GABARITO "D"
O EBITDA visa justamente avaliar a capacidade de geração de caixa pela empresa, já que expurga (elimina) alguns itens meramente contábeis, sem impacto no caixa (depreciação, amortização) e outros itens financeiros (juros e tributação).
Abaixo excerto sobre o tema:
"O EBITDA consiste num poderoso indicador de desempenho financeiro, posto que reflete o potencial de geração de recursos decorrentes das atividades operacionais da empresa. Engloba todos os componentes operacionais e desta forma compreender grande parte da receita auferida e despesas incorridas.
Quando falamos em parte por que o EBITDA leva em conta o desempenho operacional e deixa de lado o chamado resultado financeiro. Portanto, o EBITDA mensura o potencial operacional de caixa que o ativo operacional de uma empresa é capaz de gerar, não sendo levado em consideração o custo de eventual capital tomado emprestado, e nem computadas as despesas e receitas financeiras, os eventos extraordinários e o ganhos ou perdas não operacionais, as despesas com depreciação, amortização e exaustão."
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-do-ebitda-nas-organizacoes/33184/
Gabarito: Letra D.
Comentário:
Sabemos que o EBITDA é um indicador que revela o potencial da empresa para a geração de caixa operacional, não levando em consideração o custo de eventual capital tomado emprestado, e nem computadas as despesas e receitas financeiras, os eventos extraordinários e os ganhos ou perdas não operacionais, as despesas com depreciação, amortização e exaustão.
Assim, como é uma medida potencial de geração de caixa, afigura-se relevante para fins de verificação da existência de um fluxo de caixa futuro compatível com a cobertura das parcelas do financiamento, apesar de não dar a certeza absoluta desse fluxo futuro.