-
LETRA C
Acertei pq comprei recentemente hehe
O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), do Banco Central do Brasil, é um sistema informatizado que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional, bem como ao registro e à liquidação de operações com esses títulos.
As liquidações no âmbito do Selic ocorrem por meio do mecanismo de entrega contra pagamento (Delivery versus Payment — DVP), que opera no conceito de Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR), sendo as operações liquidadas uma a uma por seus valores brutos em tempo real.
https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fhtms%2Fselic%2Fselicintro.asp%3Fidpai%3DSELIC
-
No SELIC, os títulos são transferidos para o comprador, em cada negociação, em tempo real. Ou seja, nesse sistema a liquidação é realizada pelos valores brutos e em tempo real.
-
O sistema Selic é fundamental em possíveis casos de falência ou insolvência de instituições financeiras.
A liquidação em tempo real e o registro das transações com títulos públicos federais em seu banco de dados pode coibir fraudes e prevenir o contágio em outras instituições.
FONTE: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/sistemaselic
(c) GABARITO
-
GABARITO: C
O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), do Banco Central do Brasil, é um sistema informatizado que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional, bem como ao registro e à liquidação de operações com esses títulos. No SELIC, os títulos são transferidos para o comprador, em cada negociação, em tempo real. Nesse sistema a liquidação é realizada pelos valores brutos e em tempo real.
-
O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia –Selic - é a Infraestrutura do Mercado Financeiro - IMF para compra e venda de títulos públicos federais. É também o depositário central dos títulos públicos federais.
Em cada negociação, o Selic, em tempo real, transfere os títulos para o comprador e credita em reais o valor da operação na conta do vendedor.
Gabarito: letra C
-
A taxa SELIC é definida pela COPOM, com o objetivo de atingir a meta do IPCA definida pela CMN..
-
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Prof. Tiago Zanolla
O Banco Central do Brasil apresenta cartilhas, a cartilha sobre o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) apresenta conceito, base regulamentar, documentação e estatísticas. O Manual do Usuário do Selic (MUS) descreve os principais recursos e os diferentes controles e comandos utilizados no sistema. Foi elaborado com o intuito de auxiliar o usuário do Selic a entender as suas funcionalidades básicas, explicando os procedimentos necessários ao perfeito e adequado uso do sistema.
De acordo com a Cartilha do Banco Central do Brasil, as liquidações no âmbito do Selic ocorrem por meio do mecanismo de entrega contra pagamento (Delivery versus Payment — DVP), que opera no conceito de Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR), sendo as operações liquidadas uma a uma por seus valores brutos em tempo real.
"O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), do Banco Central do Brasil, é um sistema informatizado que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional, bem como ao registro e à liquidação de operações com esses títulos. As liquidações no âmbito do Selic ocorrem por meio do mecanismo de entrega contra pagamento (Delivery versus Payment — DVP), que opera no conceito de Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR), sendo as operações liquidadas uma a uma por seus valores brutos em tempo real."
-
Selic não é a taxa básica de juros???
-
Evelyne, o sistema chama Selic (Sistema Especial de Líquidação e Custódia), por isso a taxa ficou com esse nome, mas são coisas distintas.
-