O MDMA (metilenedioxi-metanfetamina) mais conhecido como ecstasy é uma droga popular. Um de seus efeitos é bloquear a reabsorção da serotonina, um neurotransmissor, causando sensação de euforia e bem-estar. Neurotransmissores como a serotonina
O MDMA (metilenedioxi-metanfetamina) mais conhecido como ecstasy é uma droga popular. Um de seus efeitos é bloquear a reabsorção da serotonina, um neurotransmissor, causando sensação de euforia e bem-estar. Neurotransmissores como a serotonina
Sobre a forma de transmissão de agentes causais de doenças, é incorreto afirmar:
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Em 2010, até a semana epidemiológica 52, foram notificados 55.272 casos da doença em Alagoas, correspondendo a um aumento de 807,29% em relação ao mesmo período de 2009 (SESAU). Sobre a dengue, é incorreto afirmar:
Dadas as afirmativas seguintes, acerca da leptospirose,
I. É uma zoonose causada por espiroquetas do gênero Leptospira, móveis e com alto teor lipídico, atribuída à presença de LPS.
II. As leptospiras são mais facilmente visualizadas por microscopia de campo escuro em preparações a fresco, por contraste de fase, por impregnação pela prata e por imunofluorescência.
III. O agente causal é um bastonete Gram-negativo, anaeróbio estrito, que apresenta o rato como um dos principais reservatórios.
IV. A fase tardia ou terciária da doença é caracterizada pela formação de lesões granulomatosas inespecíficas, as gomas.
verifica-se que
A Síndrome da Imunodeficiência (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. [...] A partir do ano de 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no distrito Federal.
Disponível em : http://www.aids.gov.br. Acesso em : 01 maio 2009 (Adaptado)
A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente
A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contra-indicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarréias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, pois
A utilização de antibióticos para o combate de infecções bacterianas deve ser criteriosa e acompanhada por um médico, pois o uso constante ou excessivo desses medicamentos pode levar a uma avitaminose, devido
Nordeste já sofre com epidemias causadas pela chuva.
“Um surto de diarreia em Maraial, na Zona da Mata Sul, a 133 quilômetros do Recife, acendeu o alerta entre autoridades de saúde que monitoram municípios afetados pelas enchentes que já mataram 52 pessoas e deixaram 157,5 mil sem casa em Pernambuco e Alagoas. Elas temem uma onda de epidemias, como leptospirose e cólera, cujos sintomas levam ao menos uma semana para aparecer (...).”
“(...) O temor e a supervisão redobrada das autoridades em relação à manifestação de sintomas de doenças epidêmicas ainda é motivado pelo fato de a cólera ser endêmica na região da Zona da Mata Sul.O bacilo foi controlado somente nos anos 1980 em Cortês, município vizinho a Palmares. Mas, como é resistente, pode voltar a se proliferar em condições ambientais e sanitárias propícias para o contágio, que ocorre principalmente quando há carência de rede de esgoto e de água potável.”(O Estado de S.Paulo. 26/06/2010)
A reportagem acima, extraída do Jornal O Estado de São Paulo, relata uma situação que normalmente acontece em locais onde houve um grande volume de chuvas. A respeito do que foi citado na reportagem, assinale a alternativa que está correta.
Os hábitos de higiene corporal como escovar os dentes depois das refeições, lavar as mãos depois de irmos ao banheiro e antes das refeições colaboram com a primeira barreira de defesa do organismo humano. Conhecemos como primeira barreira de defesa do organismo:
“O programa Saúde, Mitos e Verdades trata da tuberculose que, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, é considerada uma doença de emergência mundial, ligada a questões sociais e de grande incidência nas regiões mais pobres, embora desde o aparecimento da AIDS, venha aumentando também nos países desenvolvidos. Cerca de 3 milhões de pessoas morrem anualmente, vítimas da tuberculose e 9 milhões de casos são registrados todos os anos. Trata-se de uma doença altamente contagiosa. Atinge todas as faixas etárias e é de extrema importância na área da saúde pública...”
(Disponível em www.rtv.unicamp.br/saude)
Segundo o texto, as questões sociais estão relacionadas ao índice de tuberculose em regiões pobres.Tal fato é observado:
Hoje em dia, a África é quase toda atingida pela malária, com exceção apenas da África do Sul, onde aconteceu a copa mundial de futebol, e dos países localizados no norte do continente africano junto ao Mediterrâneo. No Brasil, além dos casos de malária notificados anualmente na Amazônia, doenças sazonais como a dengue ainda afetam grande parte da população.
Quanto aos agentes transmissores e aos agentes etiológicos da malária e da dengue, pode-se afirmar que
Chamam-se “produtos orgânicos” aqueles que são produzidos sem adição de agrotóxicos.
Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afrmar que um dos benefícios da produção orgânica consiste na
O jornal Folha de S.Paulo noticiou em 29.07.2006 que moradores de Santarém, no Pará, foram contaminados por mal de Chagas após terem ingerido um suco de frutas que continha fezes de barbeiro ou o próprio animal triturado. Uma das pessoas faleceu. Fato semelhante ocorreu em Santa Catarina em março do ano passado. A partir dessa notícia, um dos leitores elaborou as afirmações seguintes.
I. Essa doença, endêmica de algumas regiões do Brasil, pode vir a se tornar uma epidemia, principalmente por meio do mecanismo de transmissão relatado pelo jornal.
