causada pela bactéria Treponema pallidum. Além do contato sexual, é transmitida também através do contato com fluidos corparais infectados.

     

     

     

     


ID
737116
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças emergentes ocorrem no contexto de múltiplas condições, a exemplo da gripe H1N1. Sobre doenças emergentes virais, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a infecção simultânea de um animal por diferentes vírus pode criar novas formas virais recombinantes e mais virulentas.

  • O vírus pode sofrer mutações


ID
790873
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, a febre amarela pode ser adquirida em áreas silvestres e rurais de regiões como Norte e Centro-Oeste, além de parte do Sudeste, Nordeste e Sul. Marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Que isso?!!! Essa questão ficou no mínimo mal redigida. Desse jeito fica difícil!!!

    Tudo para dificultar a vida do candidato.

  • Que isso?!!! Essa questão ficou no mínimo mal redigida. Desse jeito fica difícil!!!

    Tudo para dificultar a vida do candidato.

  • ATUALIZAÇÃO!

    Art. 132. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida recondução por novos processos de escolha. 


ID
793066
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A malária é uma doença de conhecimento médico. É popular desde épocas remotas, ocorrendo em áreas da Europa, Ásia, África, Oceania, e Américas. No final do século XX, a OMS estimou a ocorrência de cerca de 300 milhões de pessoas infectadas no mundo todo, com mais de um milhão de óbitos anuais, principalmente em crianças. (NEVES, 2006, p. 414).

Com base nos conhecimentos sobre a malária, que é considerada uma grave parasitose humana, marque com V as alternativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Os parasitos responsáveis por essa doença, que também é chamada vulgarmente de febre amarela, são bactérias pertencentes à família Plasmodiidae.

( ) A transmissão ocorre pela picada de fêmeas de mosquitos que pertencem ao gênero Aedes, os quais se infectam em uma única fonte de infecção conhecida, os pacientes infectados.

( ) A profilaxia da malária, teoricamente, seria eficaz se atingisse os três elos fundamentais da cadeia de transmissão a saber, seriam: tratar os doentes, proteger as pessoas sadias e combater o transmissor.

( ) Na malária, não ocorrem casos mais graves. No geral, caracteriza-se por sintomas, como dores de cabeça, fadiga, febre e náuseas que podem durar vários dias.

( ) A vacina contra a malária é um ideal que tem sido buscado e pesquisado há mais de 20 anos, sem, contudo, ter sido possível alcançar uma imunização eficiente e duradoura.

A alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    (F) Maéria é uma doença e febre amarela é outra.
    (F) O mosquito fêmea do gênero Anopheles é vetor.
    (V)
    (F) Quando crônica, o fígado e baço aumentam de tamanho e ocorre liberação de sangue em vômito e fezes.
    (V)
  • malaria - protozoarios



ID
804010
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre fatores que são levados em conta nos processos utilizados para conservar alimentos.

I - Os microrganismos dependem da água líquida para sua sobrevivência.

II - Os microrganismos necessitam de temperaturas adequadas para crescerem e se multiplicarem. A multiplicação de microrganismos, em geral, é mais rápida entre 25°C e 45°C, aproximadamente .

III- As transformações químicas têm maior rapidez quanto maior for a temperatura.

IV - Há substâncias que acrescentadas ao alimento dificultam a sobrevivência ou a multiplicação de microrganismos.

V - No ar há microrganismos que, encontrando alimento, água líquida e temperaturas adequadas, crescem e se multiplicam.

Sobre esse assunto, lê-se em uma embalagem de leite "longa-vida": "Após aberto é preciso guardá-lo em geladeira".

Assinale a opção correta sobre os fatores, dentre os apresentados, que atuam na deterioração rápida do leite, caso uma pessoa NÃO siga tal instrução, principalmente no verão tropical.

Alternativas

ID
805189
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os leites vegetais, se produzidos de plantas de qualidade, são bebidas muito saudáveis, nutritivas, pouco calóricas e sem colesterol. O leite de soja é excelente alternativa ao leite de vaca e seus derivados, por não possuir um tipo de açúcar, responsável por causar alergia, denominado

Alternativas
Comentários
  • O leite de vaca e seus derivados são alimentos que contém um carboidrato dissacarídeo conhecido como lactose (glicose + galactose). Esse açúcar pode causar reações alérgicas, deixando indivíduos intolerantes à lactose, que nada mais é que a incapacidade de digerir esse carboidrato. Essa indigestão pode causar náuseas, cólicas e diarreias.


    Letra A correta.



ID
806107
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, há muitas cidades onde não há saneamento básico. Nesses locais, a população é obrigada a se servir de fossas sépticas ou de alternativas mais rudimentares, como fossas a céu aberto ou lançamento de dejetos em cursos d' água, o que aumenta a incidência de inúmeras doenças parasitárias.


Para evitar essas doenças, a população deve pôr em prática medidas profiláticas simples, que envolvem desde hábitos básicos de higiene pessoal até medidas preventivas, que variam de acordo com a doença a se prevenir.


Assinale a alternativa que associa corretamente a doença parasitária com sua específica medida profilática.

Alternativas

ID
819532
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, e possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. Sobre a febre amarela, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • gabarito eh a letra C, 
     
    Comentario da banca:

    A Febre Amarela possui como agente etiológico um arbovírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae, do tipo ARN, e não ADN como descrito no item B da questão.
    Além disso, a não especificação da relação entre o vetor e o ciclo da doença não tem prejuízo para análise da questão, uma vez que, o vetor concorrente para transmissão do vírus em áreas urbanas não foi citado em nenhuma alternativa, não restando dúvidas ao candidato sobre a veracidade do item C, conforme apresentado e divulgado no próprio canal de divulgação da doença hospedado no sítio do Ministério da Saúde


    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1552, acessado em 21/02/2012).
  • A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado de flavivirus, da família Flaviviridae, seu agente etiológico é um arbovírus, do tipo ARN e não ADN como citado na alternativa (B). Por ser transmitida por vetores artrópodes, não se trata de uma doença sazonal. No Brasil, há uma pequena incidência de casos e como não foi citado nas demais alternativas o outro vetor, que seria o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti podemos concluir que a alternativa correta é (C).
     
  • Febre amarela urbana - Aedes aegypti

    Febre amarela silvestre - Haemagogus e Sabethes

  • letra a) errada, é uma doença de caráter sazonal que ocorre com maior incidência nos meses de dezembro a maio, o período de tempo que está errado

    letra b) Vírus RNA. arbovírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae.

    letra c) letra correta

    letra d) os primatas não humanos são os maiores hospedeiros nas áreas rurais e não urbanas

    letra e) No Brasil, não ocorre transmissão da   em cidades desde 1942... mas ainda há o risco se uma pessoa que não é vacinada acaba tendo contato com essas regiões onde há o mosquito transmissor e contamine outras pessoas na área urbana

  • letra a) errada, é uma doença de caráter sazonal que ocorre com maior incidência nos meses de dezembro a maio, o período de tempo que está errado

    letra b) Vírus RNA. arbovírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae.

    letra c) letra correta

    letra d) os primatas não humanos são os maiores hospedeiros nas áreas rurais e não urbanas

    letra e) No Brasil, não ocorre transmissão da   em cidades desde 1942... mas ainda há o risco se uma pessoa que não é vacinada acabar tendo contato com essas regiões onde há o mosquito transmissor e contamine outras pessoas na área urbana

  • Pesquisei no Google... isso me deixou preocupada. Parece que a banca retirou a frase daqui.

    No Brasil, seu principal vetor é a fêmea do mosquito Haemagogus janthinomys infectada.

    Os primatas não humanos são os principais hospedeiros da febre amarela urbana.

    No Brasilatualmente, o maior número de casos humanos registrados são referentes ao ciclo urbano da doença.


ID
819550
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Entamoeba histolytica é um organismo que, no homem, pode provocar diarreia grave com sangue e muco. A infecção por esse microrganismo constitui um grave problema de saúde no mundo. Analise as afirmativas sobre a Entamoeba histolytica e sua infecção:

I. É considerado um protozoário heteroxênico.

II. É um microrganismo que possui somente uma forma: cistos.

III. A infecção ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com os cistos desses parasitos.
Assim, podemos considerar como correta(s), a(s) afirmativa(s) :

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    I -
    Errado. Entamoeba é monoxênica, ou seja, completa seu ciclo dentro de um só hospedeiro.
    II - Errado. As formas de cistos são as que contaminam o homem. Mas existe a forma trofozoíta, que predomina dentro do hospedeiro.
    III - Correta. 
  • Entamoeba histolytica é um organismo monoxênico, ou seja, completa todo o seu ciclo em apenas um hospedeiro. O homem pode se contaminar ingerindo água contaminada ou consumir alimentos contaminados com cistos que quando atinge o intestino delgado, completa seu ciclo. Portanto, a única opção correta é a que trata a forma de se contaminar e adquirir a doença. Alternativa correta (D).

ID
875164
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No programa Fantástico, da Rede Globo, o ex-craque de futebol Ronaldo desafiou o público na busca de eliminar o excesso de peso. Durante três meses ele seguiu as regras determinadas por um preparador físico com o objetivo de perder 10 quilos, dos 118 quilos pesados no início da apresentação. Sobre o assunto, marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Logo abaixo da pele existe uma camada de tecido conjuntivo frouxo (ou tecido subcutâneo) conhecido como hipoderme. Nesse tecido encontra-se quantidades variáveis de células adiposas que atuam como reserva de energia e isolante térmico.  O carboidrato considerado mais abundante na natureza é a celulose, que faz parte da composição da parede celular dos vegetais. Tanto os carboidratos, como as gorduras atuam como reserva de energia, sendo que 1 grama de açúcar libera 4 calorias e 1 grama de gordura pode produzir 9 calorias. Porém, a reserva de gordura é mais permanente e só é mobilizada após o uso da reserva de carboidrato. As proteínas, por sua vez são formadas por 20 tipos de aminoácidos existentes. A energia dos alimentos é liberada através do processo de respiração celular, que ocorre no interior das células com a participação do oxigênio (funciona como aceptor final de elétrons).


    Letra B correta.



  • a) O tecido adiposo, rico em células que armazenam gordura,
    as células adiposas ou adipócitos, situa-se na hipoderme, um tecido epitelial.


    Não se trata de tecido epitelial e sim de tecido conjuntivo.


    b) A energia dos alimentos é liberada através de uma série
    de transformações ou reações químicas que fazem parte da respiração celular e
    que acontecem no interior das células. Neste processo, a glicose, um açúcar,
    combina-se com o oxigênio e se transforma em gás carbônico e água


    A respiração celular é o processo de obtenção de energia
    mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a liberação de dióxido
    de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra
    substância orgânica, tal como lipídios. A organela responsável por essa respiração
    é a mitocôndria. Correto


    c) O carboidrato mais abundante na natureza é o amido. Ele é
    encontrado nas plantas e, em conjunto com outras substâncias, forma a parte dos
    vegetais conhecida como fibra.


    A CELULOSE : É o carboidrato mais abundante na natureza.
    Possui função estrutural na célula vegetal, como um componente importante da
    parede celular, não são digeridas pelos humanos. A quitina é o segundo
    polissacarídeo mais abundante na natureza depois da celulose, sendo o principal
    componente do exoesqueleto de crustáceos e insetos; sua presença ocorre também
    em nematóides e parede celular de fungos e leveduras.


    d) Quando ingerimos açúcar em excesso, uma parte dele é
    transformada em gordura e depositada sob a pele e em volta de diversos órgãos
    do corpo. A gordura não é uma reserva de energia muito econômica: enquanto um
    grama de carboidrato ou de proteína libera nove quilocalorias de energia, um
    grama de gordura produz quatro quilocalorias


    Um grama de carboidrato libera quatro a cinco quilocalorias enquanto
    que um grama de gordura libera cerca de 9,5 quilocalorias.


    e) As proteínas são as principais substâncias de construção
    do nosso corpo, formadas pela união de muitas moléculas de centenas de tipos de
    aminoácidos encontrados na natureza. Os alimentos de origem animal são, em
    geral, uma fonte de proteínas completa.


