SóProvas


ID
2906230
Banca
FCC
Órgão
AFAP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                     Maestro piador


      Em 1989, andando com Tom pelo Central Park, em Nova York, ouvi-o identificar vários pássaros pela música que faziam - era íntimo também dos passarinhos americanos. Não tinha a menor dificuldade para identificá-los em português.

      Em jovem, nas suas incursões pelo mato, Tom piava inhambus para matá-los. “O inhambu vinha todo apaixonado e eu o matava à traição”, confessou. Era uma prática comum aos homens de sua geração. Mas, mais cedo do que muitos, ele enxergou a desumanidade daquilo. Continuou a piar vários pássaros, mas para firmar com eles um diálogo de amor.

      A faixa “O Boto”, em seu álbum “Urubu”, é uma sinfonia de pios. Estão integrados com tal naturalidade à orquestração que podem nem ser “escutados” pelos menos atentos. Mas estão lá no disco, e executados pelo próprio Tom - quem mais?

(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem. Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 121-122.)

Nesse texto, o autor conta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = Letra D

     

    a) nada a ver.

    b) nada a ver, no Central Park presenciou ele identificando vários pássaros pela música que faziam e não compondo uma peça musical.

    c) extrapolação: diferentemente da situação do Central Park, em que o autor usou o verbo "ouvi-o" para deixar claro que ele presenciou a situação, nada aqui conota essa certeza que ele presenciou tal relato.

    d) gaba

    e) idem "a"

     

  • Ao contrário do que o colega Hallyson TRT disse sobre a alternativa C, o erro consiste na parte grifada em vermelho:

    "quando presenciou Tom Jobim, influenciado por outros homens de sua geração, imitar pássaros americanos para matá-los."

    O Tom Jobim fazia isso no Brasil, não nos USA. Logo, não se pode sequer inferir que eram pássaros americanos.

    ---------

    GABARITO: LETRA D

  • Gabarito: Letra D

    As demais alternativas já foram explicadas pelos colegas, mas, ao meu ver, o erro da letra C é porque o autor não 'presenciou Tom Jobim, influenciado por outros homens de sua geração, imitar pássaros americanos para matá-los'. Ele só soube disso por que Tom Jobim contou, conforme está expresso no 2º parágrafo.

    O texto é bem claro quanto ao fato que o autor presencia: 'ouvi-o identificar vários pássaros pela música que faziam'.

    Jesus: Meu único Senhor e Salvador!

  • eis a musica mencionada no texto:

    https://www.youtube.com/watch?v=nCAA2fEHaa4

  • É possível inferir do texto que Tom matava pássaros americanos, foi castigado pelo espírito da floresta e mórréuuuuu......

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Por curiosidade fui escutar a tal música, que o autor do texto cita, passando a impressão de ser quase uma mensagem subliminar o pio dos pássaros. Não vi nada disso que foi narrado, os pios são bem presentes e não precisa estar tão "atento" para percebê-los.

  • Típica daquelas que se mata pelo exceço, não o pássaro, mas a Questão
  • Confuso para mim.

    EXPRESSIVO: que tem expressão; que possui vivacidade, animação, energia.

    O texto diz que ....

    "nem ser “escutados” pelos menos atentos. Mas estão lá no disco, e executados pelo próprio Tom."

    O expressivo para mim ficou estranho, mas quem sou eu para discordar.

    Vida que segue :\

  • GABARITO D

     

     A faixa “O Boto”, em seu álbum “Urubu”, é uma sinfonia de pios.

  • Gabarito: D

    Para responder as questões de interpretação da FCC é preciso estar atento ao título, início e fim do texto:

     Maestro piador - título

    ouvi-o identificar vários pássaros pela música que faziam - linha 1

    executados pelo próprio Tom - última linha

    Dica da professora ADRIANA FIGUEIREDO

  • A ideia central do texto é relatar sobre essa experiência de Tom Jobim. Dessa forma, a alternativa que fala da integração do canto dos pássaros na música reflete a mensagem que o texto quer passar.

  • A) hábitos inusitados que o maestro Tom Jobim cultivava para se distrair da tarefa de criar obras artísticas sofisticadas. ERRADO. Não há nada no texto que indique isso.

    B) uma ocasião em que presenciou Tom Jobim compor uma peça musical a partir do canto dos pássaros do Central Park. ERRADO. Tom Jobim não compôs uma peça musical a partir dos cantos dos pássaros do Central Park. Eles estavam caminhando no Central Park e o autor do texto observou a capacidade que Tom tinha de imitar os animais.

    C) quando presenciou Tom Jobim, influenciado por outros homens de sua geração, imitar pássaros americanos para matá-los. ERRADO. Há dois erros aqui:

    1- O autor do texto não presenciou Tom Jobim imitando pássaros para atraí-los e matá-los, pois tal fato ocorreu quando Tom era jovem. O autor do texto só sabe do ocorrido pq Tom lhe contou.

    2- Tom Jobim não fez isso com pássaros americanos, mas sim com pássaros brasileiros.

    D) que Tom Jobim chegou a usar seu talento de imitar o canto dos pássaros como recurso expressivo em uma composição. CERTO. Pode-se chegar a essa conclusão lendo esses trechos:

    "Continuou a piar vários pássaros, mas para firmar com eles um diálogo de amor."

    "A faixa “O Boto”, em seu álbum “Urubu”, é uma sinfonia de pios. Estão integrados com tal naturalidade à orquestração que podem nem ser “escutados” pelos menos atentos."

    E) um fato desconhecido da biografia de Tom Jobim, que fez com que ele, em jovem, resolvesse se tornar maestro. ERRADO. Tom Jobim não decidiu se tornar maestro por conta desse fato desconhecido. Não há nada no texto indicando isso.