SóProvas


ID
2907568
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que tange aos modelos de estruturas organizacionais, aquele descrito pela literatura como divisional apresenta, como uma de suas principais características e traço diferenciador em relação ao modelo funcional,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = Letra C

     

     

    FCC TRT 15ª REGIÃO (SP) 2018 Q920788

    É uma característica dominante do tipo de estrutura organizacional denominada Divisional:

    c)autonomia de unidades, qualificadas como centros de resultado, que apuram lucros ou prejuízos autonomamente.

     

     

    FCC SABESP 2018 Q897107 TÉCNICO

    No contexto da evolução histórica da teoria das organizações merece destaque a contribuição de Alfred Sloan, consistente na estrutura divisional, cuja característica principal é a

    e)existência de unidades que operam com relativa autonomia, inclusive para apuração de lucro ou prejuízo, denominadas centros de resultado

     

     

    FCC AL-MS 2016 Q767212 ANALISTA EM RH

    A literatura sobre as Teorias da Administração destaca, ao abordar a evolução histórica do pensamento científico sobre as organizações, o conceito de centros de resultados, no qual lucro ou prejuízo são apurados para cada unidade, que pode ser organizada por produto, por área geográfica ou clientela. Tais conceitos descrevem a

    e) Estrutura Divisional, descrita por Alfred P. Sloan.

  • Beira 100% a possibilidade desta questão cai na prova do DETRAN SP 

  • resumão de organização https://drive.google.com/open?id=1HjN-wP9GueWPqxjmOdHiZ7Gd0h-zORbn

  • Falou em estrutura divisional, você vai lembrar de 2 coisas e seguir o baile: autonomia limitada e resultados.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • FCC:

    falou em DIVISIONAL -> associa a CENTROS DE RESULTADOS!

  • Estrutura Divisional- Unidades semiautônomas

  • GAB: C.

    ESTRUTURA DIVISIONAL

    >> Inspirada em Alfred Sloan e cujo exemplo mais emblemático é a aplicação, nos anos 1950, na General Motors.

    >> A organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela.

    >> Lógica de descentralização de autonomia operacional às divisões.

    >> Autonomia de unidades, qualificadas como centros de resultado, que apuram lucros ou prejuízos autonomamente.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • Conforme, descrito no material do Rodrigo Rennó.

    Na estrutura divisional, a empresa desmembra sua estrutura em divisões, agregando os recursos e pessoas de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados que são considerados importantes.

    A vantagem do modelo é que cada divisão funciona de maneira quase autônoma, independente, facilitando sua gestão. Cada divisão passa a ter seus próprios setores de pessoal, de marketing, e logística. Com isso, estas divisões podem escolher estratégias distintas para atingir seus objetivos.

  • Departamentalização divisional: acontece quando se divide grandes organizações em diferentes divisões para cada área de negócios em que ela atua, dando a cada uma delas autonomia para definição de suas estratégias. Abaixo de cada divisão as funções administrativas são repetidas, fazendo com que cada divisão pareça com uma empresa por si só. Tipicamente fala-se em divisão por processos e por produtos. É aplicável a ambientes mutáveis e instáveis, pois faz com que cada divisão da organização passe a lidar com uma parte específica do ambiente externo. Tem a desvantagem de aumentar o custo da organização por incorrer em repetição de funções.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • ESTRUTURA DIVISIONAL

    Nessa estrutura, a organização agrega as tarefas e recursos em DIVISÕES, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela os chamados CENTRO DE RESULTADOS.

    GABA "c"

  • Estrutura Divisional ou Unidades Estratégicas de Negócios

    Na estrutura divisional, a empresa desmembra sua estrutura em divisões, agregando os recursos e pessoas de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados que são considerados importantes. É caracterizada pela criação de órgãos que operam com relativa autonomia, denominados centro de resultados. Cada divisão passa a ter seus próprios setores de pessoal, de marketing e logística. Com isso, estas divisões podem escolher estratégias distintas para atingir seus objetivos. Naturalmente, estas divisões não ficam “totalmente livres” do controle da cúpula da empresa, mas encontram muito mais flexibilidade para gerir seus negócios. O exemplo mais emblemático é a aplicação, nos anos 1950, na General Motors.

    Vantagens

    Foco no resultado; coordenação em razão do produto e serviço; favorece a inovação e crescimento; comunicação e coordenação intradepartamental e interdepartamental boa.

    Desvantagens

    Custos elevados, duplicidade de órgãos; dificuldade de integração entre unidades; comunicação e coordenação entre as divisões é péssima.

    Gabarito: C

  • A questão fala que essa característica diferencia a Divisional da Matricial. Porém, observem essa questão:

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    As organizações podem ser estruturadas de diferentes formas e cada tipo de estrutura se mostra mais adequado para determinada finalidade. Uma dessas modalidades é a denominada estrutura divisional, implantada inicialmente por Alfred Sloan na General Motors. Outra, é conhecida como estrutura matricial, que passou a ser implementada a partir do final do século XX. Uma das principais diferenças entre elas é que:

    a) ambas possuem unidades com autonomia, denominadas centros de resultados, porém apenas a matricial possui órgãos com duração limitada, ligados a determinados projetos.

  • Gabarito C

    Estrutura divisional:

    -cria unidades independentes ;

    -unidades semiautônomas (relativamente autônomas);

    -apuração de resultados em cada unidade...

    Fonte: Prof. Rafael Barbosa/ PDF Stefan Fantini

  • Divisional: Unidades que atuam com autonomia

    centro de resultados

    Decore!!

  • Gabarito C

    Estrutura Divisional

    Unidades semiautônomas (relativamente autônomas) ;

    Centros de resultados, onde os lucros ou prejuízos são apurados autonomamente (por cada unidade).

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

  • Estrutura Funcional

    Utiliza a função como critério para dividir áreas e responsabilidades, porém apura resultados dentro de sistema contábil único para o conjunto da empresa.

    Estrutura Divisional - Alfred Sloan

    Existência de unidades que operam com relativa autonomia, inclusive para apuração de lucro ou prejuízo, denominadas centros de resultado.

  • As principais palavras-chave que descrevem e diferenciam a estrutura divisional do modelo funcional são: “unidades semiautônomas” (relativamente autônomas) e “centros de resultados”, onde os lucros ou prejuízos são apurados autonomamente (por cada unidade).

    O gabarito é a letra C.

    Estrategia Concursos

  • Gabarito: C

    A questão cobra conhecimentos sobre Estrutura Divisional, que é adequada para ambientes instáveis e que exigem grande flexibilidade da organização. Ela oferece moderada autonomia e tem como desvantagem o aumento do custo devido à duplicidade de recursos humanos.

     

    A estrutura divisional pode ser de 5 tipos:

     

    1) Produtos/Serviços;

    2) Geográfica;

    3) Clientes;

    4) Processos;

    5) Projetos.

     

    Vale a pena registrar que a banca já afirmou em provas distintas que a estrutura divisional e a estrutura matricial são centros de resultados, mas a última é focada em projetos.

    @adm.semduvida