    Grande parte das proteínas que produzimos em nossas células
    tem função plástica ou construtora, isto é, participa da construção de nossos
    tecidos. As proteínas podem também ter a função reguladora no organismo. Elas
    podem ser encontradas em vegetais, cereais, legumes e carnes, mas as proteínas
    dos vegetais são chamadas incompletas, porque não contêm todos os aminoácidos
    necessários ao organismo. Por isso, as proteínas de origem animal são as mais
    recomendadas e estão nas carnes, ovos, leite e seus derivados. O erro está em
    dizer que são centenas de TIPOS de aminoácido quando na verdade são apenas 20
    tipos.



ID
899797
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?

Alternativas
Comentários
  • Questão de nível fácil, exige conhecimentos sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti e medidas preventivas para impedir sua reprodução. Tendo em vista que as fêmeas do mosquito botam seus ovos em água limpa e parada e suas larvas se desenvolvem aí, a melhor opção para impedir que isso aconteça é remover recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas, latas, vasos de plantas e até mesmo caixas d’água destampadas.  Letra C correta.
  • SEM COMENTÁRIOS!

  • Tá de brincadeira quem errar uma questão dessa kkjk

  • Comentário da questão

    Campanhas de combate ao mosquito vetor da Dengue consistem na eliminação de possíveis criadouros do mosquito, um inseto aquático (fase larval vive na água), portanto, a remoção de recipientes que possam acumular água é uma forma de combatê-lo.

  • Letra C

    Basta saber os métodos preventivos contra a Dengue.

    Para evitar o mosquito da Dengue, é necessário remover recipientes que possam acumular agua, como: vasos, pneus, tampas de caixa de plástico ou qualquer coisa que possa acumular agua.

  • Questão de nível fácil, exige conhecimentos sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti e medidas preventivas para impedir sua reprodução. Tendo em vista que as fêmeas do mosquito botam seus ovos em água limpa e parada e suas larvas se desenvolvem aí, a melhor opção para impedir que isso aconteça é remover recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas, latas, vasos de plantas e até mesmo caixas d’água destampadas. Letra C correta.

  • "Não existe, ainda, vacina contra a dengue. Dessa

    maneira, a profilaxia (prevenção) da doença reside

    no combate aos vetores, isto é, aos mosquitos

    transmissores. Para tanto, devem ser tomadas as

    seguintes medidas: exterminar os locais utilizados

    pelo mosquito para sua reprodução e postura dos

    ovos, não deixando água no interior de garrafas, latas

    vazias, pneus velhos, etc.; tampar caixas-d’água,

    tanques, filtros e quaisquer reservatórios de água

    dentro ou fora de casa; evitar a manutenção de água

    nos pratos dos vasos de plantas; utilizar inseticidas e

    desinfetantes domésticos e usar telas protetoras em

    portas e janelas para impedir o acesso dos mosquitos

    ao interior das casas."

  • 95,39% de acertos.

    Deve ter sido a questão mais "fácil" de todos os tempos do ENEM.

  • Sério que isso foi uma questão do ENEM?

  • Você que acha que está questão é fácil e blá blá blá...

    Nos poupe do seu incrível puxa saquismo eu sei que o seu ego necessita disso, no entanto ajude os outros colegas que erraram está questão a achar a resposta e entender o problema.

    Infelizmente ou felizmente ninguém quer saber o quanto você é bom ou acha está questão fácil e sim entender a questão, se coloque no lugar do próximo, imagine uma pessoa que erra a questão abre os comentários e vê você menosprezando quem erra ou a questão, isso é desnecessário.

    A você que achou que eu peguei pesado nesta critica, perdoa-me visto que há momentos que não aguentamos mais nos depararmos com pessoas que vivem enchendo o próprio ego, sendo aqui um canal de questões com comentários direcionados a resoluções de questões.

    Enfim boa sequência a todos...


ID
949543
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A  cárie  dental  resulta  da  atividade  de  bactérias  que degradam  os  açúcares  e  os  transformam  em  ácidos que corroem a  porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente  com  o  cálcio  e  um  açúcar  chamado  xilitol, agem  inibindo  esse  processo.  Quando  não se  escovam os  dentes  corretamente  e  neles  acumulam-se  restos de  alimentos,  as  bactérias  que  vivem  na  boca  aderem aos  dentes,  formando  a  placa  bacteriana  ou  biofilme. Na  placa,  elas  transformam  o  açúcar  dos  restos  de alimentos  em  ácidos,  que  corroem  o  esmalte  do  dente formando  uma  cavidade,  que  é  a  cárie.  Vale  lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis,  pois as bactérias possuem  polissacarídeos  intracelulares de  reserva.
Disponível em:  http://www.diariodasaude.com.br.  Acessoem:  11  ago 2010  (adaptado).

cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva.
* cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.
HOUAISS, Antônio.  Dicionário eletrônico. Versão  1.0. Editora Objetiva,  2001  (adaptado)

A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de

Alternativas
Comentários
  • Questão de nível fácil, exigindo apenas a interpretação do texto e análise das informações fornecidas por ele. Como lido no texto, bactérias presentes na boca se aderem aos dentes transformando açúcares em ácido que acabam por degradar a parte mineralizada dos dentes. Essa degradação pode gerar “buracos” que seriam as cáries (de acordo com o dicionário: degradação do osso por ação progressiva). Também é informado que a placa bacteriana se forma independente da alimentação, pois as próprias bactérias apresentam polissacarídeos de reserva, que seriam transformados no ácido corrosivo. Entretanto, a alimentação rica em açúcar combinada com má higienização bucal irá contribuir para uma maior proliferação dessas bactérias, aumentando a chance do aparecimento de cáries.
  • Açúcar e cáries andam sempre juntos. Porém, a quantidade total de açúcar que se consome tem menos impacto na formação de cáries do que a forma como esse açúcar é consumido.

     

    A cárie ocorre quando as bactérias que revestem os dentes se alimentam de açúcares simples. Ela cria um ácido que destrói o esmalte do dente. Quando se come algo doce, a bactéria leva por volta de 20 segundos para converter o açúcar em ácido, que então dura por 30 minutos.

     

    Isso significa dizer que uma lata de refrigerante é bem menos prejudicial para os dentes quando consumida em apenas alguns minutos do que a mesma lata de refrigerante quando consumida por algumas horas com goles repetidos, disse Carole Palmer, professora de saúde pública e serviço comunitário na Universidade de Medicina Dental Trufts.

     

    "Todas as vezes que açúcar é levado até a bactéria, o ácido será formado" disse Palmer, que recentemente publicou um artigo explorando mitos dentários na publicação Nutrition Today .

     

    "Os fatores que vão aumentar o risco de cárie não incluem a quantidade total de açúcar, mas o padrão de consumo. Você é do tipo que está constantemente dando goles? Você pega um refrigerante e o deixa em sua mesa toda a tarde? Faz uma xícara de café com açúcar e dá pequenos goles durante toda a manhã?"

     

    Ja o flúor juntamente com o cálcio e um açúcar, chamado xilitol agem inibindo esse processo, contudo o flúor deve ser usado com moderação, devido a sua alta toxicidade.

  • Nem precisa ler o texto. Vamos ganhar tempo.

  • Letra E

    A carie é causada por uma má higienização bucal e por consumir muito açúcar. Por isso é recomendado escovar bem os dentes tres vezes ao dia e nao consumir muito açúcar - procure uma alimentação mais saudável.

  • Letra E

    Com base no texto podemos concluir que a cárie dental tem uma influência direta na quantidade de açúcar ingerido e que pode se acumular na região bucal e com isso as bactérias usam isso como nutrientes e geram ácidos que corroem o esmalte do dente, levando a formação da cárie. Para evita-las é necessária uma boa higienização bucal e evitar o consumo excessivo de açucares.


ID
1019896
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

roblemas com a qualidade e a segurança de alimentos existem há muitos séculos. Por exemplo, a adulteração do leite, da cerveja, do vinho, das folhas de chá e do azeite de oliva. Alimentos contaminados causam um dos maiores problemas de saúde no mundo e geram uma redução na produtividade econômica. Embora as doenças de origem alimentar, com frequência, sejam atribuídas à bactérias patogênicas, produtos químicos também podem causar enfermidades decorrentes da ingestão de alimentos. Assinale a alternativa que apresenta doença veiculada por alimento não atribuída a microorganismos:

Alternativas
Comentários
  • Não verifiquei se a questão foi anulada, mas no meu ponto de vista deveria ter sido. Teníase é causada por um platelminto, portanto um animal que creio não ser considerado um microrganismo.

  • Realmente a questão é dúbia por tratar uma Taenia solium como microorganismo, porém, a alergia é caracterizada por uma reação auto-imune, logo não há a presença de microorganismos para a sua evolução. Letra C.

     

    A alergia por fungo é causada por reações ao componente químico do fungo e não ao "microorganismo fungo".

  • Tênia, que pode medir até 10 metros, é um microorganismo?

  • A questão apresenta duas alternativas corretas:B e C


ID
1019902
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A conservação de alimentos pode ser feita através da inibição da multiplicação microbiana. Esse processo pode ser combinado na forma de uma série de barreiras ao desenvolvimento de microorganismos causadores da deterioração de alimentos e toxinfecções alimentares. O conceito de barreiras combina parâmetros físicos e químicos na conservação de alimentos. Não faz parte dos métodos físico-químicos de conservação:

Alternativas
Comentários
  • Didaticamente os métodos de conservação dos alimentos são resumidos segundo seu modo de agir e assim se caracterizam:

    Características dos processos de conservação, segundo seu modo de agir

    Por ação direta sobre o microrganismo

    Por Calor

    Branqueamento / tindalização

    Pasteurização

    Esterelização

    Defumação

    Por Radiação

    Radurização

    Radicidação

    Radappertização

    Por ação indireta sobre o microrganismo, modificando o substrato

    Por Frio

    Refrigeração

    Congelamento

    Supergelação

    Liofolização

    Por Secagem

    Natural

    Artificial

    Instantaneização

    Concentração (evaporação)

    Por adição de elementos

    Salga e cura

    Aditivos

    Açúcar

    Gases

    Revestimentos graxos

    Por fermentação

    Acética

    Alcoólica

    Láctica

    Por osmose

    Por ação de embalagens

    Fonte:
    Fundamentos de Higiene e Inspeção de Carnes/ Luiz Francisco Prata, Rubens Toshio Fukuda- Jaboticabal: Funep, 2001.
    Princípios de Tecnologia de Alimentos/ Altanir Jaime Gava- São Paulo: Nobel, 1984.
    Tecnologia de Alimentos/ José Evangelista- São Paulo: Atheneu, 2005.


ID
1019905
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os métodos de conservação previnem o acesso de patógenos aos alimentos; inativam qualquer patógeno que tenha obtido acesso; previnem e reduzem a multiplicação de patógenos, no caso de os métodos anteriores terem falhado. Assinale os métodos de conservação que inativam os microorganismos:

Alternativas
Comentários
  • a questão dar a entender que se quer os métodos que apenas inativem, pode-se entender que é apenas a "inibição" do crescimento. o que leva muitos a marcar a alternativa A

  • Por ação direta sobre o microrganismo

    Por Calor

    Branqueamento / tindalização

    Pasteurização

    Esterelização

    Defumação

    Por Radiação

    Radurização

    Radicidação

    Radappertização


ID
1023670
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Responda à questão 14 com base nas informações apresentadas abaixo.

