Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre a mensuração da inflação!
A inflação pode ser medida de por diversas óticas, dependendo de qual o impacto que estamos monitorando.
Se quisermos medir o impacto nos consumidores, o IPCA do IBGE é o mais adequado, pois ele mede o a inflação para o consumidor (tanto é que o nome do IPCA é Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
Já o Índice Geral de Preços da FGV (IGP FGV) mede a inflação não só considerando o impacto para os consumidores, mas também o impacto da inflação nos produtores e na construção civil.
Por fim, o Índice de Custo de Vida tem outro referencial: ele mede a variação de preços de acordo com padrões de vida: os de menor renda, renda intermediária e renda de maior poder aquisitivo.
Estes índices são bastante específicos para o mercado brasileiro. Na literatura econômica, que trata a inflação de maneira mais geral, temos basicamente dois tipos de índices de preços: o de Laspeyres e o de Paasche. Enquanto o primeiro considera as quantidades fixas (peso no preço), o segundo considera a variação nas quantidades produzidas de um ano para outro (peso nas quantidades).
Vamos às alternativas:
A) Incorreta. Pelo contrário, os diversos índices representam tentativas de enxergar o mesmo fenômeno sobre óticas diferentes. Ao conjugarmos os índices, obtemos uma visão melhor sobre a inflação e o impacto no país.
B) Incorreta. O PIB é o somatório dos preços multiplicado pelas quantidades de bens e serviços finais produzidas em uma economia. O PIB real considera apenas a variação na quantidade produzida, pois desconta as variações nos preços (desconta a inflação). Assim, quanto maior o nível de inflação, mais desconto teremos no PIB. Portanto, quanto maior a inflação, MENOR o PIB real.
C) Incorreta. Diferentemente do PIB real, o PIB nominal já considera a inflação. Portanto, quanto maior a inflação, MAIOR o PIB nominal.
D) Incorreta. Como a medida da inflação tem por base um ano (para facilitar comparações), acaba que não são utilizados índices que utilizam o tempo em suas fórmulas (como o de Fischer).
E) Correta. Estes dois são os índices mais comuns.
Gabarito do Professor: Letra E.