OHSAS 18.001/2007
SÉRIE DA AVALIAÇÃO DA SAÚDE E DA SEGURANÇA DO TRABALHO
Sistemas de gestão da segurança e da saúde do trabalho - Requisitos
Perigo - Fonte, situação ou ato com um potencial para o dano em termos de lesões, ferimentos ou danos para a saúde (3.8), ou uma combinação destes.
Risco - combinação da probabilidade da ocorrência de um acontecimento perigoso ou exposição(ões) e da severidade das lesões, ferimentos ou danos para a saúde (3.8), que pode ser causada pelo acontecimento ou pela(s) exposição(ões).
A - Risco é um agente com potencial para provocar danos em pessoas, em instalações, em equipamentos, em materiais e no meio ambiente. (uns dos conceito de Perigo)
B - Instalações elétricas em péssimo estado em um ambiente de trabalho não são consideradas condições inseguras típicas. (fio terra desencapado, fiação solta, é condição insegura)
C - Lubrificar, ajustar e/ou limpar máquinas em movimento podem ser consideradas condições inseguras típicas. (ato inseguro, ou imperícia, caso seja falta de treinamento)
D - À combinação da probabilidade de ocorrência e da consequência de um determinado evento dito perigoso dá-se a denominação de “risco”. (risco = exposição x gravidade do dano)
E - Ambientes de trabalho com pisos escorregadios são exemplos de atos inseguros típicos. (são exemplos de condições inseguras)