          A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e representa um dos principais problemas de saúde pública do mundo, especialmente em países tropicais como o Brasil. Por meio de manipulação genética, a empresa britânica Oxitec desenvolveu uma população de mosquitos machos de Aedes aegypti com um gene modificado que produz uma proteína que mata a prole do cruzamento com fêmeas selvagens. Os machos deste mosquito transgênico, quando liberados no meio ambiente, copulam livremente com fêmeas selvagens. Os descendentes desses acasalamentos herdam a proteína letal, morrendo ainda na fase de larva ou pupa. A liberação contínua e em número suficiente desses insetos transgênicos no meio ambiente deve afetar a população de mosquitos selvagens. A primeira liberação experimental na natureza desses animais no Brasil foi aprovada em dezembro de 2010 e deverá ocorrer no município de Juazeiro, Bahia. Somente os mosquitos fêmeas picam o ser humano, transmitindo a doença. Os mosquitos transgênicos machos não vivem muito tempo fora do laboratório, pois eles somente sobrevivem enquanto recebem o antibiótico tetraciclina. Sem esse antídoto, que reprime  síntese da proteína letal, eles morrem em pouco tempo.
(Pesquisa Online FAPESP, Nº. 180, 2011)

Qual das afirmativas abaixo descreve o efeito esperado do mosquito transgênico na população de mosquitos selvagens e no controle da dengue?

Alternativas
Comentários
  • a) errada -> pois a população de fêmeas deverá diminuir.

    b) errada -> pois a manipulação genética nos mosquitos não impedirá que o vírus seja transmitido, mas sim que a população de mosquitos aumente.

    c) errada -> pois a possível redução de dengue acorrerá por causa da morte de fêmeas

    d) errada -> pois a copula faz com que todas os nascidos daquela fêmea sejam mortos, não somente as fêmeas.

    e) correta -> se a estratégia der certo, o esperado é que toda a população de mosquito diminua, assim como é explicado no texto.


ID
1034569
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as doenças humanas, assinale a alternativa INCORRETA

Alternativas
Comentários
  • A Febre Tifoide é uma doença bacteriana aguda, causada pela Salmonella 


ID
1077505
Banca
VUNESP
Órgão
Faculdade Cultura Inglesa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Faz um mês que Lucas deixou de usar sedativos. Ao nascer, o franzino bebê, agora com quatro meses, era agitado, chorava muito, sofria tremores e taquicardia, sintomas da abstinência. Lucas é filho de uma usuária de crack e “consumiu” a droga durante os sete meses de vida uterina. Nasceu prematuro, com apenas 1,8 kg. A operação policial iniciada em 3 de janeiro jogou luz sobre as dezenas de grávidas dependentes que perambulam pelo cen- tro paulistano atrás da droga.

Sobre o consumo de crack durante a gravidez, é correto afirmar que;

Alternativas
Comentários
  • a) bebês gerados por usuárias de crack tornam-se dependentes  de sedativos por toda a vida

    Nao existe esta relação-causa

    b) bebês gerados por usuárias de crack apresentam sintomas  da abstinência do crack até os primeiros sete meses de vida

    Mulheres que fizeram uso até final da gravidez podem fazer o bebê sofrer de abstinência. É um quadro típico da falta de droga. É possível encontrar uma criança mais irritada. Têm relatos de bebês nascendo com esse tipo de comportamento.”
    A neonatologista Saskia Fekete comenta que a síndrome da abstinência do crack não é um fator muito importante diante dos demais problemas, até porque o crack não é um narcótico e sim estimulante. “O bebê pode sofrer um pouco de abstinência e tremores, mas não é um problema comum.”

    c)   mulheres que usam crack nesse período certamente geram  crianças que serão, no futuro, adultos usuários de crack

    Filhos de usuários de drogas têm propensão maior de desenvolver a dependência. É claro que tem fator genético. Não é só isso que determina. Há casos de filhos de usuários que nunca usaram drogas e nem vão usar. Mas há mais usuários entre os filhos deles em comparação com os filhos de pessoas que não têm dependência.

    d) o consumo de crack nesse período não causa efeitos a longo  prazo nos bebês

    As complicações dependem do tipo de usuário. Há mulheres que fazem uso constante da droga e outras, com algum espaço de tempo. Há ainda outros fatores que podem interferir na gestação e que estão em estudos. O certo é que o crack não tem uma síndrome típica, como o álcool. Os comprometimentos vão desde baixo peso até o risco de infarto e deficiência mental. Sem contar que muitos fetos ficam viciados durante a gestação e após o nascimento sofrem com a abstinência da droga.

    Gabarito: E

    fonte: ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)
    http://www.antidrogas.com.br/mostraartigo.php?c=2444&msg=%B4Filho%20do%20crack%B4%20pode%20infartar%20ainda%20beb%EA

  • Durante a gestação, mãe e bebê possuem uma ligação íntima através da placenta. Por ela, o bebê recebe da mãe oxigênio e nutrientes e passa para ela as excretas nitrogenadas e o gás carbônico. Essas trocas acontecem por difusão, pois os vasos sanguíneos de ambos estão muito próximos. Assim, outras substâncias, como medicamentos e drogas consumidas pela mãe podem chegar até o bebê, que indiretamente também consome a substância ilícita. É importante que a mulher grávida faça o pré-natal e evite álcool e outras drogas, além de não usar medicamentos sem prescrição médica.


    Letra E correta.



ID
1079956
Banca
Marinha
Órgão
EAM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta apenas métodos contraceptivos de barreira.

Alternativas
Comentários
  • Condon e diafragma.

  • Condon é o nome relacionado ao preservativo.


ID
1080064
Banca
Marinha
Órgão
EAM
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma pessoa infectada pelo vírus HIV apresenta queda acentuada de imunidade devido à redução do número de ;

Alternativas
Comentários
  • linfócitos CD4 que são células do sistema imunológico


ID
1096534
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um condomínio de casas há muito enfrenta o problema da proliferação do “mosquito comum” ( Culexquinquefasciatus) e do “mosquito da Dengue” (Aedes aegypti) , já que está inserido em um bairro que apresenta menos de 20% de área saneada, de uma cidade brasileira. O referido problema foi intensificado quando se formou um enorme canteiro de obras ao lado do condomínio para a construção de unidades prediais. O número de moradores do condomínio infectados com o verme causador da Filariose e com o vírus da Dengue cresce a cada dia determinando um aspecto focal na transmissão destas doenças.

Com base na situação proposta, indique os principais reservatórios para a proliferação do “mosquito comum” (vetor da Filariose) e do vetor da Dengue, respectivamente, após a intensificação do problema, visando a prevenção das doenças:

Alternativas
Comentários
  • Letra E


ID
1098835
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma pessoa submetida a uma determinada dieta alimentar deseja ingerir, no máximo, 500 kcal em fatias de uma torta. Observe que:

• valor calórico é a quantidade de energia capaz de produzir trabalho, liberada pelo metabolismo de uma certa quantidade de alimento ingerido;

• os valores calóricos aproximados de carboidratos, lipídios e proteínas são, respectivamente, 4, 9 e 4 kcal/g;

• a torta contém, ao todo, 50% de carboidratos, 15% de lipídios e 35% de proteínas;

• cada fatia da torta tem massa de 50 g e todas são iguais e homogêneas.

Para obedecer à dieta, a maior quantidade de fatias dessa torta que a pessoa pode comer corresponde a :

Alternativas

ID
1102921
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Importantes segmentos da sociedade, grupos religiosos e científicos, fervorosamente, discutem os diversos métodos contraceptivos. Atualmente, as controvérsias se destacam em relação à ação da pílula do dia seguinte, que funciona como anticoncepcional de emergência. Em relação aos métodos e alternativas de controle da natalidade, analise as afirmativas:

I - O Dispositivo Intra-Uterino (DIU), colocado no útero da mulher, impede que os espermatozóides alcancem o óvulo.

II - O coito interrompido é um método convencional que consiste em evitar a ejaculação dentro da vagina.

III – A vasectomia, como método de esterilização masculina, consiste na secção dos ductos deferentes.

IV – A “camisinha” é um método preservativo usado exclusivamente pelo homem.

V – O diafragma deve ser colocado no pênis antes da relação sexual

VI - O aborto induzido é liberado no Brasil, quando a mulher apresentar riscos de vida ou gravidez por estupro.

VII – A pílula do dia seguinte contém hormônios que favorecem a fecundação.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Alternativas

ID
1103965
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Devido aos hábitos alimentares relacionados à vida moderna, principalmente o consumo de alimentos industrializados e aqueles disponíveis nos famosos “fast foods”, é frequente se observar na população humana excesso de massa corporal e aumento na incidência de doenças cardiovasculares.

Sobre essa problemática, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1119841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à entomologia forense, julgue o item que se segue.

Dependendo da identificação dos insetos, pode-se inferir a origem da maconha apreendida.

Alternativas
Comentários
  • Com base na identificação de pedaços de insetos coletados no meio da erva, pode-se indentificar a origem de maconha apreendida.

    http://www.unbciencia.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=216:insetos-revelam-origem-da-maconha-apreendida-no-df&catid=55:biologia-animal


ID
1146616
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar da população brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, é que em geral se verifica uma baixa ingestão de alimentos ricos em fibras. As fibras estão presentes em maior quantidade em vários alimentos de origem vegetal, tais como, verduras, legumes, frutas e cereais integrais.

A ingestão dos alimentos ricos em fibras é importante porque

Alternativas
Comentários
  • As fibras aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino e dessa forma contribuem com o bom funcionamento do intestino


ID
1151824
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas popularmente por DST, são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem, essencialmente (porém não de forma exclusiva), pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação. Das DST listadas a seguir, a única que NÃO pode ser veiculada pelo sangue é a

Alternativas
Comentários
  •  b) Tricomoníase.


    Hepatite B: 

    º Causas: é causada pelo vírus B (chamado também de VHB). Uma vez dentro do organismo humano, o vírus ataca os hepatócitos – as células do fígado – e começa a se multiplicar, levando à inflamação do órgão.

    º Modos de transmissão: sexual, sanguínea (por meio do compartilhamento de seringas com sangue contaminado) e vertical (é quando a contaminação acontece de mãe portadora do vírus B para a criança, que se dá durante o parto).


    Tricomoníase

    º Causas: é causada por um protozoário unicelular chamado "Trichomonas vaginalis" ou "T. vaginalis", um tipo de parasita minúsculo que se transmite entre as pessoas durante a relação sexual. O período de incubação entre a exposição e a infecção pode variar de cinco a 28 dias.

    º Modos de transmissão: sexual.


    Sífilis:

    º Causas: é causada por uma bactéria chamada "Treponema pallidum", 

    º Modos de transmissão:  geralmente é transmitida via contato sexual e que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas.


    Aids

    º Causas: a infecção da Aids se dá pelo HIV vírus que ataca as células do sistema imunológico destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por micro-organismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.

    º Modos de transmissão: pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.


    Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas


ID
1153675
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A utilização correta do preservativo durante a relação sexual pode prevenir doenças, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Tétano é uma doença infecciosa, não contagiosa, e é transmitida por objetos contaminados ao solo, como pregos e telhas, quando causam ferimentos profundos.

    Difteria é causado por um bacilo contagioso, também, mas é passada por gotinhas de saliva na tosse, contato com pele contaminada, espirro, dentre outras maneiras não sexuadas, inclusive, o maior índice desta doença é em crianças.

    A cólera é uma bactéria do tipo Vibrio (Em forma de vírgula, que se reproduz rapidamente.), e pode ser transmitida por água contaminada, fezes, talheres, etc...Existe a contaminação entre pessoas, mas é muito rara e não ocorre de maneira sexuada.

    A caxumba é causada por um vírus e só pode ser passada de forma respiratória.

    A catapora é causada por um vírus e é transmitida via oral, ou seja, por gotículas de espirros ou toses, também é possível que se transmita pelos toques nas feridas que ela causam ao portador ou pela pele. Como ela é altamente contagiosa, mesmo antes e depois dos sintomas surgirem, ela pode ser transmitida em uma relação sexual, mas não devido aos contatos dos órgãos genitais, mas sim pelos demais contatos.

