-
A) a taxa mínima de atratividade é utilizada para apurar o custo do capital de terceiros.
Errado, a taxa minima de atratividade representa o minimo que o investidor quer ganhar ou o maximo que uma pessoa quer pagar por um financiamento.
B) é desconsiderado o benefício tributário sobre os juros pagos ao capital de terceiros.
Claro que devemos considerar o benefício tributário que iremos auferir quando utilizamos o capital de terceiros, chamamos o assunto/conceito que trata disso de Grau de Alavancagem Financeira.
C) capitais próprios e de terceiros necessariamente apresentam o mesmo custo.
Não necessariamente, aliás, na maioria das vezes o capital próprio acaba por inferir em um custo tributário maior, visto que as despesas financeiras decorrentes da utilização do capital de terceiros acabam por trazer uma economia tributária em relação a utilização de capital próprio.
D) apura-se a agregação de valor pelo uso de capital de terceiros, que ocorre quando o retorno resultante desse capital é superado pelo seu custo.
A agregação de valor pelo uso de capital de terceiros ocorre quando o retorno resultante do capital é superior ao seu custo. (Essa aqui é óbvia!)
E) Considera-se o retorno exigido pelo acionista.
Por eliminação, essa é a correta. Embora seja óbvia, não devemos deixar de analisar as outras afirmativas.
-
Então, na letra D não é o contrário???
Como está: "quando o retorno é superado pelo seu custo". (custo maior que retorno)
Como seria correto: "quando o retorno superar o seu custo". (retorno maior que custo).
No comentário do paulo está certo, mas está diferente do que aparece escrito na alternativa.
Na letra E eu considerei errado por conta do "exigido". Tem que se levar em conta o retorno requisitado pelo acionista, não exigido.
Alguém com expertise no assunto?
-
ÓBVIO, óbvio...maioria errou a questão, inclusive eu. O que salta aos olhos de tão claro assim na questão?
-
Vamos às alternativas:
a) a taxa mínima de atratividade é utilizada para apurar o custo do capital de terceiros.
Item ERRADO. Sabemos que a taxa mínima de atratividade (vimos nas aulas do Prof. Arthur Lima) equivale ao o custo de oportunidade das várias fontes de capital (próprias e de terceiros), ponderado pela participação relativa de cada uma delas na estrutura de financiamento. Essa taxa de oportunidade requerida é obtida de forma a remunerar adequadamente a expectativa de retorno definida pelos diversos proprietários de capital.
b) é desconsiderado o benefício tributário sobre os juros pagos ao capital de terceiros.
Item ERRADO. Vimos na aula de hoje que o benefício tributário das dívidas com terceiros é uma das maiores vantagens que oferece essa fonte de capital, e como tal não deve ser desconsiderada em seu cáclulo.
c) capitais próprios e de terceiros necessariamente apresentam o mesmo custo.
Item ERRADO. Um dos grandes desafios das finanças corporativas é estimar com um razoável grau de confiabilidade o custo do capital próprio, que contém maior grau de subjetividade que o custo do capital de terceiros, mais facilmente obtido por ser fixo e muitas vezes previsível.
d) apura-se a agregação de valor pelo uso de capital de terceiros, que ocorre quando o retorno resultante desse capital é superado pelo seu custo.
Item ERRADO. Na verdade, ao se analisar a estrutura e o orçamento de capital de uma empresa, apura-se a agregação de valor pelo uso de capital de terceiros, que ocorre quando o retorno resultante desse capital supera seu custo. O erro da questão está na inversão dos fatores. Retorno deve ser maior que o custo para haver agregação de valor.
Todavia, para sermos estritamente corretos, na análise completa, apura-se a agregação de valor pela combinação do uso de capitais próprios e de terceiros, e tal agregação e valor ocorre quando o retorno resultante do investimento financiado com essa combinação de capital supera seu custo.
e) considera-se o retorno exigido pelo acionista.
Item CERTO. O conceito de custo de capital, essencial na análise da estrutura e orçamento de capital de um empresa, está intimamente ligado ao retorno exigido pelo acionista. Em verdade, o retorno exigido pelo acionista é o chamado custo de oportunidade do capital próprio. O custo de capital leva em consideração esse custo do capital próprio e o custo do capital de terceiros.
Gabarito: letra E.
-
Estou igual ao Kiko do Chaves: " Essa é muita fácil. Faz uma outra mais difícil.....