II. Na transmissão por ingestão do protozoário, a infestação é direta, tirando do ciclo um dos vetores da doença.
III. A pessoa que morreu já era portadora do protozoário, pois a doença leva à morte nos casos em que existe reinfestação do hospedeiro definitivo.
IV. Certamente existem outras pessoas infectadas com o mal de Chagas em Santarém, caso contrário, a doença não teria aparecido.
Estão corretas somente as afirmações:
As possibilidades de que as pessoas possam adquirir certas doenças não são iguais para todas. Existem vários fatores que contribuem para que alguns indivíduos ou parcelas da população tenham maior possibilidade de adquirir determinadas patologias. Sobre esses fatores, é CORRETO afirmar:
Quando abrimos uma torneira, estamos recebendo água que foi retirada do ambiente, tratada e transportada até chegar às nossas residências. A água presente em lagos, rios e represas não é limpa e não devemos usá-la dessa forma. Somente depois de tratada, a água pode ser distribuída pelas cidades e consumida pelo homem. Sobre este assunto, é CORRETO afirmar:
A cirurgia bariátrica, também conhecida por cirurgia de redução de estômago, surgiu como uma opção terapêutica para as formas graves de obesidade. Atualmente são feitas cerca de 25.000 cirurgias de redução de estômago por ano no Brasil. Sobre essa intervenção cirúrgica e conhecimentos outros sobre o sistema digestório humano, afirma-se que:
I - Não se pode viver com a retirada total do estômago.
II - O princípio da técnica é reduzir a capacidade do reservatório gástrico, dificultar o seu esvaziamento para o intestino e impedir a absorção do alimento no duodeno e jejuno proximal.
III - A intervenção envolve não somente redução do estômago, como também o duodeno.
IV - O resultado satisfatório das cirurgias foi atribuído à profunda redução da ingestão calórica pela restrição do volume das refeições, à má absorção de nutrientes, às alterações do apetite e da percepção da palatabilidade dos alimentos e às mudanças comportamentais pós-operatórias.
São verdadeiras as afirmações, EXCETO
A força dos fluidos do globo ocular contra a superfície interna do olho resulta em pressão intraocular normal entre 30 a 45 mmHg. Em indivíduos com glaucoma, essa pressão pode aumentar até 70 mmHg por causa da drenagem deficiente do humor aquoso produzido continuamente pelo olho. Considerando-se a ação das drogas sobre a pressão de fluidos no organismo, é CORRETO afirmar:
Uma das grandes preocupações dos profissionais da saúde na atualidade planetária são os distúrbios alimentares, tais como a obesidade, a bulimia, a anorexia, a desnutrição, que se expressam através de hábitos inadequados de alimentação, exigindo para reversão do quadro apoio psicológico e desenvolvimento de programas de reeducação alimentar. Em se tratando do tema acima, analise as afirmativas colocando V, para as Verdadeiras, e F, para as Falsas.
( ) Em dietas de emagrecimento devem ser restringidos os carboidratos, nunca retirados na totalidade, tendo em vista serem as fontes primárias de energia, além de exercerem funções, como por exemplo a composição dos ácidos nucléicos.
( ) A redução da ingestão de carboidratos força o organismo à utilização de lipídios, que têm função de reserva energética.
( ) A água, por não interferir no ganho ou perda de peso, não interessa em termos nutricionais, tendo em vista que suas funções no organismo se restringem ao transporte de moléculas.
( ) As proteínas são utilizadas diretamente por nossas células, sem necessidade de maiores alterações, tendo em vista exercerem as funções hormonal, de defesa, nutricional e enzimática.
( ) Vitaminas e sais minerais são dispensáveis em qualquer dieta, tendo em vista desempenharem funções acessórias no metabolismo.
Assinale o item cuja seqüência é correta:
Assinale a alternativa incorreta relativa ao mosquito do gênero Aedes e à doença transmitida por sua picada.
Com relação à radioatividade, analise as afirmativas abaixo e coloque V para verdadeiro ou F para falso.
( ) A radioatividade, por ser benéfica em determinadas situações, tem sido muito utilizada em diversas áreas como, por exemplo, na medicina, para tratar pacientes com câncer.
( ) Todos nós convivemos diariamente com a radioatividade emitida por fontes naturais como as chuvas de partículas radioativas produzidas pelos testes de armas nucleares.
( ) Os efeitos da radioatividade independem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiação, pois qualquer concentração de radiação pode provocar diversos efeitos como lesões no sistema nervoso ou no aparelho gastrintestinal, queimaduras na pele, náuseas, leucemia e má formação, podendo até levar à morte.
( ) A radiação é uma possibilidade para minimizar a infestação de alimentos por microrganismos na produção agrícola.
A sequência correta de cima para baixo é:
Dados do Ministério da Saúde revelam que o número de brasileiros que procurou a rede pública de saúde para fazer teste de HIV aumentou nos últimos anos e que essa realidade se deve a testes que utilizam nova tecnologia, oferecidos pela rede pública brasileira. Analise as afirmações a seguir.
I. A AIDS não tem cura e é causada por um retrovírus.
II. Portadores do HIV podem, mesmo sem apresentar sintomas da doença, transmitir o vírus para seus parceiros.
III. Filhos de mães infectadas pela AIDS fatalmente nascem com a doença.
IV. Ao se desenvolver, a AIDS enfraquece o sistema imunológico e diminui a resistência do indivíduo que fica suscetível a infecções por microrganismos.