    O botulismo é uma intoxicação fatal causada por uma bactéria ao ingerir alimentos contaminados.

    A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, as meninges, ela pode ser causada por vírus, bactérias ou outro micro-organismo, por diversas maneiras, porém nenhuma delas sexuadamente.




ID
1207798
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças de caráter epidemiológico, as quais podem ser minimizadas e controladas por meio de implantação de infraestrutura adequada de saneamento básico e abastecimento de água tratada, são

Alternativas
Comentários
  • A cisticercose é causada pela ingestão acidental dos ovos da Taenia solium, uma espécie de platelminto. Indivíduos com teníase, por possuírem em seu organismo a forma adulta da tênia, liberam ovos destes animais, juntamente com suas fezes, podendo contaminar a água ou mesmo alimentos ou mãos. Assim, ao se ingerir os ovos da T. solium, este parasita se encaminha do trato digestório à corrente sanguínea, e se aloja em órgãos como cérebro, olhos, coluna ou músculos.
     

    A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni. O Indivíduo infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces. Após quatro semanas, as larvas abandonam o caramujo na forma de cercarias e ficam livres nas águas naturais. O ser humano adquire a doença pelo contato com essas águas. 

     

    A cólera é uma infecção intestinal causada pela Vibrio cholerae, bactéria que costuma viver na água. Seus principais sintomas são diarreia e vômitos que podem levar à desidratação. O contágio da cólera se dá por meio da ingestão de água e alimentos infectados. Em contrapartida, os alimentos são infectados com a água que teve contato com fezes de portadores da bactéria.

     

    Ascaridíase: lombriga. É uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. O único reservatório é o homem. Se os ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.

     


ID
1353883
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida, fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores.

O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado).

Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em

Alternativas
Comentários
  • d) aminoácidos essenciais.


    Aminoácidos: são as unidades químicas ou blocos de construção do corpo que formam as proteínas. 

    Aminoácidos essenciais: são derivados a partir de alimentos. Não podem ser sintetizados no corpo e devem ser tomadas medidas para obter alimentos ricos em proteínas que os contêm. Nosso corpo quebra as proteínas de aminoácidos essenciais e, assim, formar novas proteínas.


    Fonte: http://asproteinas.com/aminoacidos


  • Ao prometerem não comer carnes e derivados, os produtores rurais deixaram de ingerir alimentos que são ricos em proteínas. A presença de proteínas na alimentação é importante porque ao digerí-las, nosso organismo disponibiliza para nosso próprio uso (síntese de proteínas), aminoácidos essenciais. Existem 20 aminoácidos diferentes, e são classificados em naturais e essenciais. Os aminoácidos naturais são aqueles produzidos pelo organismo (produzimos 12 aminoácidos). Os aminoácidos essenciais são aqueles que não são produzidos pelo corpo, logo, devem estar presentes na dieta. Portanto, é importante que os produtores tenham consumido outros alimentos ricos em aminoácidos essenciais. Letra D correta.


    RESPOSTA: (D)



  • Quando uma refeição contém todos os aminoácidos essenciais na quantidade necessária para os seres humanos, diz-se que esta apresenta um elevado valor biológico, porém quando a refeição contém tais aminoácidos em quantidades insuficientes, fala-se que o alimento é de baixo valor biológico. A mistura de arroz, feijão, verduras e legumes é de baixo valor biológico e o aminoácido essencial presente em menor quantidade (aminoácido limitante) nessa mistura vai influenciar na incorporação dos demais. Por isso, permanecer três meses sem consumir carne e derivados ocasiona um déficit nutricional proteico, uma vez que tais alimentos possuem aminoácidos essenciais em quantidades satisfatórias. Dietas onívoras - com alimentos derivados de animais e vegetais - são as mais recomendadas por fornecerem as quantidades necessárias de aminoácidos possibilitando ao organismo biossintetizar suas próprias proteínas que integrarão a pele, cabelo, unhas e os ossos.

  • Aminoácidos esseciais são aqueles que o organismo não pode sentetizar, ou seja, os adquirimos com uma boa alimentação rica em aminoácidos. Dos 20 aminoácidos que existem apenas 9 podem ser adquiridos através dos alimentos.

  • http://www.saudecerto.com/2013/07/aminoacidos-naturais-e-essenciais.html

    Aminoácidos naturais e essenciais
    O que são aminoácidos?

    Os aminoácidos também são conhecidos como monopeptídeos e consistem em moléculas orgânicas formadas a base de cadeias de carbono que são ligadas ainda a átomos de hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e até mesmo a enxofre. Elas contém um grupo Carboxila (COOH) e ainda um grupo amina (NH2).

    Na natureza, existe um total de vinte aminoácidos que são diferenciados por um tipo de agrupamento chamado radical (R). Eles são classificados de acordo com as suas propriedades químicas, dentro desse contexto são os que apresentam a cadeia polar, e os demais que não tem capacidade para adquirir carga elétrica.

    Para que servem os aminoácidos?

    Os seres vivos do planeta (todos) utilizam-se dos aminoácidos para conseguir sintetizar as suas proteínas. Eles podem ser combinados de diversas formas, a depender da expressão genética guardada no DNA de cada um. Algumas espécies, conseguem até mesmo fabricar os aminoácidos integralmente, ou seja, todos os tipos de que necessitam, já outras necessitam adquirir eles através da sua alimentação.

    Para os humanos, nove dos 20 aminoácidos existentes são considerados como essenciais, e o restante é qualificado como naturais.

    Qual a diferença entre aminoácido natural e essencial?

    Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo humano não consegue sintetizar e através do hábito alimentar nutricional onívoro, ou seja, que abrange o tipo de alimentação herbívora e carnívora, é possível suprir o déficit de aminoácidos. Já os naturais, são aqueles que o corpo humano tem a capacidade de sintetizar, ou seja, não precisa adquirir por meio da alimentação, já que o próprio corpo é capaz de produzir.

    Quais são os aminoácidos essenciais?

    Conheça agora quais são os aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo humano não é capaz de sintetizar e precisa ser consumido através da alimentação para que o corpo humano consiga funcionar regularmente e realizar as suas funções normais: Histidina, isoleucina, lisina, metionina, felinalina, treonina, triptofano, valina e leucina.

    Quais são os aminoácidos naturais?

    Saiba agora quais são os aminoácidos naturais, ou seja, aqueles que o corpo consegue realizar a sintetização: Alanina, arginina, asparagina, cisteina, ácido glutâmico, glutamina, glicina, prolina, ácido aspártico, serina e tirosina.

  • https://youtu.be/L3u93s9bMXM   

    Vide vídeo acima.
  • Falou em carne, eu associei logo a proteínas. Mas não encontrei essa alternativa. Importante associar Proteínas a Aminoácidos.

  • Os aminoácidos são moléculas orgânicas que servem como unidade fundamental na formação de proteínas.

     

    Aminoácidos não essenciais ou naturais – são os que nós conseguimos sintetizar em nosso organismo. São eles: glicina, histidina, alanina, asparagina, serina, glutamina, cisteína, prolina, tirosina, ácido aspártico, ácido glutâmico e arginina.

     

    Aminoácidos essenciais – são aqueles que não produzimos, sendo necessária a ingestão de determinados alimentos. A maioria deles nós encontramos em alimentos de origem animal: carne, leite, ovos, etc. São eles: fenilalanina, valina, triptofano, treonina, lisina, leucina, isoleucina e metionina.

     

    A histidina e a arginina são aminoácidos essenciais apenas durante a infância, sendo que mais tarde passam a ser sintetizados pelo nosso organismo.

     

    Apesar de os vegetais conseguirem sintetizar todos os tipos de aminoácidos que precisamos para sobreviver, não encontramos todos os aminoácidos essenciais em um só vegetal. Então é importante que nas dietas vegetarianas haja diversidade na alimentação, principalmente com cereais (como trigo, aveia e quinoa), leguminosas (como feijão, grão de bico, lentilha e soja) e oleaginosas (como castanhas e nozes).

  • Eles devem consumir aminoácidos,todavia,não precisamos de todos,os seres humanos produzem cerca de 12 dos 20 aminoácidos existentes,isso os torna naturais à nós,contudo necessitamos retirar da natureza esses 8 que faltam,que são aqueles considerados não-naturais ou essenciais.

     

    R:Letra "D".

  • O jejum de carne presume deficiência proteica, que é amenizada com a ingestão de aminoácidos essenciais (não produzidos naturalmente pelo organismo humano).

  • Pensei que arroz e feijão tivesse todos os aa esssenciais que uma pessoa precisa.

  • Letra D

    Existem dois tipos de Aminoácidos: os naturais e os essenciais...

    Os Aminoácidos essenciais nao conseguimos sintetizar logo, precisamos suprir esse déficit...

  • Bem easy! Nem é tão antiga a prova pra uma questão tão simples. Produtos de origem animal: proteínas integrais - aminoácidos essenciais que são adquiridos por meio da dieta. Fontes vegetais: proteínas parciais. Na ausência de produtos animais, as leguminosas são uma importante fonte de proteína, agem em conjunto com bactérias fixadoras de nitrogênio. Leia-se nitrogênio no solo e pense em um bom desenvolvimento das plantas.

  • Nosso corpo é formado por 20 aminoácidos: essenciais e naturais.

    Os naturais são 11 e nosso proprio corpo produz.

    Já os os essenciais, nós não produzimos e precisamos consegui-los por meio de alimentos.

    São 09 aminoácidos essenciais: - histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina -

  • Esses são chamados de aminoácidos essenciais. ... Para a espécie humana, por exemplo, dos 21 aminoácidos, 8 são essenciais, como, por exemplo, arginina, fenilalanina, histidina, leucina, metionina, entre outros, e 13 são naturais, como, por exemplo, glicina, alanina, arginina, serina, cisteína, tirosina, entre outros.

  • Nessa questão, bastava associar proteínas, proveniente da carne, aos aminoácidos.

  • Sinceramente, não vejo sentido no gabarito.

    • Os aminoácidos essenciais conseguem ser obtidos de alimentos de origem vegetal.
    • ácidos graxos saturados são as gorduras, e essa são de origem animal.

    Então, a suplementação deveria ser de gorduras saturadas, não?


ID
1354291
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre alimentos ricos em gorduras vegetais é possível prever que geralmente apresentem:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o gabarito!!!  

    Apesar de ambos serem formados por triglicerideos e de usarmos os termos óleo e gordura como sinônimos, essas substâncias apresentam propriedades químicas diferentes: óleos são liquidos e gorduras são sólidas à temperatura ambiente.  Quanto maior o número de insaturações, menor o ponto de fusão da substância. Conseqüentemente, moléculas que apresentam muitas insaturações são líquidas à temperatura ambiente. Em contraposição, moléculas que apresentam pouca ou nenhuma insaturação possuem maior ponto de fusão, sendo sólidas à temperatura ambiente. Isso explica a diferença entre óleos e gorduras: como os óleos são líquidos à temperatura ambiente, eles são ricos em AG insaturados. Em contraposição, as gorduras, por serem sólidas, possuem predominância de AG saturados.

  • Gordura insaturada. Existente principalmente em vegetais, ela é líquida em temperatura ambiente. Há a monoinsaturada (com apenas uma ligação dupla de carbono) e a poliinsaturada (com mais de uma ligação dupla de carbono).


ID
1354324
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cannabis sativa é a droga ilícita mais consumida no mundo. Estas plantas são dioicas e seus frutos apresentam uma semente. Dessa forma, é possível prever que se trata de uma:

Alternativas
Comentários
  • As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.

    Espécie dioica (do grego oikos, que significa casa) àquela em que os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes. Quando as flores apresentam tanto gineceu quanto androceu, são chamadas de flores monóclinas. Quando apresentam apenas o gineceu, recebem o nome de flores carpeladas e quando apresentam somente o androceu são chamadas de flores estaminadas. Por fim, as plantas que apresentam indivíduos masculinos, apenas com flores estaminadas, e indivíduos femininos, apenas com flores carpeladas, são chamadas de plantas dióicas.


