SóProvas


ID
2908414
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • Entendi o porquê da letra B estar certa... Mas não o porquê da A estar errada... Alguém?

  •  Gabarito: B

    Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real.

    Joana a "A" está errada, pois no texto não fala que projetar jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

  • Joana, acredito que a A é o típico caso de extrapolação, pois, por mais que possa ser mais difícil projetar jogos sérios a jogos comuns, no texto não fala nada sobre isso.

  • GABARITO B

    Porém, o comando da questão é em relação ao trecho.

    Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

    O que é possível inferir desse trecho?

    Que está sendo feito esforços pelos programadores para se projetar tal coisa...

    Alternativa A: jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

    Definição do adjetivo (trabalhoso): que é difícil, custoso

    Assim sendo, tudo que é custoso, necessita-se de esforço.

    E é essa relação de interpretação que leva ao erro da alternativa A, pois mesmo que analisado separadamente o trecho, é necessário um entendimento sobre "jogos digitais" que refere-se ao jogos sérios. Restaria então, analisarmos somente a alternativa B e como na alternativa o verbo usado foi -podem- é a alternativa a ser marcada.

    B) os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo.

    :/

  • o erro da letra A é algo comum na interpretação de texto, pois as bancas adoram EXTRAPOLAR, ou seja, colocar uma afirmativa verdadeira, porém não consta em nenhum parágrafo do texto esta afirmativa, tornando assim a questão incorreta...

    Espero ter ajudado.

    FORÇA E FÉ!

  • Letra B - "jogos digitais comuns (ou seja, não são os jogos sérios) podem propiciar apoio psicológico", como podemos evidenciar no segundo parágrafo "Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas".

    Porém, ao meu ver, essa interpretação é sobre o texto em geral e não sobre o trecho da questão

    QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA

  • O verbo inferir no enunciado, da sentido de conclusão, dedução. sendo assim, ao meu entender, busca-se uma interpretação do texto nas alternativas, algo q vá ALÉM do texto. A alternativa B mostra uma idéia de compreensão do texto. por que seria compreensção e não interpretação ?

  • Letra A errada, pois a alternativa compara: que fazer jogos sérios é mais complicado que fazer jogos comuns, entretanto, em nenhum momento no texto ele compara isso, ele apenas diz: "Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico.". Logo, é difícil fazer jogos sérios, mas não significa que seja mais difícil do que fazer jogos comuns.

    Essa banca cobra questões de lógica gramatical, talvez essa questão tenha que ser interpretada dessa maneira. E nesse caso, não caberia nem recurso :/

  • Tem que ler o texto todo para responder. Equanto isso, os elaboradores de questoes fazem o que querem. Gab B

  • Alternativa correta é letra B. Porém não se pode chegar até ela com base no trecho que foi pedido no comando da questão.

    Não precisa fazer malabarismo pra justificar a alternativa correta.

  • Discordo das justificativas dos caros colegas.

    É possível sim responder apenas a partir do trecho, vejamos:

    Trecho do enunciado - Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. 

    --> Ou seja, podemos inferir que podem existir outros jogos digitais que propiciam apoio psicológico, porém sem intenção. (caso contrário não haveria razão para colocar a palavra "intencionalmente" na frase!)

    Logo, a resposta B está correta.

    B) os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo.

    Resumindo:

    Jogos digitais com o fim de apoio psicológico --> propiciam apoio psicológico INTENCIONALMENTE.

    Jogos digitais comuns --> propiciar apoio psicológico NÃO É SEU OBJETIVO, mas podem propiciar.

  • Discordo do gabarito.

    O comando da questão diz: "Do trecho...infere-se", não disse do texto.

    Avaliado o trecho isoladamente não tem nada, nenhuma palavra indicando que os jogos digitais comuns podem proporcionar apoio psicologico. No caso, pode-se inferir isso do texto mas do trecho não. Achei sacanagem da banca.

  • A palavra "esforço" é sinônima de "empenho" "dedicação", não se confunde com "trabalhoso", "sofrido", "dificultoso". Eis porque a alternativa A não pode ser o gabarito.

  • Eu até concordaria com o gabarito se a alternativa dissesse:

    Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente do texto que:

    É possível fazer a seguinte comparação: se os jogos comuns podem propiciar apoio psicológico, mesmo não sendo o seu objetivo, é sinal que não houve esforço algum para essa finalidade, ou seja, para dar apoio psicológico. O fato de dar apoio é mera coincidência.

    No entanto, há programadores se esforçando para projetar intencionalmente jogos digitais, conformo o trecho da questão, e se eles estão se esforçando, fica claro que é mais trabalhoso que projetar jogos comuns, pois a finalidada entre eles é diferente!

  • Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

    Não entendi este gabarito.

    Os textos dizem que os jogos podem ajudar os players, OK, mas foi pedido apenas de acordo com o trecho e não textos.

  • Gabarito - "B"

    Erro da alternativa...

    A) projetar jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

    Não dá para inferir do texto que projetar jogos comuns é menos ou mais trabalhoso.

  • Por favor, da onde vem que isso: " “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”.

    Quer dizer isso: "os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo".

  • tá loco, hoje eu tô errando tudo kkkkkk
  • Essa banca não é mto boa nos anunciados... questões como essa vale a pena voltar ao texto sem dúvida...

  • a)extrapolação das ideias do texto

    b)os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológicomas não é seu objetivoPara resolver a questão basta atentar-se a palavra “intencionalmente” no enunciado da questão. De forma não intencional em algum momento, alguns programadores desenvolveram jogos que propiciam também certo apoio psicológico. Portanto, é o gabarito.

    c)extrapolação das ideias do texto

    d)restrição das ideias do autor

    e)oposição com as ideias do autor

  • Avante guerreiro, não desista do seu sonho!

  • AVANTE PM-PR!!!