É verdadeiro o que se afirma
Existem diversas doenças que afetam o homem e que são causadas por agentes patogênicos, tais como vírus, bactérias e protozoários. Com relação a esses agentes, existem medidas profiláticas como, por exemplo, lavar bem alimentos que são ingeridos crus, o combate a insetos transmissores e o uso de agulhas e seringas esterilizadas. Essas medidas profiláticas seriam úteis, respectivamente, no combate da
Doenças emergentes ocorrem no contexto de múltiplas condições, a exemplo da gripe H1N1. Sobre doenças emergentes virais, é correto afirmar que:
No Brasil, a febre amarela pode ser adquirida em áreas silvestres e rurais de regiões como Norte e Centro-Oeste, além de parte do Sudeste, Nordeste e Sul. Marque a alternativa correta:
A malária é uma doença de conhecimento médico. É popular desde épocas remotas, ocorrendo em áreas da Europa, Ásia, África, Oceania, e Américas. No final do século XX, a OMS estimou a ocorrência de cerca de 300 milhões de pessoas infectadas no mundo todo, com mais de um milhão de óbitos anuais, principalmente em crianças. (NEVES, 2006, p. 414).
Com base nos conhecimentos sobre a malária, que é considerada uma grave parasitose humana, marque com V as alternativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os parasitos responsáveis por essa doença, que também é chamada vulgarmente de febre amarela, são bactérias pertencentes à família Plasmodiidae.
( ) A transmissão ocorre pela picada de fêmeas de mosquitos que pertencem ao gênero Aedes, os quais se infectam em uma única fonte de infecção conhecida, os pacientes infectados.
( ) A profilaxia da malária, teoricamente, seria eficaz se atingisse os três elos fundamentais da cadeia de transmissão a saber, seriam: tratar os doentes, proteger as pessoas sadias e combater o transmissor.
( ) Na malária, não ocorrem casos mais graves. No geral, caracteriza-se por sintomas, como dores de cabeça, fadiga, febre e náuseas que podem durar vários dias.
( ) A vacina contra a malária é um ideal que tem sido buscado e pesquisado há mais de 20 anos, sem, contudo, ter sido possível alcançar uma imunização eficiente e duradoura.
A alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo, é a
Analise as afirmativas sobre fatores que são levados em conta nos processos utilizados para conservar alimentos.
I - Os microrganismos dependem da água líquida para sua sobrevivência.
II - Os microrganismos necessitam de temperaturas adequadas para crescerem e se multiplicarem. A multiplicação de microrganismos, em geral, é mais rápida entre 25°C e 45°C, aproximadamente .
III- As transformações químicas têm maior rapidez quanto maior for a temperatura.
IV - Há substâncias que acrescentadas ao alimento dificultam a sobrevivência ou a multiplicação de microrganismos.
V - No ar há microrganismos que, encontrando alimento, água líquida e temperaturas adequadas, crescem e se multiplicam.
Sobre esse assunto, lê-se em uma embalagem de leite "longa-vida": "Após aberto é preciso guardá-lo em geladeira".
Assinale a opção correta sobre os fatores, dentre os apresentados, que atuam na deterioração rápida do leite, caso uma pessoa NÃO siga tal instrução, principalmente no verão tropical.
Os leites vegetais, se produzidos de plantas de qualidade, são bebidas muito saudáveis, nutritivas, pouco calóricas e sem colesterol. O leite de soja é excelente alternativa ao leite de vaca e seus derivados, por não possuir um tipo de açúcar, responsável por causar alergia, denominado
No Brasil, há muitas cidades onde não há saneamento básico. Nesses locais, a população é obrigada a se servir de fossas sépticas ou de alternativas mais rudimentares, como fossas a céu aberto ou lançamento de dejetos em cursos d' água, o que aumenta a incidência de inúmeras doenças parasitárias.
Para evitar essas doenças, a população deve pôr em prática medidas profiláticas simples, que envolvem desde hábitos básicos de higiene pessoal até medidas preventivas, que variam de acordo com a doença a se prevenir.
Assinale a alternativa que associa corretamente a doença parasitária com sua específica medida profilática.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, e possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. Sobre a febre amarela, é correto afirmar:
A Entamoeba histolytica é um organismo que, no homem, pode provocar diarreia grave com sangue e muco. A infecção por esse microrganismo constitui um grave problema de saúde no mundo. Analise as afirmativas sobre a Entamoeba histolytica e sua infecção:
I. É considerado um protozoário heteroxênico.
II. É um microrganismo que possui somente uma forma: cistos.
III. A infecção ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com os cistos desses parasitos.
Assim, podemos considerar como correta(s), a(s) afirmativa(s) :
No programa Fantástico, da Rede Globo, o ex-craque de futebol Ronaldo desafiou o público na busca de eliminar o excesso de peso. Durante três meses ele seguiu as regras determinadas por um preparador físico com o objetivo de perder 10 quilos, dos 118 quilos pesados no início da apresentação. Sobre o assunto, marque a opção correta.
Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?
A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva.
Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br. Acessoem: 11 ago 2010 (adaptado).
cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva.
* cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.
HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico. Versão 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado)
A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de
roblemas com a qualidade e a segurança de alimentos existem há muitos séculos. Por exemplo, a adulteração do leite, da cerveja, do vinho, das folhas de chá e do azeite de oliva. Alimentos contaminados causam um dos maiores problemas de saúde no mundo e geram uma redução na produtividade econômica. Embora as doenças de origem alimentar, com frequência, sejam atribuídas à bactérias patogênicas, produtos químicos também podem causar enfermidades decorrentes da ingestão de alimentos. Assinale a alternativa que apresenta doença veiculada por alimento não atribuída a microorganismos:
A conservação de alimentos pode ser feita através da inibição da multiplicação microbiana. Esse processo pode ser combinado na forma de uma série de barreiras ao desenvolvimento de microorganismos causadores da deterioração de alimentos e toxinfecções alimentares. O conceito de barreiras combina parâmetros físicos e químicos na conservação de alimentos. Não faz parte dos métodos físico-químicos de conservação:
Os métodos de conservação previnem o acesso de patógenos aos alimentos; inativam qualquer patógeno que tenha obtido acesso; previnem e reduzem a multiplicação de patógenos, no caso de os métodos anteriores terem falhado. Assinale os métodos de conservação que inativam os microorganismos:
INSTRUÇÃO: Responda à questão 14 com base nas informações apresentadas abaixo.
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e representa um dos principais problemas de saúde pública do mundo, especialmente em países tropicais como o Brasil. Por meio de manipulação genética, a empresa britânica Oxitec desenvolveu uma população de mosquitos machos de Aedes aegypti com um gene modificado que produz uma proteína que mata a prole do cruzamento com fêmeas selvagens. Os machos deste mosquito transgênico, quando liberados no meio ambiente, copulam livremente com fêmeas selvagens. Os descendentes desses acasalamentos herdam a proteína letal, morrendo ainda na fase de larva ou pupa. A liberação contínua e em número suficiente desses insetos transgênicos no meio ambiente deve afetar a população de mosquitos selvagens. A primeira liberação experimental na natureza desses animais no Brasil foi aprovada em dezembro de 2010 e deverá ocorrer no município de Juazeiro, Bahia. Somente os mosquitos fêmeas picam o ser humano, transmitindo a doença. Os mosquitos transgênicos machos não vivem muito tempo fora do laboratório, pois eles somente sobrevivem enquanto recebem o antibiótico tetraciclina. Sem esse antídoto, que reprime síntese da proteína letal, eles morrem em pouco tempo.
(Pesquisa Online FAPESP, Nº. 180, 2011)
Qual das afirmativas abaixo descreve o efeito esperado do mosquito transgênico na população de mosquitos selvagens e no controle da dengue?
Sobre as doenças humanas, assinale a alternativa INCORRETA
Faz um mês que Lucas deixou de usar sedativos. Ao nascer, o franzino bebê, agora com quatro meses, era agitado, chorava muito, sofria tremores e taquicardia, sintomas da abstinência. Lucas é filho de uma usuária de crack e “consumiu” a droga durante os sete meses de vida uterina. Nasceu prematuro, com apenas 1,8 kg. A operação policial iniciada em 3 de janeiro jogou luz sobre as dezenas de grávidas dependentes que perambulam pelo cen- tro paulistano atrás da droga.
Sobre o consumo de crack durante a gravidez, é correto afirmar que;
Assinale a opção que apresenta apenas métodos contraceptivos de barreira.
Uma pessoa infectada pelo vírus HIV apresenta queda acentuada de imunidade devido à redução do número de ;
Um condomínio de casas há muito enfrenta o problema da proliferação do “mosquito comum” ( Culexquinquefasciatus) e do “mosquito da Dengue” (Aedes aegypti) , já que está inserido em um bairro que apresenta menos de 20% de área saneada, de uma cidade brasileira. O referido problema foi intensificado quando se formou um enorme canteiro de obras ao lado do condomínio para a construção de unidades prediais. O número de moradores do condomínio infectados com o verme causador da Filariose e com o vírus da Dengue cresce a cada dia determinando um aspecto focal na transmissão destas doenças.
Com base na situação proposta, indique os principais reservatórios para a proliferação do “mosquito comum” (vetor da Filariose) e do vetor da Dengue, respectivamente, após a intensificação do problema, visando a prevenção das doenças:
Uma pessoa submetida a uma determinada dieta alimentar deseja ingerir, no máximo, 500 kcal em fatias de uma torta. Observe que:
• valor calórico é a quantidade de energia capaz de produzir trabalho, liberada pelo metabolismo de uma certa quantidade de alimento ingerido;
• os valores calóricos aproximados de carboidratos, lipídios e proteínas são, respectivamente, 4, 9 e 4 kcal/g;
• a torta contém, ao todo, 50% de carboidratos, 15% de lipídios e 35% de proteínas;
• cada fatia da torta tem massa de 50 g e todas são iguais e homogêneas.
Para obedecer à dieta, a maior quantidade de fatias dessa torta que a pessoa pode comer corresponde a :
Importantes segmentos da sociedade, grupos religiosos e científicos, fervorosamente, discutem os diversos métodos contraceptivos. Atualmente, as controvérsias se destacam em relação à ação da pílula do dia seguinte, que funciona como anticoncepcional de emergência. Em relação aos métodos e alternativas de controle da natalidade, analise as afirmativas:
I - O Dispositivo Intra-Uterino (DIU), colocado no útero da mulher, impede que os espermatozóides alcancem o óvulo.
II - O coito interrompido é um método convencional que consiste em evitar a ejaculação dentro da vagina.
III – A vasectomia, como método de esterilização masculina, consiste na secção dos ductos deferentes.