ID
1364377
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Chenopodium quinoa apresenta vantagens nutricionais em comparação ao trigo e ao arroz, cujas proteínas são deficientes em

Alternativas
Comentários
  • É por isso que a combinação arroz+feijão é super indicada: "a lisina, aminoácido superencontrado no feijão, existe em pequenas quantidades no arroz."

    Gab: A


ID
1364401
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o trecho abaixo para responder a questão.

Um dos fatores intrínsecos extremamente importantes
para o metabolismo microbiano seria a atividade de água (Aa),
ou seja, a presença de água em uma forma disponível para os
micro-organismos.

A atividade de água é um fator importante para os estudos de microbiologia de alimentos, pois é um fator intrínseco para o crescimento microbiano. Entre os alimentos abaixo, apresenta(m) alta Aa
I. as frutas frescas.
II. as carnes e os pescados frescos.
III. o mel.

É correto o que está contido em

Alternativas

ID
1389439
Banca
IPAD
Órgão
SESC-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O saneamento público precário e o acúmulo de lixo são, em muitas de nossas cidades, as principais causas dos problemas de saúde pública nas comunidades, principalmente em crianças e idosos que são os que mais sofrem com doenças provocadas por parasitas habitantes destes ambientes. Pela importância que este assunto demanda para o ensino das Ciências Naturais, analise as alternativas a seguir, marcando a única que traz uma relação incorreta entre a forma de transmissão e o agente causador da doença.

Alternativas
Comentários
  • Teníase ocorre pela ingestão de carne de porco ou boi contaminada pela LARVA do verme.
  • Não é verme nematelminto. É um verme CESTOIDE.
  • Teníase platelminto

  • Complementando: além de ser pela larva do verme platelminto é bom mencionar que a ingestão de ovos está relacionada a outra doença - Cisticercose humana.

  • PLA / T / E / LMINTOS

    PLA - Planária

    T - Tênia

    E - Esquistossomo


ID
1397344
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na região da floresta amazônica, é grande a incidência de malária. Problemas locais dificultam o combate à endemia. Assinale a opção que indica uma medida paliativa capaz de reduzir o grau de incidência dessa doença.

Alternativas
Comentários
  • Malária: Usar tela contra insetos sobre as camas, nas portas e janelas.

  • Gabarito B

    Na Malária, o hospedeiro intermediário é o ser humano


ID
1399429
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A obesidade é uma doença crônica caracterizada por excesso de gordura corporal que se tornou muito comum em países desenvolvidos. No Brasil houve um aumento em 90% no número de cirurgia bariátrica, procedimento que leva alteração anatômica e da fisiologia do trato digestório. As técnicas restritivas-disabsortivas apresentam tanto uma redução gástrica como diminuição da absorção de nutrientes por meio de uma derivação no intestino delgado. No pós-operatório é comum a ocorrência de deficiências nutricionais. Assinale a alternativa correta em relação às principais deficiências nutricionais que podem estar correlacionadas a condição descrita:

Alternativas
Comentários
  • letra A por elimininação.

    Letra B, se retira parte do estômago não acredito inlfuenciar menos na absorção de ferro, porque tembém absorve-se pelo intestino delgado.

    letra C não é tratamento simples, pois tem cirurgia envolvida.

    letra D Existe sim desnutrição


ID
1406746
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que a quantidade de partos em adolescentes de 10 a 19 anos na rede pública caiu 22,4% de 2005 a 2009. O Ministério da Saúde atribui essa tendência às campanhas destinadas aos adolescentes e à ampliação do acesso ao planejamento familiar. Qualquer pessoa pode retirar preservativos nos postos de saúde. Além disso, nesses locais, os adolescentes também recebem o apoio de um profissional de saúde para avaliar qual o método contraceptivo mais adequado ao estilo de vida dos parceiros.

Considerando as características dos métodos anticoncepcionais, as adolescentes devem optar

(Brasil acelera redução de gravidez na adolescência. Portal da Saúde. www.saude.gov.br. Acesso em 20/09/2011.)

Alternativas
Comentários
  • Creio que a D esteja mais correta do que a B porque a camisinha protege contra ISTs enquanto o DIU, embora mais eficiente para prevenção da gravidez, é mais caro, mais difícil de colocar e não protege contra ISTs.


ID
1406761
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças emergentes são aquelas novas que promovem significativo impacto sobre o ser humano, devido à sua gravidade e à potencialidade de deixar sequelas limitadoras e morte ou pelas repercussões sociais relacionadas com a sua prevalência. As doenças reemergentes são as que reaparecem após período de declínio significativo ou com risco de aumento no futuro próximo.

(http://www.medicina.ufmg.br/rmmg/index.php/rmmg/article/viewFile/114/96. Acesso em 20/09/2011.)

A respeito da emergência ou a reemergência de certas doenças, está correto afirmar que, no caso da

Alternativas
Comentários
  • Questão confusa, mais vamos lá!

    Doenças emergentes são aquelas novas que promovem significativo impacto sobre o ser humano, devido à sua gravidade e à potencialidade de deixar sequelas limitadoras e morte ou pelas repercussões sociais relacionadas com a sua prevalência. - Coronavírus.

    As doenças reemergentes são as que reaparecem após período de declínio significativo ou com risco de aumento no futuro próximo - Febre Amarela 2016 a 2018.

  • Estou com a maior dúvida entre C ou D

  • O mosquito palha transmite a leishmaniose também conhecido como calazar.


ID
1406770
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O suco do açaí produzido artesanalmente pode ser hoje um dos principais responsáveis por surtos da doença de Chagas no Brasil. Entre junho de 2006 e junho de 2007, 116 pessoas foram contaminadas após ingerirem a bebida nos estados do Amapá, Amazonas e Pará. A contaminação do suco acontece quando o inseto portador do protozoário que causa a doença é triturado junto com a fruta. De acordo com o parasitologista Aldo Valente, do Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, surtos da doença de Chagas transmitida por via oral acontecem desde 1968.

(Alto risco no açaí. Revista Ciência Hoje, edição 243, 2007)

Com relação ao agente causador e às formas de transmissão da doença de Chagas, está correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    a) ERRADA - Trypanosoma cruzi é transmitido no ato de alimentação do vetor (transmissão vetorial clássica). Assim que o barbeiro termina de se alimentar, ele defeca, eliminando os protozoários e colocando-os em contato com a ferida e a pele da vítima.

    b) ERRADA - Os protozoários são organismos unicelulares, eucarióticos e que apresentam nutrição heterotrófica.

    c) CORRETA

    d) ERRADA - O quadro grave é caracterizado por febre de intensidade variável, mal-estar, inflamação dos gânglios linfáticos e inchaço do fígado e do baço. Pode ocorrer e persistir durante até oito semanas uma reação inflamatória no local da penetração do parasito (inchação, edema), conhecida como chagoma. O edema inflamatório unilateral das pálpebras (sinal de Romaña) ocorre em 10% a 20% dos casos quando a contaminação ocorre na mucosa ocular. Em alguns casos há manifestações fatais, ou que podem constituir uma ameaça à vida, incluindo inflamação do coração e inflamações que comprometem a meninge e o cérebro. A fase crônica sintomática decorre com maior frequência de lesões cardíacas, com aumento do volume do coração, alterações do ritmo de contração, e comprometimento do tubo digestivo, com inchação do esôfago e do estômago.

     

  • Na verdade as fezes são postas perto do local da ferida quando o vetor se alimenta de sangue e só depois que o indivíduo coça que o tripanossoma invade a corrente sanguínea.


ID
1440820
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A epidemia de dengue em Campinas (SP) chegou a 5016 casos e outras seis mortes são investigadas, segundo balanço divulgado pela Prefeitura nesta segunda-feira (14.04.2014). Desses, 173 são considerados graves e os pacientes inspiram mais cuidados.
(http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia. Adaptado)

A doença citada no texto é causada por um tipo de

Alternativas
Comentários
  • Vírus transmitido pelo vetor Aedes aegypti (mosquito).

  • Os vírus são conhecidos por serem os organismos mais simples e pequenos. ... A maior diferença entre os vírus e as bactérias, é que os vírus necessitam de um hospedeiro vivo para crescerem - como uma planta ou um animal – para se multiplicarem, enquanto a maioria das bactérias podem crescer em superfícies mortas.


ID
1440868
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, uma forma considerada segura, que permite evitar doenças sexualmente transmissíveis, e duas dessas doenças.

Alternativas

ID
1458664
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os micro-organismos, na maioria das vezes invisíveis a olho nu, capazes de produzir doenças, deterioração de alimentos e mau cheiro são classificados como agentes

Alternativas

ID
1471792
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus HIV. Sobre essa doença, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B.

    Na AIDS há uma diminuição no numero de linfócitos TCD4 e não CD8 como é afirmado na questão.
  • Tcd4 que estão ligados diretamente à imunização

  • QUESTAO A - ERRADA

    Apesar do vírus HIV possuir RNA (trata-se de um retrovírus), por conter a enzima transcripse reversa, produz DNA a partir do RNA, duplicando-se junto com o DNA da célula hospedeira.

  • a) Uma vez incorporado, o DNA viral sofrerá duplicação juntamente com o DNA da célula hospedeira todas as vezes que  ela se dividir. (CERTO)

    R: A célula começa a produzir as proteínas virais, comandada pelo DNA viral

    b) É considerada uma síndrome, pois se trata de um conjunto de sintomas relacionados à diminuição na quantidade de  linfócitos CD8. (ERRADO)

    R: Linfócitos CD8? Que pegadinha de má fé (kkk). O nome correto dos Linfócitos receptores é CD4

    c) O HIV é um retrovírus envelopado, que, após uma fase inicial, pode ficar incubado por muitos anos sem que a pessoa  manifeste nenhum sintoma. (CERTO
    R: De 8 a 10 anos.

    d) Mulheres grávidas, contaminadas pelo HIV, podem transmitir o vírus para o filho através da placenta, no momento  do parto ou na amamentação. (CERTO)

    R: Contaminação vertical (de mão para filho)


ID
1473430
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Campinas viveu no verão deste ano a maior epidemia de dengue da sua história e situação semelhante foi observada em outras cidades brasileiras. Indique o vetor dessa virose, onde ele se reproduz e a situação de temperatura que influencia sua reprodução.

Alternativas
Comentários

ID
1479025
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A partir de maio desse ano (2014)o SUS passou a oferecer uma vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano). A campanha pretende aplicar a vacina em 5,2 milhões de meninas entre 11 e 13 anos e reduzir os casos de câncer de colo do útero, ânus, garganta e pênis, além de reduzir o aparecimento de verrugas genitais, causadas pelo HPV.

A vacina contra o HPV, como qualquer vacina,

Alternativas
Comentários
  • Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância.

  • Estimula o corpo na produção de anticorpos contra o HPV.

  • Ministério da Saúde 2021 amplia público para vacinação contra HPV

    para indivíduos imunodeprimidos de ambos os sexos na faixa entre 9 e 26 anos, que deverão receber a vacina, sendo o esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses).

    e também mulheres na faixa etária de até 45 anos, 11 meses e 29 dias.


ID
1523833
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A toxoplasmose é uma doença endêmica em várias regiões do mundo, atingindo hospedeiros vertebrados, silvestres e domésticos, incluindo o ser humano. O agente etiológico é o Toxoplasma gondii e a infecção pode ocorrer através da ingestão de

Alternativas
Comentários
  • água contaminada com os oocistos do parasito excretados por felinos.

