SóProvas


ID
2907814
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

De acordo com os conceitos de excelência predicados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), bem como as metodologias e ferramentas por ela disponibilizadas,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "D".

    d) os critérios de excelência da Fundação, divididos em subitens, oferecem uma pontuação que permite que as organizações públicas ou privadas avaliem, elas próprias, seu grau de excelência.

    -----------------------

    Os Critérios são características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, propostas na forma de questões que abordam processos gerenciais e solicitações de resultados. (...)

    A mandala do modelo pode ser entendida de acordo com a seguinte lógica: Por meio das demandas dos clientes e da sociedade, a liderança desenvolve estratégias e planos que são executados por pessoas e processos com o objetivo de gerar resultados. Tudo isso só acontece se as informações e os conhecimentos estiverem permeando todos os Critérios, as variáveis e a organização.

    Os oito Critérios de Excelência estão subdivididos em 23 itens de avaliação, sendo 18 processos gerenciais e cinco resultados organizacionais. Eles garantem à organização uma melhor compreensão do sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua e se relaciona.

    Composição dos Critérios de Excelência:

    1. Clientes;

    2. Pessoas;

    3. Liderança;

    4. Estratégias e Planos;

    5. Sociedade;

    6. Processos;

    7. Resultados;

    8. Informações e Conhecimento.

    -----------------------

    Não confundir com os Fundamentos da Excelência:

    Os Fundamentos da Excelência foram sincopados em oito, desdobrando-se diretamente em Temas que, por sua vez, abrem-se em processos para os quais são indicados o ferramental mais adequado. (...) 

    Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico

    2. Aprendizado organizacional e inovação

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

    Fonte: http://www.fnq.org.br

  • B) os fundamentos de excelência sustentados pela FQN são revistos periodicamente, ao menos a cada 2 anos, de forma a manter sua atualidade e aderência ao estágio das organizações patrocinadoras. Errado.

    Comentário: a proposta de atualização permanente da FNQ resulta, entre outras iniciativas, na revisão periódica dos Fundamentos de Excelência. Não há prazo temporal, pois a revisão é periódica.

  • A partir dos fundamentos,foram constituídos oito critérios de excelência, que permitem às organizações medirem seus esforços no sentido de avaliar se estão ou não sendo excelentes, ou, ao menos,caminhando rumo à excelência. O caderno da FNQ(2011) apresenta os seguintes critérios de excelência:

    •Liderança;

    •Estratégias e planos;

    •Clientes;

    •Sociedade;

    •Informações e conhecimento;

    •Pessoas;

    •Processos;

    •Resultados.

    Cada critério é composto por subitens, aos quais são atribuídas pontuações, que, somadas, atingem 1.000 pontos: a maior pontuação encontra-se vinculada ao critério Resultados, com 450 pontos. O sistema de pontuação visa determinar o estágio de maturidade da gestão da organização - que varia desde p estágio preliminar (de 0 a 150 pontos) até organizações com enfoques altamente proativos (de 850 a 1.000 pontos).

    Tendo como referência os critérios de excelência, as empresas podem realizar a avaliação simplesmente para validar sua forma de atuação, ou podem se candidatar ao prêmio nacional de excelência em gestão (Prêmio Nacional de Qualidade). Todas as empresas que se candidatam ao prêmio nacional são avaliadas por profissionais externos acreditados pela FNQ, e recebem um relatório completo de sua organização, em que são relacionados os pontos fortes e diagnosticadas as oportunidades para melhoria. As empresas privadas vencedoras do PNQ, regra geral, têm obtido lucros significativos -- as públicas e/ou semi públicas têm obtido melhorias significativas na prestação dos serviços.

    Administração pública

    3° edição

    Augustinho Paludo

  • Por que a letra c está errada?

  • C) a aferição do estágio da organização em termos de excelência e de boas práticas de qualidade em gestão depende de um procedimento de certificação efetuado pela FNQ. Resposta: Errado.

    Comentário: Graziella, a medição da qualidade em termos de gestão não depende da certificação pela FNQ, mas dos fundamentos de Gestão para Excelência propostos pela FNQ.

  • Alternativa A. Errado. O pensamento sistêmico é um dos 8 fundamentos da excelência.

    Alternativa B. Errado. A última atualização do MEG ocorreu em 2016. Além disso, o formato anterior (2013) já adotava os mesmos fundamentos da excelência. Não existe essa periodicidade (a cada 2 anos) para revisão.

    Alternativa C. Errado. O MEG baseia-se na autoavaliação. Assim, não depende de um procedimento de certificação efetuado pela FNQ. Apenas quando a empresa candidata-se ao Prêmio Nacional de Qualidade a avaliação é feita por profissionais externos.

    Alternativa D. Correto. Os fundamentos dão origem a critérios e subitens que permitem que a organização faça um autoavaliação do seu grau de excelência.

    Alternativa E. Errado. Assim como o MEG, o modelo de Gestão Transparente e Sistema de Integridade – compliance é um conjunto de boas práticas que podem ser implantadas por qualquer organização.

    Gabarito: D

  • A Fundação Nacional da Qualidade gerou um modelo de gestão da qualidade. A FNQ é uma

    instituição que promove o desenvolvimento das organizações por meio da geração e da

    disseminação de conhecimento na área da gestão no Brasil (pública e privada) e estimula a busca

    por uma gestão de excelência.

    Como excelência, a FNQ busca o alcance de resultados para todas as partes interessadas

    (stakeholders), criando valor sustentável.

    A FNQ é uma instituição focada na disseminação do conhecimento sobre a Excelência em Gestão.

    Para atingir alguns destes objetivos, ela criou o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), que vem

    premiando as boas práticas de gestão das organizações brasileiras.

    De acordo com a FNQ, os oito fundamentos são os seguintes: pensamento sistêmico, compromisso

    com as partes interessadas, aprendizado organizacional e inovação, adaptabilidade, liderança

    transformadora, desenvolvimento sustentável, orientação por processos e a geração de valor.

    A sua utilização permite sim às organizações avaliarem o seu grau de excelência atingido, a partir da

    utilização de um sistema de pontuação apresentado com base nos critérios de excelência da FNQ

    Gabarito: D

  • Gabarito: D

    A) Errada. O pensamento sistêmico é um dos 8 fundamentos da excelência.

    B) Errada. A última atualização do MEG ocorreu em 2016. Além disso, o formato anterior (2013) já adotava os mesmos fundamentos da excelência. Não existe essa periodicidade (a cada 2 anos) para revisão.

    C) Errada. O MEG baseia-se na autoavaliação. Assim, não depende de um procedimento de certificação efetuado pela FNQ. Apenas quando a empresa candidata-se ao Prêmio Nacional de Qualidade a avaliação é feita por profissionais externos. Alternativa

    D) Correta. Os fundamentos dão origem a critérios e subitens que permitem que a organização faça um autoavaliação do seu grau de excelência.

    E) Errada. Assim como o MEG, o modelo de Gestão Transparente e Sistema de Integridade – compliance é um conjunto de boas práticas que podem ser implantadas por qualquer organização.