IV – A “camisinha” é um método preservativo usado exclusivamente pelo homem.
V – O diafragma deve ser colocado no pênis antes da relação sexual
VI - O aborto induzido é liberado no Brasil, quando a mulher apresentar riscos de vida ou gravidez por estupro.
VII – A pílula do dia seguinte contém hormônios que favorecem a fecundação.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Devido aos hábitos alimentares relacionados à vida moderna, principalmente o consumo de alimentos industrializados e aqueles disponíveis nos famosos “fast foods”, é frequente se observar na população humana excesso de massa corporal e aumento na incidência de doenças cardiovasculares.
Sobre essa problemática, assinale a alternativa correta.
Com relação à entomologia forense, julgue o item que se segue.
Dependendo da identificação dos insetos, pode-se inferir a origem da maconha apreendida.
Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar da população brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, é que em geral se verifica uma baixa ingestão de alimentos ricos em fibras. As fibras estão presentes em maior quantidade em vários alimentos de origem vegetal, tais como, verduras, legumes, frutas e cereais integrais.
A ingestão dos alimentos ricos em fibras é importante porque
Doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas popularmente por DST, são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem, essencialmente (porém não de forma exclusiva), pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação. Das DST listadas a seguir, a única que NÃO pode ser veiculada pelo sangue é a
A utilização correta do preservativo durante a relação sexual pode prevenir doenças, tais como:
Doenças de caráter epidemiológico, as quais podem ser minimizadas e controladas por meio de implantação de infraestrutura adequada de saneamento básico e abastecimento de água tratada, são
Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida, fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores.
O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado).
Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em
Sobre alimentos ricos em gorduras vegetais é possível prever que geralmente apresentem:
Cannabis sativa é a droga ilícita mais consumida no mundo. Estas plantas são dioicas e seus frutos apresentam uma semente. Dessa forma, é possível prever que se trata de uma:
Chenopodium quinoa apresenta vantagens nutricionais em comparação ao trigo e ao arroz, cujas proteínas são deficientes em
Leia o trecho abaixo para responder a questão.
Um dos fatores intrínsecos extremamente importantes
para o metabolismo microbiano seria a atividade de água (Aa),
ou seja, a presença de água em uma forma disponível para os
micro-organismos.
A atividade de água é um fator importante para os estudos de microbiologia de alimentos, pois é um fator intrínseco para o crescimento microbiano. Entre os alimentos abaixo, apresenta(m) alta Aa
I. as frutas frescas.
II. as carnes e os pescados frescos.
III. o mel.
É correto o que está contido em
O saneamento público precário e o acúmulo de lixo são, em muitas de nossas cidades, as principais causas dos problemas de saúde pública nas comunidades, principalmente em crianças e idosos que são os que mais sofrem com doenças provocadas por parasitas habitantes destes ambientes. Pela importância que este assunto demanda para o ensino das Ciências Naturais, analise as alternativas a seguir, marcando a única que traz uma relação incorreta entre a forma de transmissão e o agente causador da doença.
Na região da floresta amazônica, é grande a incidência de malária. Problemas locais dificultam o combate à endemia. Assinale a opção que indica uma medida paliativa capaz de reduzir o grau de incidência dessa doença.
A obesidade é uma doença crônica caracterizada por excesso de gordura corporal que se tornou muito comum em países desenvolvidos. No Brasil houve um aumento em 90% no número de cirurgia bariátrica, procedimento que leva alteração anatômica e da fisiologia do trato digestório. As técnicas restritivas-disabsortivas apresentam tanto uma redução gástrica como diminuição da absorção de nutrientes por meio de uma derivação no intestino delgado. No pós-operatório é comum a ocorrência de deficiências nutricionais. Assinale a alternativa correta em relação às principais deficiências nutricionais que podem estar correlacionadas a condição descrita:
Dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que a quantidade de partos em adolescentes de 10 a 19 anos na rede pública caiu 22,4% de 2005 a 2009. O Ministério da Saúde atribui essa tendência às campanhas destinadas aos adolescentes e à ampliação do acesso ao planejamento familiar. Qualquer pessoa pode retirar preservativos nos postos de saúde. Além disso, nesses locais, os adolescentes também recebem o apoio de um profissional de saúde para avaliar qual o método contraceptivo mais adequado ao estilo de vida dos parceiros.
Considerando as características dos métodos anticoncepcionais, as adolescentes devem optar
(Brasil acelera redução de gravidez na adolescência. Portal da Saúde. www.saude.gov.br. Acesso em 20/09/2011.)
Doenças emergentes são aquelas novas que promovem significativo impacto sobre o ser humano, devido à sua gravidade e à potencialidade de deixar sequelas limitadoras e morte ou pelas repercussões sociais relacionadas com a sua prevalência. As doenças reemergentes são as que reaparecem após período de declínio significativo ou com risco de aumento no futuro próximo.
(http://www.medicina.ufmg.br/rmmg/index.php/rmmg/article/viewFile/114/96. Acesso em 20/09/2011.)
A respeito da emergência ou a reemergência de certas doenças, está correto afirmar que, no caso da
O suco do açaí produzido artesanalmente pode ser hoje um dos principais responsáveis por surtos da doença de Chagas no Brasil. Entre junho de 2006 e junho de 2007, 116 pessoas foram contaminadas após ingerirem a bebida nos estados do Amapá, Amazonas e Pará. A contaminação do suco acontece quando o inseto portador do protozoário que causa a doença é triturado junto com a fruta. De acordo com o parasitologista Aldo Valente, do Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, surtos da doença de Chagas transmitida por via oral acontecem desde 1968.