  • a) O correto seria "saladas cruas contaminadas com OOCISTOS dispersados..."
    b) Apenas os felinos liberam oocistos nas fezes.
    c) O correto seria "carne de animais infectados contendo cistos teciduais com BRADIZOÍTOS."
    d) CORRETA


ID
1540504
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A professora de Ciências, preocupada com a grande ingestão de bebidas alcoólicas por adolescentes, propôs um trabalho em grupo para que pesquisassem os riscos do etanol para o organismo. Seus alunos aprenderam que o etanol é formado por pequenas moléculas que são rapidamente absorvidas após a ingestão. Dentre os órgãos que podem ser dani?cados, é possível citar:

Alternativas
Comentários
  • A única opção que tinha fígado kkkkkkkkk.


ID
1548157
Banca
UniCEUB
Órgão
UniCEUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Aquecimento global leva malária a regiões antes sem a doença.

      Um estudo realizado por pesquisadores americanos sugere que o aquecimento global está levando a malária para regiões onde a doença não ocorria antes. Cientistas da Universidade de Michigan descobriram que populações vivendo nas regiões mais altas da África e da América do Sul correm um risco cada vez maior de contrair malária. O parasita da malária e o mosquito que o transmite não conseguem se adaptar ao ar mais frio tradicionalmente encontrado nessas regiões. Por isso, a doença é contraída em regiões mais baixas e quentes.Os pesquisadores acreditam que o aumento das temperaturas no futuro pode resultar em milhões de novos casos em algumas áreas.

                                                                                                                  notícias.terra.com.br, 07/03/2014

Apesar dos enormes avanços da ciência, ainda hoje a doença que mais mata em todo o planeta é a Malária. Analise as afirmações abaixo sobre essa doença:

I - A malária é causada pelo protozoário Plamodium sp que infecta as células do fígado e os glóbulos vermelhos do sangue.
II - O vetor responsável pela transmissão do protozoário é o Aedes sp, endêmico nas regiões do centro-oeste brasileiro.
III - O inseto transmite uma forma infecciosa móvel, o esporozoíto, que se reproduz assexuadamente nas células hepáticas.
IV - Os glóbulos vermelhos são infectados com merozoítos, que se reproduzem até romper as células.

Estão corretas as afirmações:

Alternativas

ID
1563112
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A transmissão materno-infantil do HIV pode ocorrer no útero, durante a gestação, no parto normal ou no pós-parto. Assim, as recomendações para as mães infectadas são o tratamento com antirretrovirais durante a gestação, parto cesariano e a utilização de fórmulas especiais para a alimentação do bebê.
                                                                                                                                         (RIBEIRO, 2013, p. 47).

Considerando aspectos reprodutivos e de desenvolvimento na espécie humana, pode-se afirmar:


A contaminação pelo HIV durante a gestação ocorre em razão da mistura do sangue materno com o sangue fetal, no ambiente uterino.


Alternativas
Comentários
  • Dentro do útero, o sangue do feto não se mistura com o da mãe. Como os pulmões e o sistema digestório só funcionarão plenamente a partir do nascimento, é na placenta que o sangue é oxigenado. O processo ocorre totalmente separado do sistema circulatório materno. É por isso que o tipo sangüíneo do bebê não é necessariamente igual ao mãe.

     

    Fonte: https://super.abril.com.br/comportamento/utero-doce-utero/

     

    Afirmativa errada.

  • você estava certo amigo


ID
1563118
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A transmissão materno-infantil do HIV pode ocorrer no útero, durante a gestação, no parto normal ou no pós-parto. Assim, as recomendações para as mães infectadas são o tratamento com antirretrovirais durante a gestação, parto cesariano e a utilização de fórmulas especiais para a alimentação do bebê.
                                                                                                                                         (RIBEIRO, 2013, p. 47).

Considerando aspectos reprodutivos e de desenvolvimento na espécie humana, pode-se afirmar:


Os modos de transmissão referidos no texto excluem a hipótese de anormalidade cariotípica no recém-nascido em relação à doença.


Alternativas

ID
1601497
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A proliferação de meios adequados à reprodução de mosquitos vetores aumenta as chances de nossa população contrair doenças como:

Alternativas
Comentários
  • Dengue- O vírus é trasmitido pela picada do mosquito Aeds Aegypti fêmea infectado.

    Malária- É uma infeccçao parasitária trasmitida pela picada do mosquito Anopheles fêmea infectado.

     


ID
1604485
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia os versos da música Águas de Março, de Tom Jobim, para responder à  questão.

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um belo horizonte, é uma febre terçã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
(www.radio.uol.com.br)

O sapo, a rã e a febre terçã não fazem parte dos versos apenas por uma necessidade de rima, também têm relação com as chuvas que caem em regiões de clima tropical.

A febre terçã, a qual um dos versos se refere, é um sintoma característico da

Alternativas
Comentários
  • No Brasil temos 3 espécies - o P. malarie , responsável pela febre quartã que se manifesta em ciclos de 72 horas; o P. vivax , que provoca a terçã benigna, com ataques febris de 48 horas e o P. falciparum , causador da febre terçã maligna, com ataques febris de 36 a 48 horas.


ID
1605130
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As outras chagas de Chagas


Em abril será lançada a primeira cartilha médica sobre a infecção causada pelo barbeiro. A doença sempre esteve associada à zona rural... e graças a um intenso programa de erradicação do barbeiro na zona rural, em 2006 a Organização Pan-Americana da Saúde havia decretado o fim no país da infecção pelo contato direto com o inseto. Porém, nos últimos anos as contaminações ressurgiram. Agora elas ocorrem por via oral e estão disseminadas também nas zonas urbanas. Os casos mais recentes aconteceram pelo consumo de restos do barbeiro misturados a alimentos como açaí e caldo de cana. Os novos doentes já somam 600. O número de casos registrados cresce, em média, 20% ao ano.

(Veja, 24.02.2010. Adaptado.)


Sobre a notícia, pode-se afirmar corretamente:

Alternativas
Comentários
  • D. na transmissão via oral, o organismo humano recebe uma carga de parasitas maior que aquela que receberia pelos modos convencionais de transmissão da doença.


ID
1605544
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia as informações e complete os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).


A taxa de morte precoce causada por doenças contagiosas diminui nas populações humanas que contam com saneamento básico. Populações pobres, porém, ainda sofrem com endemias contagiosas. Conhecidas como doenças negligenciadas, elas podem ser tratadas, mas o tratamento não está disponível nas áreas mais pobres do mundo. Sobre algumas dessas doenças, apresentam-se as informações a seguir.


( ) A esquistosomose, causada por parasitos platelmintos, pode ser diagnosticada no exame de fezes.

( ) A erradicação de caramujos, hospedeiros intermediários, reduziria as taxas de esquistossomose.

( ) Tanto o mal de Chagas como a malária poderiam ser controlados com inseticidas tóxicos ao barbeiro.

( ) O uso de fármacos pode melhorar problemas crônicos do coração causados pelo mal de Chagas.


O preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
1607212
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desde que começou a epidemia de AIDS, mais de 60 milhões de pessoas foram infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV, passando a ser a principal causa de mortalidade na África subsaariana, e a quarta causa em todo o mundo.Assim revelou o último boletim publicado pelo programa das Nações Unidas contra a AIDS, a ONUAIDS, em Genebra.

Relacionando o número de pessoas infectadas pelo HIV às formas de transmissão, a melhor explicação para esse número é dada por:

Alternativas
Comentários
  • Persistência nas relações sexuais sem preservativos.


ID
1612990
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Endemia é uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local. Para entender melhor: endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.

Sabe-se que a maioria das endemias brasileiras poderia ser controlada com algumas intervenções nas áreas de ocorrência.


No caso da esquistossomose o procedimento mais eficaz para a queda de sua incidência seria

Alternativas
Comentários
  • No nosso país a esquistossomose é causada pelo Schistossoma mansoni. O principal hospedeiro e reservatório do parasita é o homem, sendo a partir de suas excretas (fezes e urina) que os ovos são disseminados na natureza.

  • Os ovos de S. mansoni são disseminados pelas fezes. Em locais endêmicos para a esquistossomose (xistose), normalmente não há saneamento adequado e faltam redes de esgoto. Assim, as fezes, juntamente com os ovos, são despejadas em cursos d'água. Em rios com águas pouco correntes ou mesmo paradas, existem caramujos do gênero Biomphalaria, os quais se infectam pelo miracídeo - forma evolutiva que ecolode do ovo na água em condições ideiais de temperatura e luminosidade. No caramujo, o miracídeo se desenvolve em cercária e, uma vez na água, penetram ativamente na pele de pessoas que utilizam o rio como lazer ou outras atividades (lavar roupa, etc).

    Enfim, rede de esgoto tratado reduz a incidência da doença por cortar o ciclo do parasito, impedindo que o ovo encontre as mesmas águas dos caramujos e também utilizadas pela população. São inúmeros os casos de redução ou mesmo erradicação da doença em cidades e vilas a partir da instalação de redes de esgoto.

    Ao contrário do que a colega Vanessa disse, o S mansoni  não é disseminado pela urina do homem, mas tão somente pelas fezes. Existe uma outra espécie, o Schistossoma haematobium, que causa a esquistossomose do aparelho urinário na África subsaariana, e esse sim tem os ovos liberados na urina, no entanto sem ocorrência no Brasil.


ID
1704739
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre o tipo de ciclo de vida apresentado pelos parasitos causadores de algumas doenças humanas.

I. Os parasitos causadores de malária, das leishmaníases e das filaríases no ser humano possuem ciclo de vida heteróxeno.

II. Ascaris lumbricoides apresenta ciclo de vida monoxeno e estenoxeno.

III. Os parasitas que possuem ciclo de vida heteroxeno não apresentam fases de vida livre.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
    • ITEM I - Heteróxeno: ciclo de vida em que o parasita apresenta mais de um hospedeiro, geralmente um hospedeiro definitivo onde ocorre a reprodução sexuada e um hospedeiro intermediário onde ocorre a reprodução assexuada, ou fase larvar.

    • ITEM II - Estenoxenos: São parasitas que abrigam espécies de vertebrados; Monoxenos ou Monogenéticos são parasitas que realizam seu ciclo de vida em um único hospedeiro. Isto é, a fase de reprodução e desenvolvimento ocorre em somente um animal, não sendo necessário que esse seja repassado a outro individuo;


    • ITEM III - Se o parasita apresenta fase de vida livre, necessariamente ele é heteroxeno.


ID
1704850
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Sistema de informação geográfica (SIG) é um instrumento cada vez mais utilizado na descrição e análise da situação de saúde, subsidiando ações de gestão. Por meio do SIG, grandes quantidades de informação são analisadas em um contexto georeferenciado. Analise as afirmativas a seguir. 

I. Uma vez que a esquistossomose é uma doença que apresenta grandes variações sazonais, o SIG é uma ferramenta muito útil que pode ser empregada para melhor conhecer a distribuição espacial da prevalência da doença e de seus hospedeiros intermediários.

II. A utilização de SIG e Sensoriamento Remoto (SR) no mapeamento de características ambientais permite determinar e identificar os fatores e as áreas de risco.

III. Com os resultados obtidos com a análise de SIG, é possível observar a evolução temporal das áreas de risco em determinada localidade e com isso contribuir para o planejamento das ações de controle da esquistossomose.

Assinale: 


Alternativas

ID
1704862
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A esquistossomose está entre as poucas doenças parasitárias cuja distribuição e prevalência, em escala mundial, continuam a crescer. A razão está na promoção do desenvolvimento de novos e maiores focos de transmissão, pelo próprio ser humano, alavancados pelo progresso da técnico, econômico e o crescimento da agricultura. Em linhas gerais, a estratégia básica a utilizar para o controle ou a eliminação da esquistossomose consiste em: reduzir consideravelmente ou impedir a transmissão do parasitismo, mediante o uso de moluscidas, obras de engenharia, educação sanitária, etc; e tratar a população parasitada para reduzir as fontes de infecção. Vários obstáculos impedem uma rápida extinção das fontes de infecção, dentre os quais podemos citar:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi

  • Nem eu

  • Kato-Katz é um método laboratorial, utilizado como padrão ouro para o diagnóstico da esquistossomose, pelo alto grau de sensibilidade para esse parasita. Basicamente, é um método quantitativo, que calcula a quantidade de ovos eliminados pelas fezes. Apesar de ser um forma diagnosticar o indivíduo parasitado, o que impedem uma rápida extinção das fontes de infecção não são o diagnóstico e sim o trabalho em torno do individuo contaminado (tratamento, educação sanitária, evitar contaminação ambiental.....). Se nao me engano, o niridazol é uma droga esquistossomicida, usada no tto do doente, se trata o doente, é uma forma de extinguir o foco (quebra do ciclo).

