SóProvas


ID
2907019
Banca
IBADE
Órgão
CAERN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2


                            O NOSSO LIXO É UM LUXO


      “Mais de 50% do que chamamos lixo e que formará os chamados "lixões" é composto de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. O lixo é caro, gasta energia, leva tempo para decompor e demanda muito espaço. Mas o lixo só permanecerá um problema se não dermos a ele um tratamento adequado. Por mais complexa e sofisticada que seja uma sociedade, ela faz parte da natureza. É preciso rever os valores que estão norteando o nosso modelo de desenvolvimento e, antes de se falar em lixo, é preciso reciclar nosso modo de viver, produzir, consumir e descartar. Qualquer iniciativa neste sentido deverá absorver, praticar e divulgar os conceitos com plem entares de REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO e RECICLAGEM.

      REDUZIR

      Podemos reduzir significativamente a quantidade de lixo quando se consome menos de maneira mais eficiente, sempre racionalizando o uso de materiais e de produtos no nosso dia a dia. (...)

       REUTILIZAR

     O desperdício é uma forma irracional de utilizar os recursos e diversos produtos podem ser reutilizados antes de serem descartados, podendo ser usados na função original ou criando novas formas de utilização. (...)

      RECICLAR

      (...) A reciclagem vêm sendo mais usada a partir de 1970, quando se acentuou a preocupação ambiental, em função do racionamento de matériasprimas. É importante que as empresas se convençam não ser mais possível desperdiçar e acumular de forma poluente materiais potencialmente recicláveis.

                                 Fonte: http://www.profcupido.hpg.ig.com.br/lixo.htm

“Por mais complexa e sofisticada que seja uma sociedade, ela faz parte da natureza.”


Reescrevendo o trecho acima, o sentido se mantém na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • "Por mais que" carrega carga concessiva, sendo legítima a substituição pela conjunção "embora", que também traz consigo valor concessivo.

    Letra B

  • Caso vc ficasse na dúvida, daria para eliminar sem medo as três últimas opções, pois elas têm o sentido de CAUSA, veja as conjunções delas respectivamente; como, já que, visto que.

    Como o colega bem explicou acima, a conjunção "por mais que" traz sentido concessivo o mesmo que "embora".

  • Letra B.

    Embora - Concessiva.