(Alto risco no açaí. Revista Ciência Hoje, edição 243, 2007)
Com relação ao agente causador e às formas de transmissão da doença de Chagas, está correto afirmar que
A epidemia de dengue em Campinas (SP) chegou a 5016 casos e outras seis mortes são investigadas, segundo balanço divulgado pela Prefeitura nesta segunda-feira (14.04.2014). Desses, 173 são considerados graves e os pacientes inspiram mais cuidados.
(http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia. Adaptado)
A doença citada no texto é causada por um tipo de
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, uma forma considerada segura, que permite evitar doenças sexualmente transmissíveis, e duas dessas doenças.
Os micro-organismos, na maioria das vezes invisíveis a olho nu, capazes de produzir doenças, deterioração de alimentos e mau cheiro são classificados como agentes
A Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus HIV. Sobre essa doença, assinale a alternativa INCORRETA.
Campinas viveu no verão deste ano a maior epidemia de dengue da sua história e situação semelhante foi observada em outras cidades brasileiras. Indique o vetor dessa virose, onde ele se reproduz e a situação de temperatura que influencia sua reprodução.
A partir de maio desse ano (2014)o SUS passou a oferecer uma vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano). A campanha pretende aplicar a vacina em 5,2 milhões de meninas entre 11 e 13 anos e reduzir os casos de câncer de colo do útero, ânus, garganta e pênis, além de reduzir o aparecimento de verrugas genitais, causadas pelo HPV.
A vacina contra o HPV, como qualquer vacina,
A toxoplasmose é uma doença endêmica em várias regiões do mundo, atingindo hospedeiros vertebrados, silvestres e domésticos, incluindo o ser humano. O agente etiológico é o Toxoplasma gondii e a infecção pode ocorrer através da ingestão de
A professora de Ciências, preocupada com a grande ingestão de bebidas alcoólicas por adolescentes, propôs um trabalho em grupo para que pesquisassem os riscos do etanol para o organismo. Seus alunos aprenderam que o etanol é formado por pequenas moléculas que são rapidamente absorvidas após a ingestão. Dentre os órgãos que podem ser dani?cados, é possível citar:
Aquecimento global leva malária a regiões antes sem a doença.
Um estudo realizado por pesquisadores americanos sugere que o aquecimento global está levando a malária para regiões onde a doença não ocorria antes. Cientistas da Universidade de Michigan descobriram que populações vivendo nas regiões mais altas da África e da América do Sul correm um risco cada vez maior de contrair malária. O parasita da malária e o mosquito que o transmite não conseguem se adaptar ao ar mais frio tradicionalmente encontrado nessas regiões. Por isso, a doença é contraída em regiões mais baixas e quentes.Os pesquisadores acreditam que o aumento das temperaturas no futuro pode resultar em milhões de novos casos em algumas áreas.
notícias.terra.com.br, 07/03/2014
Apesar dos enormes avanços da ciência, ainda hoje a doença que mais mata em todo o planeta é a Malária. Analise as afirmações abaixo sobre essa doença:
I - A malária é causada pelo protozoário Plamodium sp que infecta as células do fígado e os glóbulos vermelhos do sangue.
II - O vetor responsável pela transmissão do protozoário é o Aedes sp, endêmico nas regiões do centro-oeste brasileiro.
III - O inseto transmite uma forma infecciosa móvel, o esporozoíto, que se reproduz assexuadamente nas células hepáticas.
IV - Os glóbulos vermelhos são infectados com merozoítos, que se reproduzem até romper as células.
Estão corretas as afirmações:
A transmissão materno-infantil do HIV pode ocorrer no útero, durante a gestação, no parto
normal ou no pós-parto. Assim, as recomendações para as mães infectadas são o tratamento com
antirretrovirais durante a gestação, parto cesariano e a utilização de fórmulas especiais para a
alimentação do bebê.
(RIBEIRO, 2013, p. 47).
Considerando aspectos reprodutivos e de desenvolvimento na espécie humana, pode-se afirmar:
A contaminação pelo HIV durante a gestação ocorre em razão da mistura do sangue materno com o
sangue fetal, no ambiente uterino.
A transmissão materno-infantil do HIV pode ocorrer no útero, durante a gestação, no parto normal ou no pós-parto. Assim, as recomendações para as mães infectadas são o tratamento com antirretrovirais durante a gestação, parto cesariano e a utilização de fórmulas especiais para a alimentação do bebê.
(RIBEIRO, 2013, p. 47).
Considerando aspectos reprodutivos e de desenvolvimento na espécie humana, pode-se afirmar:
Os modos de transmissão referidos no texto excluem a hipótese de anormalidade cariotípica no
recém-nascido em relação à doença.
A proliferação de meios adequados à reprodução de mosquitos vetores aumenta as chances de nossa população contrair doenças como:
As outras chagas de Chagas
Em abril será lançada a primeira cartilha médica sobre a infecção causada pelo barbeiro. A doença sempre esteve associada à zona rural... e graças a um intenso programa de erradicação do barbeiro na zona rural, em 2006 a Organização Pan-Americana da Saúde havia decretado o fim no país da infecção pelo contato direto com o inseto. Porém, nos últimos anos as contaminações ressurgiram. Agora elas ocorrem por via oral e estão disseminadas também nas zonas urbanas. Os casos mais recentes aconteceram pelo consumo de restos do barbeiro misturados a alimentos como açaí e caldo de cana. Os novos doentes já somam 600. O número de casos registrados cresce, em média, 20% ao ano.
