a questão é fácil, mas poderia ser num contexto mais PUNK
2017
De acordo com o BPM CBOK, existem doze características de gerenciamento eficaz por meio de indicadores de desempenho de processos (PPI - Process Performance Indicators).
Sobre elas, é INCORRETO afirmar que
A PPIs devem ser simples.
B PPIs devem focar o máximo de informações possível, mesmo aquelas de baixo valor que, juntas, possuem um alto valor agregado.
C PPI deve mudar a forma como a organização se avalia.
D o impacto de PPIs pode ser aumentado pela fixação de compensações ou incentivos.
E PPIs podem perder gradualmente seu impacto ao longo do tempo, razão por que devem ser revisados e renovados quando necessário.
2016
Com base no CBOK 3, assinale a opção correta acerca das características de um gerenciamento eficaz quando se utilizam indicadores de desempenho de processos.
A Os indicadores de desempenho de processos não fornecem padrões e(ou) tendências para a medição de processos.
B Um indicador de desempenho de processo não tem, necessariamente, um dono de processo ou um gerente de processo responsável pela definição, monitoramento e controle.
C O impacto dos indicadores de desempenho de processos pode ser aumentado quando se fixam compensações ou incentivos.
D Os indicadores de desempenho de processos não devem mudar a forma como a organização se avalia.
E Deve-se estimular o surgimento de muitos indicadores de desempenho de processos, variáveis e informações, de forma a abranger todo ou parte do processo medido.
Letra (b)
Para a ISO/IEC 38500 (ABNT, 2009) a governança de TI "é o sistema pelo qual o uso atual e futuro da TI são dirigidos e controlados. Significa avaliar e direcionar o uso da TI para dar suporte à organização e monitorar seu uso para realizar planos. Inclui a estratégia e as políticas de uso da TI dentro da organização.
A Governança de TI, como disciplina, busca o direcionamento da TI para atender ao negócio e o monitoramento para verificar a conformidade com o direcionamento tomado pela administração da organização. Portanto, a Governança de TI não é somente a implantação de modelos de melhores práticas, tais como COBIT, ITIL, CMMI etc.
Dentre os objetivos da governança de TI podemos listar:
O principal objetivo da Governança de TI é alinhar a TI aos requisitos do negócio (suas estratégias e objetivos), considerando soluções de apoio ao negócio, assim como a garantia da continuidade dos serviços e a minimização da exposição do negócio aos riscos de TI, tanto no que diz respeito a aplicações como à infraestrutura de serviços de TI.
Prof. Thiago Rodrigues