  • O Kato-Katz não é um obstáculo para a eliminação da esquistossomose, mas sim a falta de um método diagnóstico mais sensível. Questão passível de recurso!


ID
1715905
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

   Tanto a febre amarela quanto a dengue são doenças causadas por vírus do grupo dos arbovírus, pertencentes ao gênero Flavivirus, existindo quatro sorotipos para o vírus causador da dengue. A transmissão de ambas acontece por meio da picada de mosquitos, como o Aedes aegypti. Entretanto, embora compartilhem essas características, hoje somente existe vacina, no Brasil, para a febre amarela e nenhuma vacina efetiva para a dengue.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Nacional de Saúde. Dengue: Instruções para pessoal de combate ao vetor. Manual de Normas Técnicas. Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 7 ago. 2012 (adaptado).



Esse fato pode ser atribuído à

Alternativas
Comentários
  • VACINAS - PREVENINDO CONTRA DOENÇAS


    Para evitar algumas doenças provocadas por vírus e também por bactérias, existem as vacinas.


    As vacinas induzem o nosso sistema imunitário a produzir anticorpos específicos contra um determinado microorganismo. Assim, no caso de um microorganismo invadir o corpo de uma pessoa previamente vacinada, os anticorpos já existentes em seu organismo impedem que a doença nele se instale. Por isso se diz que as vacinas são usadas para a prevenção de certas doenças.


    As vacinas são introduzidas como microorganismos mortos ou atenuados, ou toxinas inativadas que eles produzem. Uma vez aplicados num indivíduo, esses agentes não tem condições de provocar a doença, mas são capazes de estimular o sistema imunitário a produzir anticorpos; o indivíduo então fica imunizado contra as doenças.

    Já os antibióticos combatem infecções bacterianas, MAS NÃO TEM EFEITO SOBRE OS VÍRUS. Em alguns casos, certos medicamentos retardam o desenvolvimento da doença, mas não levam a cura. No caso da gripe e da dengue, por exemplo, os medicamentos aplicados aliviam os desconfortáveis sintomas que elas provocam, como dor de cabeça e febre, mas não combatem os vírus.


    Por isso, o melhor a fazer contra as viroses é evitar o contagio dessas doenças; prevenir-se tomando vacinas, quando existentes para a doença que se quer prevenir e sempre com a devida orientação médica; e manter fortalecido o sistema imunitário, levando uma vida saudável. Isso inclui evitar certos hábitos (como o uso de fumo e bebidas alcoólicas, por exemplo), dormir e alimentar-se bem, além de adotar medidas higiênicas diversas como lavar as mãos principalmente antes das refeições, lavar frutas e verduras e beber apenas água tratada.


    Fontes:

    http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/virus2.php

    http://www.tuasaude.com/vacina-contra-dengue/

  • Letra B

    Ainda não se consegue fazer uma vacina eficaz contra a dengue, pois, o  vírus da dengue é resistente aos anticorpos que seriam produzidos através da resposta imunológica à vacina.

  • Lamentável a explicação dessa professora... Ela apenas lê a questão e diz a alternativa, sem explicar os conceitos. Não está resolvendo e nem explicando nada.

  • A febre amarela possui apenas um sorotipo, então, uma vacina já resolveria o problema. A dengue é diferente, possui 4 tipos ( como se fossem 4 irmãos), por isso é mais difícil a criação de uma vacina que seja eficaz para todos os 4 

  • Essa questão está desatualizada. Já existe vacina contra dengue no Brasil, vinda da França, aplicada em três doses e comercializada em clínicas particulares desde 2016.

     

    Mas, o nosso país está desenvolvendo outra vacina contra dengue com maior eficácia que a atual e que só necessita de 1 dose.

  • ''A obtenção de uma vacina capaz de propiciar uma eficaz resposta imunológica, depende principalmente da ausência da variabilidade antigênica do vírus. Resposta: B''

     

    https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/2015/enem2015_1dia.pdf

  • Boa Vida RJ, repare que a questão é de 2015!

  • Letra B

    A única cabível estar sendo a alternativa B. As outras alternativas tem erros discrepantes...

  • o acumulo de mutações pode dificultar que se fabrique uma vacina para o virus.

    PORÉM LEMBRE-SE É UMA QUESTÃO DE 2015 HOJE JÁ EXISTEM ALGUMAS VACINAS

    o interessante é que foi liberada uma das primeiras em Dezembro de 2015

  • !!!2020 já existe vacina contra dengue!!!

  • https://www.resumov.com.br/provas/enem-2015/q61/#:~:text=b)%20alta%20variabilidade%20antig%C3%AAnica%20do,ao%20v%C3%ADrus%20da%20febre%20amarela.

  • Letra B

    As diferentes linhagens do vírus da dengue, bem como sua variabilidade de antígenos, dificulta o desenvolvimento de vacinas com imunização de largo espectro.

  • "existindo quatro sorotipos para o vírus causador da dengue"


ID
1715956
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Euphorbia milii é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.

MOREIRA, C. P S.; ZANI, C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia, n. 3, 2010 (adaptado).

O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da

Alternativas
Comentários
  • A maior dica está no próprio cabeçalho quando cita a Biomphalaria glabrata, hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni causador da esquistossomose. ;)

  • Soube que era esquistossomose por causa do "produto natural moluscicida" (moluscos), que fala no texto.

  • pensei que fosse ascaridíase pois ela tbm é uma verminose (no entanto é tramistida através de caracois)

  • Dengue - mosquito

    Malária - mosquito

    Elefantíase - mosquito

    Ascaridíase - lombriga

    Esquistossomose - caramujo (molusco) "moluscicida"

  • Letra E

    A esquistossomose pega se entrar em contato com agua que tenha a doença, logo um tratamento feito na agua ira combater a esquistossomose...

    Alem do fato que o enunciado citou moluscicida...

  • moluscicida é uma palavra que eu erraria no soletrando (ainda existe? meu deus, tô véio)

  • A palavra chave é "moluscicida".


ID
1720534
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre o tipo de ciclo de vida apresentado pelos parasitos causadores de algumas doenças humanas.

I. Os parasitos causadores de malária, das leishmaníases e das filaríases no ser humano possuem ciclo de vida heteróxeno.

II. Ascaris lumbricoides apresenta ciclo de vida monoxeno e estenoxeno.

III. Os parasitas que possuem ciclo de vida heteroxeno não apresentam fases de vida livre.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • * Parasita estenoxeno: Organismo que apresenta alta especificidade parasitária ocorrendo, em um mesmo estágio evolutivo, apenas em uma espécie de hospedeiro.

  • A III é falsa e um exemplo muito bom para justificar isso é o Schistosoma mansoni. É um parasita com ciclo de vida heteroxeno, por precisar infectar o caramujo e um hospedeiro mamífero para completar seu ciclo, mas o miracídio que é a forma infectante para o caramujo e a cercária que é a forma infectante para o hospedeiro mamífero são de vida livre.


ID
1721317
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A doença de Chagas é uma enfermidade causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e a maioria das notificações da doença provém da região Norte do Brasil. As espécies vetoras da doença de Chagas são hemípteros heterópteros. Das alternativas a seguir, identifique aquela que corretamente caracteriza a taxonomia das espécies de importância médica.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E


ID
1721392
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A febre amarela é uma zoonose causada por um Flavivirus, que apresenta um ciclo epidemiológico silvestre e outro urbano. No Brasil, de 1989 a 2008 ocorreram mais de 500 casos da doença, principalmente na região Norte. O vetores de ambos os ciclos são insetos Culicidae e a seguinte alternativa descreve corretamente o mecanismo de transmissão da doença no Brasil.

Alternativas

ID
1721410
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A dengue é a arbovirose mais importante em termos epidemiológicos no Brasil. O vírus, que apresenta quatro tipos geneticamente bem definidos, é transmitido por dípteros culicídeos. Sobre o mecanismo de transmissão dos vírus, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A dengue pode se apresentar – clinicamente – de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

     

  • LETRA A O ENUNCIADO JÁ DA A RESPOSTA.

    . O vírus, que apresenta quatro tipos geneticamente bem definido


ID
1721731
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o ciclo de vida do parasita da malária Plasmodium falciparum, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O ciclo de vida envolve um único hospedeiro. -> Envolve dois hospedeiros, humano e mosquito. 

     b) A fase de multiplicação sexual ocorre no interior dos eritrócitos. -> A fase sexual do Plasmodium ocorre somente no TGI do mosquito. 

     c) Os esquizontes se desenvolvem e amadurecem originando os trofozoítos. -> Esquizontes desenvolvem MEROZOÍTOS.

     d) Os gametócitos machos são chamados de macrogamentas -> microgametas. O gametócito fêmea é o macro.

     e) Os merozoítos são a forma de invasão dos eritrócitos. CORRETO

  • LETRA E

    Complementando a questão:Merozoíto é o nome de um estágio do Plasmodium, causador da malária.

    Ele é o produto da reprodução dos esporozoítos no fígado humano. Esses merozoítos que vão atacar as hemácias e se reproduzirão, provocando a lise do glóbulo vermelho caracterizando os intervalos de febre e calafrio típicos da malária.

    O processo de transformação de Esporozoítos para Merozoítos é chamado de Esquizogonia.

    Hemácias são unidades morfológicas da série vermelha do sangue, também designadas por eritrócitos ou glóbulos vermelhos, que estão presentes no sangue 

    wikipedia.org


ID
1728691
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A palavra alucinação significa, em linguagem médica, percepção sem objeto, isto é, a pessoa em processo de alucinação percebe coisas sem que elas existam. As alucinações podem aparecer espontaneamente no ser humano em casos de psicoses ou pelo uso de determinadas substâncias ou drogas alucinógenas. As reações psíquicas são ricas e variáveis. Alguns dos alucinógenos agem em doses muito pequenas e praticamente só atingem o cérebro e, portanto, quase não alteram nenhuma outra função do corpo: são os alucinógenos primários. Mas existem outras drogas que também são capazes de atuar no cérebro, produzindo efeitos mentais, mas somente em doses que afetam de maneira importante várias outras funções: são os alucinógenos secundários. No Brasil, a planta popularmente conhecida como trombeta (Datura suaveolens) sintetiza uma substância categorizada como alucinógeno secundário, denominada:

Alternativas
Comentários
  • Brilhante comentário abaixo!
  • Gabarito: Alternativa C


    BRUGMANSIA SUAVEOLENS: conhecida, entre muitos outros, pelos nomes comuns de trombeta e canudo, é um arbusto do género Brugmansia da família Solanaceae, utilizada como planta ornamental devido às suas grandes flores fragrantes. As suas folhas e flores são usadas em medicina tradicional como fitoterápicos para combater distúrbios intestinais e doenças de pele e como enteógeno e alucinógeno, em geral por infusão.


    TAXONOMIA: A espécie foi inicialmente herborizada no Brasil e descrita por Alexander von Humboldt e Aimé Bonpland, mas formalmente descrita e publicada por Carl Ludwig Willdenow em 1809 sob o binome DATURA SUAVEOLENS em Hortus suburbanus Londinensis 41. 1818.


    Todas as partes das plantas de Brugmansia suaveolens são tóxicas para as pessoas e para a maioria dos vertebrados, com as sementes e as folhas a serem particularmente perigosas para os humanos. Tal como acontece com outras espécies do género Brugmansia, B. suaveolens é rica em escopolamina (hioscina), hiosciamina, atropina e diversos outros alcalóides tropânicos.