(Veja, 24.02.2010. Adaptado.)
Sobre a notícia, pode-se afirmar corretamente:
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia as informações e complete os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
A taxa de morte precoce causada por doenças contagiosas diminui nas populações humanas que contam com saneamento básico. Populações pobres, porém, ainda sofrem com endemias contagiosas. Conhecidas como doenças negligenciadas, elas podem ser tratadas, mas o tratamento não está disponível nas áreas mais pobres do mundo. Sobre algumas dessas doenças, apresentam-se as informações a seguir.
( ) A esquistosomose, causada por parasitos platelmintos, pode ser diagnosticada no exame de fezes.
( ) A erradicação de caramujos, hospedeiros intermediários, reduziria as taxas de esquistossomose.
( ) Tanto o mal de Chagas como a malária poderiam ser controlados com inseticidas tóxicos ao barbeiro.
( ) O uso de fármacos pode melhorar problemas crônicos do coração causados pelo mal de Chagas.
O preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo, é
Desde que começou a epidemia de AIDS, mais de 60 milhões de pessoas foram infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV, passando a ser a principal causa de mortalidade na África subsaariana, e a quarta causa em todo o mundo.Assim revelou o último boletim publicado pelo programa das Nações Unidas contra a AIDS, a ONUAIDS, em Genebra.
Relacionando o número de pessoas infectadas pelo HIV às formas de transmissão, a melhor explicação para esse número é dada por:
Endemia é uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local. Para entender melhor: endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.
Sabe-se que a maioria das endemias brasileiras poderia ser controlada com algumas intervenções nas áreas de ocorrência.
No caso da esquistossomose o procedimento mais eficaz para a queda de sua incidência seria
Analise as afirmativas abaixo sobre o tipo de ciclo de vida
apresentado pelos parasitos causadores de algumas
doenças humanas.
I. Os parasitos causadores de malária, das leishmaníases e
das filaríases no ser humano possuem ciclo de vida
heteróxeno.
II. Ascaris lumbricoides apresenta ciclo de vida monoxeno e
estenoxeno.
III. Os parasitas que possuem ciclo de vida heteroxeno não
apresentam fases de vida livre.
Assinale:
O Sistema de informação geográfica (SIG) é um instrumento
cada vez mais utilizado na descrição e análise da situação de
saúde, subsidiando ações de gestão. Por meio do SIG,
grandes quantidades de informação são analisadas em um
contexto georeferenciado. Analise as afirmativas a seguir.
I. Uma vez que a esquistossomose é uma doença que
apresenta grandes variações sazonais, o SIG é uma
ferramenta muito útil que pode ser empregada para
melhor conhecer a distribuição espacial da prevalência da
doença e de seus hospedeiros intermediários.
II. A utilização de SIG e Sensoriamento Remoto (SR) no
mapeamento de características ambientais permite
determinar e identificar os fatores e as áreas de risco.
III. Com os resultados obtidos com a análise de SIG, é
possível observar a evolução temporal das áreas de risco
em determinada localidade e com isso contribuir para o
planejamento das ações de controle da esquistossomose.
Assinale:
A esquistossomose está entre as poucas doenças parasitárias cuja distribuição e prevalência, em escala mundial, continuam a crescer. A razão está na promoção do desenvolvimento de novos e maiores focos de transmissão, pelo próprio ser humano, alavancados pelo progresso da técnico, econômico e o crescimento da agricultura. Em linhas gerais, a estratégia básica a utilizar para o controle ou a eliminação da esquistossomose consiste em: reduzir consideravelmente ou impedir a transmissão do parasitismo, mediante o uso de moluscidas, obras de engenharia, educação sanitária, etc; e tratar a população parasitada para reduzir as fontes de infecção. Vários obstáculos impedem uma rápida extinção das fontes de infecção, dentre os quais podemos citar:
Tanto a febre amarela quanto a dengue são doenças
causadas por vírus do grupo dos arbovírus, pertencentes
ao gênero Flavivirus, existindo quatro sorotipos para
o vírus causador da dengue. A transmissão de ambas
acontece por meio da picada de mosquitos, como o
Aedes aegypti. Entretanto, embora compartilhem essas
características, hoje somente existe vacina, no Brasil, para
a febre amarela e nenhuma vacina efetiva para a dengue.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Nacional de Saúde. Dengue: Instruções para pessoal de
combate ao vetor. Manual de Normas Técnicas. Disponível em: http://portal.saude.gov.br.
Acesso em: 7 ago. 2012 (adaptado).
Euphorbia milii é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo.
O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.
MOREIRA, C. P S.; ZANI, C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata
e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia, n. 3, 2010 (adaptado).
O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da
A doença de Chagas é uma enfermidade causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e a maioria das notificações da doença provém da região Norte do Brasil. As espécies vetoras da doença de Chagas são hemípteros heterópteros. Das alternativas a seguir, identifique aquela que corretamente caracteriza a taxonomia das espécies de importância médica.
