SóProvas


ID
2909824
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O processo de construção e implementação de políticas públicas pode ser denominado “ciclo de políticas públicas”. Com base nos conceitos e características inerentes a esse ciclo, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A formação da agenda é uma de suas etapas, sendo que “agenda” é um conjunto de problemas ou temas entendidos como relevantes, por exemplo, pela comunidade política, pelo poder público ou pelos meios de comunicação.

II. A avaliação de políticas públicas é uma de suas etapas, podendo acontecer antes, durante e após a implementação de uma política pública.

III. A implementação de políticas públicas é uma de suas etapas. O modelo top-down é caracterizado pela maior liberdade de burocratas e redes de atores em auto-organizar e modelar a implementação dessas políticas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C IMPLEMENTAÇÃO TOP DOWN E BOTTON UP A implementação de uma política pública pode ser feita de dois jeitos: de cima pra baixo, com o plano do policymaker condicionando todas as ações do gestor (top down); e de baixo pra cima, dando ao gestor local liberdade para adaptar a política (bottom up). Se a política é top-down, o gestor local será apenas o reprodutor de uma receita já preparada pela equipe de formuladores. Programas top-down geralmente têm orientações extensas, as mais completas possíveis, de forma a deixar pouco espaço para inovações. Na visão do formulador, se a política top-down deu errado é porque o gestor local fez alguma coisa diferente do que estava no plano. Na política bottom-up o plano é uma orientação geral para o trabalho do gestor, mas este tem a liberdade de adaptá-lo conforme as difi culdades que encontrar pelo caminho. Para isso, o plano de um programa bottom-up não deve ser exaustivo. Ele traz as orientações gerais e deixa espaço para que o gestor acrescente suas contribuições. Qual o melhor tipo de implementação? Convenciona-se que as alterações propor- cionadas pelo modelo bottom-up são necessárias para garantir o funcionamento de um mesmo programa em vários territórios diferentes. Mas planos muito soltos trazem problemas. https://googleweblight.com/i?u=https://www.passeidireto.com/arquivo/60254035/o-guia-de-politicas-publicas-para-estudantes-e-gestores---giordano-b-tronco/15&hl=pt-BR
  • No I polítit pública é pra resolver um problema social relevante. Na II tem aver com controle que pode ser a priori, a posteriori ou concomitante. No III top-dow é mais ingressado e presquitivo sem liberdade. Quem dá margem pra liberdade é bottom-up. Avante.
  • Gabarito Letra D.

    Em regra, o ciclo de formação das política possui quatro etapas:

    Agenda, em que são selecionadas as prioridades; Formulação, em que são apresentadas soluções ou alternativas; Implementação, em que são executadas as políticas; e Avaliação, em que ocorre a análise das ações tomadas. Assim, analisando as alternativas, temos:

    I - Certa. Problemas ou temas entendidos como relevantes serão priorizados;

    II - Certa. Após priorizadas e implementadas, as ações que integram as políticas públicas devem ser avaliadas;

    III - Errada. O modelo top-dow é caracterizado por regras mais rígidas e menor discrionariedade, logo, os agentes públicos (burocratas) têm menor liberdade de escolha no curso da ação.

    Siga mais comentários de questões em facebook.com/admfederal

  • Matei pela última: no top-down vem de cima pra baixo, os burocratas só reproduzem aquilo que foi estabelecido.

    LETRA D