SóProvas


ID
2907550
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A evolução do pensamento administrativo ensejou sucessão de diferentes abordagens da teoria das organizações, incluindo a abordagem contingencial, a qual, entre outros aspectos, sustenta que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    - NÃO HÁ NADA DE ABSOLUTO NAS ORGANIZAÇÕES

    - TUDO É RELATIVO

    - HÁ UMA RELAÇÃO FUNCIONAL ENTRE O MEIO AMBIENTE E AS TÉCNICAS ADM PARA ALCANCE DOS OBJETIVOS

    - RELAÇÃO “SE-ENTÃO”

    - UMA EMPRESA É UM SISTEMA ABERTO

    - AS CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE SÃO VARIÁVEIS E INDEPENDENTES

     

    Fonte: Juliana Neves Q888355

     

     

     

     

     

     

    Ano: 2018

    Banca: FCC

    Órgão: ALESE

    A Teoria Contingencial ou Teoria da Contingência, ao abordar as alternativas para a estrutura organizacional e estilo gerencial, apresenta, entre os seus postulados, que

     a)as melhores decisões dependem, em cada caso, de muitos fatores, como o ambiente em que se encontra a organização, não existindo, assim, um único modelo ideal. 

  • GABARITO C

     

    Não há a prevalecia de um fator em relações aos demais. Uma série de fatores influenciam nas relações organizacionais.

    .Nada prevalece. Não existe esse negócio de "deve ser" na teoria da contingência. Tudo depende!

     

     

  • Na Teoria Contingencial, a estrutura organizacional se adapta às exigências da situação (ambientes macro e micro).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • A teoria da contingência baseia-se na premissa da inexistência de um modelo que se adapte a todas as empresas em todas as circunstâncias, pois as mudanças ocorrem nos sistemas em função do impacto de determinados tipos de ocorrências.

    A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto, ou seja, tudo é relativo nas organizações ou na teoria administrativa. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos nas organizações. 

  • Gabarito Letra C

    Abordagem Contingencial

    - Não existe um único modelo ideal de organização, tudo depende de diversos fatores;

    - A organização é ajustada ao ambiente em que se encontra;

    - Uma empresa é um sistema aberto.

  • TAREFAS- CIENTÍFICA

    ESTRUTURA- BEC- BUROCRÁTICA-ESTRUTURALISTA- CLÁSSICA

    AMBIENTAL- ECOS- ESTRUTURALISTA- CONTINGENCIAL - SISTEMAS

    PESSOAS- RH-CDO- RELAÇÕES HUMANAS- COMPORTAMENTAL- DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL.

    LETRA C.

  • Teoria Contingencial

    Para a teoria Contingencial, não existe um "fórmula mágica" para se resolver os problemas das organizações. Cada situação pede um resposta diferente. Assim, tudo é relativo. Tudo depende. Ou seja, antes que um administrador possa determinar qual é o "caminho" correto para uma empresa, é necessária uma análise ambiental. Assim, dependendo da situação da empresa, sua estratégia ou a tecnologia envolvida, o "caminho" ou modo de gerenciar será definido de uma maneira ou de outra. Os fatores principais -- como o TAMANHO e seu AMBIENTE-- São considerados CONTINGÊNCIAS, que devem ser analisadas antes de se determinar um curso de ação. Portanto, não existe a ''melhor maneira" de se administrar uma organização.

    Fonte: Rodrigo Rennó

    Administração geral para concurso

    GABA c

  • A abordagem contingencial, em essência, sustenta que as organizações devem se adaptar às contingências (circunstâncias ambientais). Nessa perspectiva, não existe uma estrutura organizacional genérica ideal (como proposto pela Teoria Clássica). Tudo depende.

    A ideia básica dessa abordagem é que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional. Deve-se buscar um modelo apropriado para cada situação de acordo com a interface com o ambiente externo. Na Abordagem Contingencial a ênfase está no ambiente.

    A visão contingencial busca, acima de tudo, formular desenhos organizacionais e sistemas gerenciais adequados para cada situação específica.

    Vamos analisar cada alternativa:

    Alternativa A. Errado. A estrutura não é prevalente sobre as relações. É o inverso! As contingências (relações e os elementos ambientais) prevalecem sobre a estrutura, isto é, a estrutura deve se adaptar às circunstâncias verificadas.

    Alternativa B. Errado. As relações hierárquicas e todos os elementos formais da estrutura organização são decorrência do processo de adaptação da organização ao ambiente e não o contrário.

    Alternativa C. Certo. A alternativa descreve perfeitamente a essência da abordagem contingencial. Tudo depende das circunstâncias. Não existe um modelo genérico ideal de estrutura organizacional.

    Alternativa D. Errado. O nível de estabilidade da estrutura organizacional depende do ambiente, no qual ela está inserida e não da linha de comando.

    Alternativa E. Errado. A organização deve ser mutável: fato! Isso não significa que a organização não precisa de uma estrutura organizacional para enfrentar os diferentes cenários.

    Sem uma estrutura organização, não temos divisão do trabalho, não temos coordenação dos esforços, não temos linhas de comunicação etc. Em resumo, sem uma estrutura organizacional para dar moldar as atividades da organização seria impossível atingir qualquer objetivo organizacional. Teríamos um prédio, por exemplo, no qual cada um faz o que bem quer (sem divisão do trabalho, sem objetivos definidos, sem hierarquia, sem cargos...).

    Gabarito: C

  • o erro da "e" acredito que seja por ser mais relacionada a Teoria dos sistemas, embora prescindir de estrutura parece algo muito esquisito, se alguém souber comentar agradeço.

  • A Teoria Contingencial, ou Teoria das Contingências, quebrou um paradigma. Para ela, não

    existe uma melhor maneira de administrar, uma solução universal que possa ser utilizada por

    organizações de diversos tamanhos e áreas de atuação.

    De acordo com Carlisle,

    “Não há uma maneira melhor para planejar, não há maneira melhor de liderar, não há melhor

    maneira de organizar um grupo, não há melhor maneira de controlar as atividades de uma

    organização. O melhor conceito e técnica a ser selecionada é aquela feita após conhecer as

    circunstâncias que está enfrentando”.