SóProvas


ID
2907805
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No processo de evolução da Administração pública, o modelo de administração burocrática representou

Alternativas
Comentários
  • a)um avanço em relação ao precedente modelo patrimonialista, passando a enfatizar a meritocracia e combater o clientelismo.

     b)um retrocesso em relação ao modelo clássico, com o abandono da especialização da Administração e aumento das práticas de nepotismo.

     c)um movimento de horizontalização das estruturas, com redução de níveis hierárquicos e aumento da flexibilização dos controles. 

     d)uma etapa antecedente ao modelo gerencial, porém já aplicando diversos conceitos deste, notadamente os controles de resultados.

     e)um período de pouca valorização das competências técnicas, com ausência de separação entre o patrimônio dos governantes e do Estado

  • A) Gabarito.

    B) o modelo burocrata não foi um retrocesso, foi um meio de tentar combater o nepotismo, que é uma das características mais marcantes do modelo patrimonialista.

    C) na verdade o modelo burocrático trouxe níveis hierárquicos.

    D) o modelo burocrático não aplicava nada do modelo gerencial, principalmente os controles de resultados. O controle do modelo burocrático era o controle no processo e não à posteriori, como no modelo gerencial.

    E) nesse modelo que se passou a valorizar as qualidades técnicas.

  • Gabarito “A”.

    a) um avanço em relação ao precedente modelo patrimonialista, passando a enfatizar a meritocracia e combater o clientelismo. (CORRETA)

    -----------------------

    Administração Pública BUROCRÁTICA: A teoria da burocracia teve como expoente Max Weber e começou a fazer parte da administração empresarial e pública mundial em torno da década de 1940. A burocracia surgiu para coibir os excessos do patrimonialismo. Apesar de hoje o termo burocracia ser utilizado como sinônimo de muitos papéis, formulários, normas excessivas e exaustivas, no seu surgimento o objetivo era de melhorar a eficiência das organizações. 

    A organização na burocracia segue o modelo racional-legal, ou seja, deve funcionar com base em normasleis e regulamentos, independentemente das vontades pessoais dos agentes. Entre as principais características do modelo burocrático estão o profissionalismo, a impessoalidade e o formalismo. O profissionalismo está ligado com a meritocracia e a instituição de planos de carreira. A impessoalidade significa que o agente não pode utilizar seu entendimento pessoal para exercer suas funções dentro da organização, mas deve seguir as normas e procedimentos. Além disso, as relações organizacionais ocorrem em termos de cargos e funções e não em termos de pessoas envolvidas. O formalismo diz respeito à utilização de formulários, rotinas padronizadas e comunicações por escrito.

    Evidencia-se nesta fase a necessidade de diferenciação e segregação do patrimônio público daquele privado, a fim de proteger os interesses coletivos e a “res” pública contra a corrupção, clientelismo e interesses particulares. O modelo burocrático, em face de seu formalismo exagerado e preocupação excessiva com controles, torna a administração pública rígida, engessada e pouco eficiente.

    -----------------------

    Obs: O “CLIENTELISMO” consiste na troca de favores, em privilegiar uma clientela. Ele era muito utilizado dentro do modelo Patrimonialista (modelo anterior ao burocrático no Brasil). O modelo Burocrático combateu o clientelismo com a implementação da impessoalidade na setor público.

  •  

    BUROCRACIA = FORMALISMO PROFISSIONALISMO + IMPESSOALIDADE

  • GABARITO: "A".

    ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA:

    Surge na segunda metade do século XIX, na época do estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituía-se numa alternativa muito superior à administração patrimonialista do Estado. Tal modelo foi adotado inicialmente nas empresas, principalmente em organizações industriais, em decorrência da necessidade de ordem e exatidão e das reivindicações dos trabalhadores por um tratamento justo e imparcial.

    (CARRANZA, 2018)

  • a) OK

    b)Meritocracia e não nepotismo..

    c)Hierarquização vertical. O Estado era o próprio Imperador.

    d) 'Os processos eram mais importantes que os resultados'. Os excessos dele atrapalharam o modelo que no papel era eficiente, célere..

    e)SENAI; Era Vargas: Direitos trabalhistas.