    EFEITOS DA INGESTÃO: podem incluir paralisia da musculatura lisa, confusão, taquicardia, boca seca, diarreia, alucinações visuais e auditivas, midríase, aparecimento rápido de cicloplegia e morte.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brugmansia_suaveolens#Propriedades_fitoterap.C3.AAuticas_e_alucinog.C3.A9nicas

  •  a) THC é o principal componente da canabis sativa. 

     b) psilocibina está presente nos cogumelos alucinógenos 

     c)

     d) DMT presente no cipó caapi, muito usado pra ayahuaska

     e) mescalina está presente no peyote(lophophora williamsii)

  • GAB C

    Escopolamina ou Hioscina, é um dos principais agentes anticolinérgicos e antiespasmódicos, dos derivados dos alcalóides da Beladona. A Escopolamina é um alcalóide encontrado em plantas da família das Solanaceae, a exemplo da atropina, que age como bloqueador colinérgico, nos receptores muscarínicos da acetilcolina, apresentando efeitos antidismenorréico, antiarrítmico, antiemético e antivertiginoso.

  • A - THC. = Cannabis Sativa

    B - psilocibina. = cogumelos com propriedades alucinógenas, sendo que a maioria pertence aos gêneros PcilocybePanaeolus e Pluteus.

    C - escopolamina. = Trombeta (brugmansua suaveolens), sintetiza também Hiosciamina.

    D - DMT. = Mimosa tenuiflora (Jurema), Psychotria Viridis (chacrona), Banisteriopsis caapi (cipó)

    E - mescalina. = Lophophora Milliamsii (peiote) cacto


ID
1733548
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

                                     Municípios do Nordeste atingidos pelas chuvas sofrem com doenças

O fim das enchentes não significa que o perigo acabou.
Cresce o risco de proliferação de doenças nos 95 municípios alagoanos e pernambucanos afetados pelos temporais. Em alguns municípios a rede de abastecimento de água foi destruída. O contato direto da população com a água e a lama deixa os sanitaristas preocupados.

                                                                                                                            (www.globo.com/jornalnacional. Adaptado.)

Na situação colocada, dentre as doenças que mais imediatamente preocupam os sanitaristas, pode-se citar:

Alternativas

ID
1745917
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Suponha que do total de alimentos produzidos no Brasil, alguns itens nutricionais sejam desperdiçados nas porcentagens apresentadas na tabela abaixo. 

                           Porcentagem aproximada de desperdício anual

                                      de itens alimentares no Brasil.

                           Item alimentar              Desperdício aproximado 

                                 Soja                                         20%

                                 Milho                                        25%

                                 Arroz                                        15%

                                 Peixe                                        30%                       

                                 Cenoura                                    27%

                                 Batata                                       40%

                                 Laranja                                      22% 

Se uma parcela do peixe, da batata e da laranja desperdiçadas fossem utilizadas para alimentar três famílias carentes, um tipo de alimento para cada família, quais os principais itens nutricionais enriqueceriam a alimentação dessas famílias, nessa ordem? 


Alternativas
Comentários
  • Os principais itens nutricionais que compõe os alimentos citados são:
    - peixe: constituído por aproximadamente 25% de proteínas de fácil digestão e muito nutritivos para compor a alimentação de qualquer pessoa.
    - batata: a batata é constituída em sua maioria por carboidratos, por ser um tubérculo, possui um grande acumulo desse nutriente, sendo indispensável para a alimentação humana.
    - laranja: nesta fruta, podemos encontrar uma grande quantidade de vitaminas, principalmente a vitamina C, não esquecendo também da vitamina A, B e E, além do minerais.

    Alternativa correta: Letra D

  • Oooiiii

  • oi

  • Vcs estão conversando? Sério? Kqkkqka


ID
1747969
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças venéreas, também conhecidas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), são infecções transmitidas através de relações sexuais e uma das principais formas de evitá-las é o uso de preservativos. Essas doenças devem ser tratadas de forma rápida e correta, pois seu desenvolvimento no corpo humano pode causar sérios problemas, tais como, infertilidade, doenças neonatais, câncer anogenital, comprometimento do aparelho reprodutor e até mesmo a morte.

As DST causadas, respectivamente, por protozoário, bactéria e vírus são:

Alternativas
Comentários
  • As doenças infecciosas podem ser adquiridas pelo contato direto com o agente infeccioso e podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários ou fungos. Muitas vezes, essas doenças podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, como nos casos das doenças infectocontagiosas. Os micro-organismos podem ser encontrados em diversos locais, por isso a necessidade de proteção contra as doenças com higiene pessoal, limpeza dos alimentos, vacinação, uso de preservativos (DST), entre outros. Algumas doenças causadas por micro-organismos:
    - causadas por vírus: febre amarela, gripe, AIDS, raiva, sarampo, catapora, dengue, herpes genital.
    - causadas por protozoários: giardíase, malária, leishmaniose, tricomoníase, toxoplasmose.
    - causadas por bactérias: tétano, gonorreia, tuberculose, sífilis, leptospirose, pneumonia, cólera.
    - causadas por fungos: pano branco, candidíase, esporotricose. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)
    Analisando as alternativas de DST causadas, respectivamente, por protozoário, bactéria e vírus:
    a) Gonorreia (bactéria), Tricomoníase (protozoário) e AIDS (vírus). Incorreta.
    b) Giardíase (protozoário), Gonorreia (bactéria) e Tricomoníase (protozoário). Incorreta.
    c) Tricomoníase (protozoário), Sífilis (bactéria) e Herpes genital (vírus). Correta.
    d) Sífilis (bactéria), Tricomoníase (protozoário) e AIDS (vírus). Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.

ID
1758469
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

"Água imprópria para banho causa problemas no estômago e doenças de pele

Cidades banhadas pelo mar são o destino de férias favorito da maioria dos brasileiros. Em um levantamento feito pela empresa de turismo Expedia, divulgado em setembro deste ano, 77% dos entrevistados disseram que a viagem preferida tem que incluir praia, principalmente se for no verão. E 73% deles tinham viajado ao litoral no ano passado. Mas para curtir o mar nessa época é preciso cautela. "Com o calor, a temperatura da água sobe e isso favorece a multiplicação e sobrevida de micro-organismos", alerta o infectologista Vicente Amato, professor da Faculdade de Medicina
da USP (Universidade de São Paulo). "Eles estão adaptados a nosso corpo. Quanto mais próximo da nossa temperatura, por volta de 36 ºC, 37 ºC, melhor o ambiente para eles", diz Gustavo Johanson, infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)".

Retirado de: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/...

Associe as doenças listadas abaixo aos seus respectivos agentes etiológicos:
1-Dengue, 2- Leptospirose, 3- Malária, 4- Sarampo, 5- Toxoplasmose, 6- Tuberculose

Alternativas
Comentários
  • LETRA A:

    DOENÇA                      AGENTE ETIOLÓGICO

    Dengue                        arbovírus do gênero Flavivírus

    Leptospirose                Bactéria helicoidal (espiroqueta) aeróbica obrigatória do gênero Leptospira

    Malária                         protozoários do gênero Plasmodium

    Sarampo                      vírus do gênero Morbillivirus 

    Toxoplasmose              protozoário do gênero Toxoplasma 

    Tuberculose                 bactéria  do gênero Mycobacterium  


ID
1763176
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as seguintes manchetes, noticiadas por diferentes meios de comunicação no primeiro semestre de 2015:

              Brasil pode ser o primeiro país a ter vacina contra a dengue.

              Mosquito da dengue é o mesmo que transmite a febre chikungunya.

Sobre a relação existente entre esses dois temas, vacina contra dengue e febre chikungunya, é correto afirmar que a vacina


Alternativas
Comentários
  • A vacina contra a dengue causará a diminuição da incidência dos casos de dengue na população, porém com isso, a vigília e o combate ao mosquito transmissor diminuirá, podendo aumentar a incidência dos casos de chikungunya.

    Alternativa A.

  • De acordo com a primeira manchete, o Brasil está criando uma vacina contra a dengue, ou seja, contra a doença, mas não contra o seu vetor, o mosquito Aedes aegypti.

    Então, como o mosquito Aedes aegyti também transmite a febre chikungunya, o número de casos dessa doença tende a aumentar, já que o mosquito continuará atuando.

    Portanto, a vacina diminuirá o número de casos de dengue, mas poderá contribuir para o aumento do número de pessoas com febre chikungunya.


ID
1782520
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    Um paciente infectado com o vírus da dengue pode vir a falecer por hemorragia e choque hipovolêmico. Por isso, é necessário acompanhar a evolução dessa doença realizando avaliações periódicas no sangue, através da quantificação de hemácias e de

Alternativas
Comentários
  • As plaquetas são muito importantes no processo de coagulação sanguínea, estando em baixas quantidades no organismo, o quadro de hemorragia pode causar a morte do indivíduo


ID
1810183
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma pessoa vai ao mercado e compra pepino, cenoura, abóbora, tomate, uva, feijão, beterraba, couve e milho. Quantos desses produtos são frutos?

Alternativas
Comentários
  • Sempre que você ficar na dúvida sobre se um legume é ou não fruto, basta abri-lo. Se tiver sementes, é um fruto.


ID
1831684
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às doenças sexualmente transmissíveis (DST) causadas por vírus ou bactérias, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de gel vaginal com espermicida, aplicado antes das relações sexuais, diminui eficazmente a transmissão dos agentes infecciosos.

II. O uso do DIU (Dispositivo Intra Uterino) e da pílula do dia seguinte reduz significativamente a instalação de vírus e bactérias.

III. Preservativos masculinos ou femininos impedem o contato de agentes infecciosos com as paredes mucosas.

Assinale: 

Alternativas

ID
1849948
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na busca por um corpo malhado, bem definido, com muitos músculos e pouca gordura, os anabolizantes despertam muito interesse, pois promovem, sem grande esforço, o desenvolvimento de tecidos, especialmente o muscular e o ósseo, acarretando em pouco tempo uma melhora estética. Essas drogas imitam o hormônio sexual masculino testosterona e são usadas com a finalidade de aumentar a massa muscular em geral e de reduzir a fadiga. Se usadas sem controle, a curto prazo, podem levar a vários efeitos colaterais: impotência, calvície, aumento das mamas, redução da libido e da produção de esperma. O uso contínuo pode levar a câncer no fígado, na próstata, à elevação do colesterol ruim (LDL) e da pressão arterial e à fibrose testicular.

(http://www.istoe.com.br/reportagens/27630_ O+DANO+DOS+ANABOLIZANTES Acesso em: 08.09.2010.)

Sobre os efeitos causados no organismo pelo uso de anabolizantes, são feitas as afirmações a seguir.

I. A elevação do colesterol ruim (LDL) e dos níveis de pressão arterial aumenta o risco de entupimento dos vasos sanguíneos cerebrais e cardíacos.

II. O ganho excessivo de musculatura em geral bem como o aumento do tamanho do músculo cardíaco favorecem uma maior produção de glóbulos vermelhos, a fim de aumentar a oxigenação dos tecidos.

III. A redução da produção de esperma e a impotência estão associadas à diminuição das atividades da glândula tireoide, que controla as características sexuais primárias e secundárias.

É válido o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • quem controla tudo é a hipófase.

ID
1903345
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre os métodos anticoncepcionais disponíveis, o preservativo de borracha ou “camisinha” é o mais recomendado nas relações sexuais, porque

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2013

    Banca: FUMARC

    Órgão: CBM-MG

    Prova: Soldado Bombeiro Militar

    Doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas popularmente por DST, são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem, essencialmente (porém não de forma exclusiva), pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação. Das DST listadas a seguir, a única que NÃO pode ser veiculada pelo sangue é a...

     

    Lamentável estas questões rs.