SóProvas


ID
2908057
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
ADAGRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quais medidas devem ser adotadas quando da notificação de uma suspeita de ocorrência da Doença de Newcastle e da Influenza Aviária?


1. Interdição da propriedade ou do estabelecimento avícola, abertura de FORM COM, adoção de medidas sanitárias específicas, com imediata colheita de amostras para remessa ao laboratório da rede oficial, ou quando autorizado pelo MAPA, para laboratório credenciado pelo MAPA para esse fim, acompanhado de uma via do FORM COM.

2. Registro de todas as categorias de aves, indicando-se o número de aves mortas, com e sem sinais clínicos da(s) doença(s) por categoria.

3. Manutenção das aves nos locais de alojamento ou confinadas em outros locais estabelecidos a critério do fiscal federal agropecuário ou do médico veterinário oficial, onde possam permanecer isoladas, sendo proibida a sua movimentação.

4. Controle pelo fiscal federal agropecuário ou pelo médico veterinário oficial de qualquer movimento de pessoas, animais, veículos, carnes, carcaças, detritos, dejetos, camas, fômites e estruturas que possam propagar a(s) doença(s).

5. Utilização dos meios adequados de desinfecção nas entradas e saídas de cada instalação do estabelecimento avícola, de acordo com a recomendação do IBAMA.


Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • Plano de Contingência para IA e DNC

    Fluxograma de ações:

    1º Visita a propriedade no máximo 12 hs após notificação e avaliar a sintomatologia clínica, mortalidade, índices zootécnicos, consumo de água e ração. No caso de suspeita fundamentada com sinais neurológicos e respiratórios procede necrópsia de aves mortas com coleta de material e form-IN

    2° Termo de Interdição e Termo de compromisso do proprietário em não permitir a movimentação das aves, produtos e sub produtos e restrição de acesso a propriedade

    3º Se não confirmada a suspeita, encerra com Form com

    4º Se confirmada declara emergência sanitária pelo MAPA e estabelece as zonas de proteção e de vigilância, abate das aves potencialmente infectadas, com vínculo epidemiológico, sacrifício imediato no local de todas as aves do estabelecimento e prevenção de disseminação nos locais de entrada e acesso a granja

  • 1.falsa. Interdição da propriedade ou do estabelecimento avícola, abertura de FORM IN (e não form com) e adoção de medidas sanitárias específicas, com imediata colheita de amostras para remessa ao laboratório da rede oficial ou quando autorizado pelo MAPA para laboratório credenciado pelo MAPA, para este fim, acompanhado de uma via do FORM IN.

    5.falsa. Utilização dos meios adequados de desinfecção nas entradas e saídas de cada instalação do estabelecimento avícola, de acordo com as recomendações do OIE (e não do IBAMA).