SóProvas


ID
2907667
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Suponha que um gestor que tenha acabado de assumir função de direção de um hospital municipal tenha se defrontado com a ocorrência de atraso na entrega de medicamentos pelo fornecedor responsável. Foi informado pelo seus subordinados que se trata de um problema recorrente, para o qual já existe, inclusive, um protocolo de atuação, com a utilização de estoque reserva e providências subsequentes para regularização do fornecimento. Nesse sentido, referido gestor tomou as decisões necessárias seguindo o referido protocolo. Do ponto de vista do processo decisório, pode-se dizer que o mesmo envolveu decisões que a literatura denomina

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = letra E

     

    DECISÕES PROGRAMADAS: são decisões rotineiras, ou seja, sobre assuntos que já foram analisados antes e que, desta forma, já existe uma resposta “padrão”.

     

    DECISÕES NÃO PROGRAMADAS: são comuns quando o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão.

     

     

    FCC ALESE ANALISTA 2018 Q886464

    A literatura especializada aponta diferentes tipos de decisões e diferentes modelos do processo de tomada de decisão. Entre as classificações correntes para esses temas, podem ser apontados, exemplificativamente,

    d)decisões programadas, que fazem parte do acervo de soluções da instituição, e processos decisórios consultivos, em que os envolvidos opinam e o líder toma a decisão.

     

    FCC DETRAN-MA ASSISTENTE 2018 Q876001

    No que concerne aos tipos de decisões, aquelas denominadas “programadas são passíveis de aplicação 

    a) em situações já enfrentadas anteriormente, já que fazem parte do acervo de soluções da organização para eventos que se apresentam sempre de maneira semelhante.

     

    UFGD 2019 Q975936

    As decisões Programadas caracterizam os problemas que são bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que se prestam aos procedimentos e às regras sistemáticos. As decisões não programadas destinam-se àqueles problemas que não são bem compreendidos, carecem de estruturação, tendem a ser singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros.

  • RAPAZ tava bizonhando a prova desse concurso aê =  Analista de Gestão Administrativa Prefeitura de Recife - PE 2019 E A FCC cobrou DUAS QUESTÕES praticamente iguais nessa mesma prova sobre DECISÕES PROGRAMADAS E DAS DECISÕES NÃO PROGRAMADAS.

    Porém, uma colocou na disciplina Gestão de Pessoas, que é essa em tela.

     

    A outra colocou na disciplina Gestão por Resultados:

     

    Suponha que um gestor público, ao ser alçado à condição de gerente de um importante projeto, tenha se defrontado com diversas situações que demandavam a tomada de decisões. Em alguns casos, foram adotadas decisões do tipo que a literatura denomina de “programadas”, as quais

    (A) são apropriadas para situações rotineiramente enfrentadas pela organização e que já possuem um acervo de soluções aplicáveis.

    (B) se aplicam apenas a situações envolvendo ações estratégicas, integrantes do planejamento programado pela organização.

    (C) são aplicadas de acordo com um processo cognitivo complexo, envolvendo a desconstrução do problema para a escolha da solução que melhor se adequa aos seus elementos constitutivos.

    (D) somente são pertinentes para problemas que envolvam sistemas de dados ou tecnologia da informação, pois envolvem a aplicação de fórmulas ou algoritmos.

    (E) prescindem da atuação do gestor, sendo adotadas pelos próprios integrantes da equipe a partir de parâmetros prédeterminados no escopo do projeto.

  • Gab. E

    As decisões podem ser: PROGRAMADAS ou NÃO PROGRAMADAS

    -> PROGRAMADAS: são decisões já prontas, repetitivas e rotineiras. São apropriadas para problemas já enfrentados antes pela organização.

    -> NÃO PROGRAMADAS: resultam de situações novas, inéditas. Quando surgir o problema, a organização terá que elaborar uma decisão.

  • Decisão

     

    https://drive.google.com/open?id=1WX3XCwWY6kD8VYBjooKRagRwZJCDueur

  • Decisões programadas: O gestor não precisa raciocinar. Já existe um protocolo a ser seguido.

    Decisões não-programadas: O gestor precisa raciocinar. A organização ainda não se deparou com este tipo de problema.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • É ALGO RECORRENTE? A DECISÃO DEVE SR PROGRAMADA!

  • GABARITO: "E".

    As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido.

    As decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análises sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de uma decisão.

    (MAXIMIANO, 2004)

  • GAB E

     

    O processo de tomar decisão tem origem em uma frustração, interesse, desafio, curiosidade ou irritação; nos obstáculos para atingir um determinado objetivo, algum fato irregular que necessita uma ação corretiva, ou a visualização de alguma oportunidade. É nessas situações que se faz necessário tomar uma decisão.

     

    DECISÕES PROGRAMADAS:

     

    Fazem parte do acervo de soluções da organização.
    Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira
    . Não é necessário, nesses casos, fazer diagnostico criar alternativas e escolher um curso de ação predefinido. Exemplos de decisões programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão.
    Por exemplo, o limite de crédito do cheque especial funciona como um empréstimo automático. Quando o cliente usa crédito, imediatamente entra em ação uma regra de decisão: Os juros começam a ser cobrados. Não é necessário o cliente ir ao banco, pedir o empréstimo e ter seu caso analisado. O procedimento já está pronto para funcionar. 

     

    DECISÕES NÃO PROGRAMADAS: 

     

    São preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de analises sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de uma decisão. 
    Por exemplo: Uma companhia está endividada, vendendo pouco e enfrentando uma concorrência feroz. Uma solução é proposta – reduzir o número de empregados para baixar os custos, mas os sindicatos são contrários. Essa situação é inédita e exige um processo original de solução de problemas e tomada de decisões.

     

    Fonte: https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Defina-Decis%C3%B5es-Programadas-e-N%C3%A3o-Programadas/39083131.html

  • LETRA E

    Falou em problema recorrente, falou em decisão programada.

  • Decisões programadas: O gestor não precisa raciocinar. Já existe um protocolo a ser seguido. As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido.

  • Uma decisão tomada diante de uma situação recorrente e de acordo com manuais e protocolos é uma decisão programada.

    Gabarito: E

  • Gab: E

    Vejamos os pontos chave:

    Suponha que um gestor que tenha acabado de assumir função de direção de um hospital municipal tenha se defrontado com a ocorrência de atraso na entrega de medicamentos pelo fornecedor responsável. Foi informado pelo seus subordinados que se trata de um problema recorrente, para o qual já existe, inclusive, um protocolo de atuação, com a utilização de estoque reserva e providências subsequentes para regularização do fornecimento. Nesse sentido, referido gestor tomou as decisões necessárias seguindo o referido protocolo. Do ponto de vista do processo decisório, pode-se dizer que o mesmo envolveu decisões que a literatura denomina