    Corrija se estiver errado

    "Não desista... não pare de lutar''

  • GABARITO A

    SÃO 3 OS MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO:

    ·       Patrimonialista - ausência de divisão entre propriedade pública e propriedade privada, nepotismo, corrupção, descaso pelas demandas sociais;

    ·       Burocrática - combate a corrupção e nepotismo, salienta a impessoalidade, o formalismo, a hierarquia funcional, a profissionalização do servidor e a meritocracia.

    ·       Gerencial (gestão por resultado)- foco no cidadão, descentralização administrativa, obtenção de resultados, descentralização política, transferindo recursos e atribuições para os níveis políticos regionais e locais.

  • Gabarito ´´A´´.

    BUROCRACIA = FORMALISMO PROFISSIONALISMO + IMPESSOALIDADE

  • A

  • GABARITO: A

     A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas.

     Por outro lado, o controle-a garantia do poder do Estado transforma-se na própria razão de ser do funcionário. Em consequência, o Estado volta-se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir à sociedade. A qualidade fundamental da Administração Pública burocrática é a efetividade no controle dos abusos; seu defeito, a ineficiência, a autorreferência e a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos. Este defeito, entretanto, não se revelou determinante na época do surgimento da Administração Pública burocrática porque os serviços do Estado eram muito reduzidos. Nessa época, o Estado limitava-se a manter a ordem e administrar a justiça, a garantir os contratos e a propriedade. 

     A administração burocrática trouxe novos conceitos à Administração Pública: a separação entre a coisa pública e a privada, regras legais e operacionais previamente definidas, reestruturação e reorientação da administração para atender ao crescimento das demandas sociais e aos papéis econômicos da sociedade da época, juntamente com o conceito de racionalidade e eficiência administrativa no atendimento às demandas da sociedade

     Na teoria de Max Weber originava-se a definição de sociedade legal, racional ou burocrática, fundamentada em regras impessoais; no formalismo, na racionalidade, na definição dos meios e dos fins; na profissionalização do servidor público com carreira e hierarquia funcional. A garantia de que as normas seriam cumpridas provinha da autoridade institucionalizada pela lei, visto que o poder legal permite impor obrigações e normas de conduta às pessoas, pois quem governa/administra detém o poder legítimo sobre seus subordinados. Assim, o comando derivado das normas legais é tido como legítimo pelos subalternos. 

    FONTE: SLIDES DO PROFESSOR DO QCONCURSOS

  • Alternativa A. Certo. O modelo burocrático representou um grande avanço em relação ao modelo patrimonialista. Dentre os avanços podemos destacar a separação do patrimônio público do patrimônio privado e o combate ao nepotismo e clientelismo por meio da profissionalização e meritocracia dos agentes públicos.

    Alternativa B. Errado. O modelo burocrático representou um grande avanço em relação ao modelo patrimonialista.

    Alternativa C. Errado. O modelo burocrático possui grande apego as normas e à hierarquia. Assim, provocou uma verticalização (criação de mais níveis hierárquicos) da estrutura organizacional. O movimento de horizontalização da estrutura ocorre dentro do modelo gerencial.

    Alternativa D. Errado. O modelo burocrático adota o controle de meios.

    Alternativa E. Errado. O modelo burocrático defende uma clara separação entre o patrimônio público e o patrimônio provado. Além disso valoriza as competências técnicas e a meritocracia.

    Gabarito: A 

  • GABARITO: LETRA A

    ➧ Características da administração Burocrática

    ▪ Caráter legal das normas;

    ▪ Caráter formal das comunicações;

    ▪ Divisão do trabalho;

    ▪ Impessoalidade do relacionamento;

    ▪ Hierarquização da autoridade;

    ▪ Rotinas e procedimentos;

    ▪ Competência técnica e mérito;

    ▪ Especialização da administração;

    ▪ Profissionalização;

    ▪ Previsibilidade no funcionamento.

    FONTE: QC

  • LETRA A

  • COMBATE A CORRUPÇÃO= BUROCRACIA

  • Tipo de questão que você nem ler as outras alternativas. Tentou combater mas infelizmente em plena administração gerencial ainda estão mais fortes e presentes do que nunca. Eis o motivo do nosso constante retrocesso administrativo.

    GABA a