A febre amarela é uma zoonose causada por um Flavivirus, que apresenta um ciclo epidemiológico silvestre e outro urbano. No Brasil, de 1989 a 2008 ocorreram mais de 500 casos da doença, principalmente na região Norte. O vetores de ambos os ciclos são insetos Culicidae e a seguinte alternativa descreve corretamente o mecanismo de transmissão da doença no Brasil.
A dengue é a arbovirose mais importante em termos epidemiológicos no Brasil. O vírus, que apresenta quatro tipos geneticamente bem definidos, é transmitido por dípteros culicídeos. Sobre o mecanismo de transmissão dos vírus, assinale a afirmativa correta.
A palavra alucinação significa, em linguagem médica, percepção sem objeto, isto é, a pessoa em processo de alucinação percebe coisas sem que elas existam. As alucinações podem aparecer espontaneamente no ser humano em casos de psicoses ou pelo uso de determinadas substâncias ou drogas alucinógenas. As reações psíquicas são ricas e variáveis. Alguns dos alucinógenos agem em doses muito pequenas e praticamente só atingem o cérebro e, portanto, quase não alteram nenhuma outra função do corpo: são os alucinógenos primários. Mas existem outras drogas que também são capazes de atuar no cérebro, produzindo efeitos mentais, mas somente em doses que afetam de maneira importante várias outras funções: são os alucinógenos secundários. No Brasil, a planta popularmente conhecida como trombeta (Datura suaveolens) sintetiza uma substância categorizada como alucinógeno secundário, denominada:
Suponha que do total de alimentos produzidos no Brasil,
alguns itens nutricionais sejam desperdiçados nas
porcentagens apresentadas na tabela abaixo.
Porcentagem aproximada de desperdício anual
de itens alimentares no Brasil.
Item alimentar Desperdício aproximado
Soja 20%
Milho 25%
Arroz 15%
Peixe 30%
Cenoura 27%
Batata 40%
Laranja 22%
Se uma parcela do peixe, da batata e da laranja
desperdiçadas fossem utilizadas para alimentar três famílias
carentes, um tipo de alimento para cada família, quais os
principais itens nutricionais enriqueceriam a alimentação
dessas famílias, nessa ordem?
As doenças venéreas, também conhecidas
como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), são
infecções transmitidas através de relações sexuais e
uma das principais formas de evitá-las é o uso de
preservativos. Essas doenças devem ser tratadas de
forma rápida e correta, pois seu desenvolvimento no
corpo humano pode causar sérios problemas, tais
como, infertilidade, doenças neonatais, câncer
anogenital, comprometimento do aparelho reprodutor e
até mesmo a morte.
As DST causadas, respectivamente, por protozoário,
bactéria e vírus são:
Associe as doenças listadas abaixo aos seus respectivos agentes etiológicos:
1-Dengue, 2- Leptospirose, 3- Malária, 4- Sarampo, 5- Toxoplasmose, 6- Tuberculose
Considere as seguintes manchetes, noticiadas por diferentes
meios de comunicação no primeiro semestre de
2015:
Brasil pode ser o primeiro país a ter vacina
contra a dengue.
Mosquito da dengue é o mesmo que
transmite a febre chikungunya.
Sobre a relação existente entre esses dois temas, vacina
contra dengue e febre chikungunya, é correto afirmar que
a vacina
Com relação às doenças sexualmente transmissíveis (DST)
causadas por vírus ou bactérias, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso de gel vaginal com espermicida, aplicado antes das
relações sexuais, diminui eficazmente a transmissão dos
agentes infecciosos.
II. O uso do DIU (Dispositivo Intra Uterino) e da pílula do dia
seguinte reduz significativamente a instalação de vírus e
bactérias.
III. Preservativos masculinos ou femininos impedem o contato
de agentes infecciosos com as paredes mucosas.
Assinale:
Na busca por um corpo malhado, bem definido, com muitos músculos e pouca gordura, os anabolizantes despertam muito interesse, pois promovem, sem grande esforço, o desenvolvimento de tecidos, especialmente o muscular e o ósseo, acarretando em pouco tempo uma melhora estética. Essas drogas imitam o hormônio sexual masculino testosterona e são usadas com a finalidade de aumentar a massa muscular em geral e de reduzir a fadiga. Se usadas sem controle, a curto prazo, podem levar a vários efeitos colaterais: impotência, calvície, aumento das mamas, redução da libido e da produção de esperma. O uso contínuo pode levar a câncer no fígado, na próstata, à elevação do colesterol ruim (LDL) e da pressão arterial e à fibrose testicular.
(http://www.istoe.com.br/reportagens/27630_ O+DANO+DOS+ANABOLIZANTES Acesso em: 08.09.2010.)
Sobre os efeitos causados no organismo pelo uso de anabolizantes, são feitas as afirmações a seguir.
I. A elevação do colesterol ruim (LDL) e dos níveis de pressão arterial aumenta o risco de entupimento dos vasos sanguíneos cerebrais e cardíacos.
II. O ganho excessivo de musculatura em geral bem como o aumento do tamanho do músculo cardíaco favorecem uma maior produção de glóbulos vermelhos, a fim de aumentar a oxigenação dos tecidos.
III. A redução da produção de esperma e a impotência estão associadas à diminuição das atividades da glândula tireoide, que controla as características sexuais primárias e secundárias.
É válido o que se afirma em
Dentre os métodos anticoncepcionais disponíveis, o preservativo de borracha ou “camisinha” é o mais recomendado nas relações sexuais, porque