SóProvas


ID
2907559
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Suponha que um gestor público, ao ser alçado à condição de gerente de um importante projeto, tenha se defrontado com diversas situações que demandavam a tomada de decisões. Em alguns casos, foram adotadas decisões do tipo que a literatura denomina de “programadas”, as quais

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = Letra A

     

     

    TEORIA:

    PROCESSO DECISÓRIO

    TIPOS DE DECISÃO:

    DECISÕES PROGRAMADAS E DAS DECISÕES NÃO PROGRAMADAS

    DECISÕES PROGRAMADAS: são decisões rotineiras, ou seja, sobre assuntos que já foram analisados antes e que, desta forma, já existe uma resposta “padrão”.

    DECISÕES NÃO PROGRAMADAS: são comuns quando o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão.

     

     

    PANCADARIA:

    FCC ALESE ANALISTA 2018 Q886464

    A literatura especializada aponta diferentes tipos de decisões e diferentes modelos do processo de tomada de decisão. Entre as classificações correntes para esses temas, podem ser apontados, exemplificativamente,

    d)decisões programadas, que fazem parte do acervo de soluções da instituição, e processos decisórios consultivos, em que os envolvidos opinam e o líder toma a decisão.

     

    FCC DETRAN-MA ASSISTENTE 2018 Q876001

    No que concerne aos tipos de decisões, aquelas denominadas “programadas” são passíveis de aplicação 

    a) em situações já enfrentadas anteriormente, já que fazem parte do acervo de soluções da organização para eventos que se apresentam sempre de maneira semelhante.

  • idem Q969220

  • se Philip Bayard Crosby fosse esse gerente em tela, certamente descartaria esse sistema 

  • resumão de sobre decisões:

    https://drive.google.com/open?id=1WX3XCwWY6kD8VYBjooKRagRwZJCDueur

  • Decisões programadas: rotineiras; padronizadas; pouca participação do gestor; já existe um roteiro a ser seguido.

    Decisões não-programadas: não-rotineiras; exclusivas; intensa participação do gestor; não existe um roteiro a ser seguido.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • [GABARITO A]

     

    O processo de tomar decisão tem origem em uma frustração, interesse, desafio, curiosidade ou irritação; nos obstáculos para atingir um determinado objetivo, algum fato irregular que necessita uma ação corretiva, ou a visualização de alguma oportunidade. É nessas situações que se faz necessário tomar uma decisão.

     

    DECISÕES PROGRAMADAS:

     

    Fazem parte do acervo de soluções da organização.
    Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira
    . Não é necessário, nesses casos, fazer diagnostico criar alternativas e escolher um curso de ação predefinido. Exemplos de decisões programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão.
    Por exemplo, o limite de crédito do cheque especial funciona como um empréstimo automático. Quando o cliente usa crédito, imediatamente entra em ação uma regra de decisão: Os juros começam a ser cobrados. Não é necessário o cliente ir ao banco, pedir o empréstimo e ter seu caso analisado. O procedimento já está pronto para funcionar. 

     

    DECISÕES NÃO PROGRAMADAS: 

     

    São preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de analises sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de uma decisão. 
    Por exemplo: Uma companhia está endividada, vendendo pouco e enfrentando uma concorrência feroz. Uma solução é proposta – reduzir o número de empregados para baixar os custos, mas os sindicatos são contrários. Essa situação é inédita e exige um processo original de solução de problemas e tomada de decisões.

     

    Fonte: https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Defina-Decis%C3%B5es-Programadas-e-N%C3%A3o-Programadas/39083131.html

  • PESSOAL, ESSES RESUMOS DA Sheyla R2 QUE ELA DIVULGA SÃO MARAVILHOSOS! QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE AQUELES QUE SÃO COMO 'PASSARINHOS' QUE NÃO SE CONTENTAM SÓ EM 'SE ALIMENTAR' MAS DEIXAM NA TRILHA DICAS DE COMO CHEGAR LÁ. GRATIDÃO!

     

    ESSA ARENA DE PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS PRECISA MUITO MAIS DE SOLIDARIEDADE DO QUE DE GLADIADORES. ABÇS

  • Perfeito, Vânia Vieira! Ótima sua percepção!

    Sucesso. :)

  • DECISÕES PROGRAMADAS

    São decisões rotineiras, ou seja, decisões sobre assuntos que já foram analisados antes e que, dessa forma, já existe uma resposta "padrão" para eles. Uma das formas de se ganhar eficiência em uma empresa é relacionando essas "decisões" padronizadas a certos problemas rotineiros.

    DECISÕES NÃO PROGRAMADAS

    São típicas de situações em que o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos para que possa tomar uma decisão).

    GABA "a"

  • Decisões programadas são aquelas decisões rotineiras, decisões do dia a dia. Vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Certo. Descreve corretamente o conceito de decisão programada;

    Alternativa B. Errado. Descreve o conceito de decisões estratégicas.

    Alternativa C. Errado. Situações complexas são características de decisões não programadas.

    Alternativa D. Errado. As decisões programadas não se restringem a problemas que envolvam sistemas de dados.

    Alternativa E. Errado. As decisões programadas, em geral, são descentralizadas dentro de uma rotina de trabalho (processo). No caso de projetos (esforço temporário para gerar um produto exclusivo), por outro lado, a maior parte das decisões é não programada, afinal, a organização está construído algo inédito. Além disso, em virtude das restrições do projeto (escopo, custos, tempo), as decisões tendem a ser mais centralizadas no gerente de projetos.

    Gabarito: A