SóProvas


ID
2910418
Banca
FCC
Órgão
AFAP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma situação passível de consideração na análise dos tipos de bens é a figura do “carona”. Ele

Alternativas
Comentários
  • A noção de "Caroneiro" ou "Free Riders" está atrelada àqueles que fazem uso do respectivo bem sem fazer a devida compensação pelo uso do mesmo, acarretando, conforme aponta a letra C, uma oferta ineficiente.

  • Em economia existe o comportamento free rider (carona) 

    Esse comportamento acontece quando um ou mais agentes econômicos usufruem de um determinado benefício proveniente de um bem, sem que tenha havido uma contribuição para a obtenção de tal. 

    Vamos supor uma agência fictícia especializada na produção de informações sobre papéis negociados na Bolsa de Valores. Supondo que o investidor A seja cliente dessa agência e pague uma quantidade x de unidades monetárias para ter conhecimento das ações que, segundo a empresa, apresentam as maiores possibilidades de ganho, um investidor B pode obter o mesmo benefício ao repetir as compras de A, sem que para isso tenha incorrido no custo de x unidades monetárias.

  • Gabarito letra c.

    Caronas são consumidores ou produtores que não pagam por um bem não exclusivo na expectativa de que outros o façam. No caso dos bens públicos, a presença de caronas torna difícil ou até mesmo impossível que os mercados ofertem os produtos eficientemente.

  • a) Errado. A figura do “carona” desestimula a produção de bens públicos porque essas pessoas conseguem consumir sem pagar por isso, o que reduz o incentivo a ofertar bens.

    b) Se os bens são exclusivos, não há preocupação com a figura do carona simplesmente porque ele precisa pagar pelo bem. Ou seja, não consegue “pegar carona” no consumo de outro.

    c) Correto. Dificulta porque prejudica a mensuração do consumo e do pagamento pelo consumo.

    d) Há diversas formas de se lidar com o problema dos "caronas", ainda que não seja totalmente eficiente. Uma delas é simplesmente com a oferta do bem por parte do governo, financiada por tributos e do qual todos podem usufruir e todos financiam.

    e) Errado! Os bens privados são classificados como excludentes. Logo, o problema do carona não aparece.

    Resposta: C

  • GABA c)

    Crie uma empresa de transporte de passageiros (intuito de lucro) e dê muitas caronas. Verá a grande ineficiência e prejuízo! rsrs

    " Os caronas estão loucos para ver o mundo acabar em barranco, para morrerem encostados. " Gravou? Estudar para concurso é assim, quanto mais esdrúxulo o exemplo, melhor para fixar.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Bens Públicos. 

    Os bens públicos são considerados falhas de mercado, porque apresentam as características de não rivalidade e não exclusão. 

    A não rivalidade implica que se um indivíduo consumir um bem público, outro indivíduo não será prejudicado. Assim, se eu consumir mais segurança jurídica, por exemplo, isso não prejudica o consumo de segurança jurídica de outra pessoa. 

    Já a não exclusão significa que é impossível excluir do consumo do bem público quem não pagou por ele. Afinal, mesmo um sonegador de impostos ainda assim aproveita das ruas asfaltadas proporcionadas pelo Estado. Ou seja, o sonegador não paga seus tributos, mas ainda assim se beneficia da atuação estatal. 

    Esta última característica é um exemplo do "carona" (free rider), ou seja, uma pessoa que não arca com o ônus de um bem público, mas se beneficia dele. 

    A existência do carona faz com que o mercado privado não se interesse em ofertar bens públicos, já que os caronas causariam prejuízo ao mercado privado. 

    Assim, o carona dificulta a oferta de bens pelo mercado. 

    Vamos aos itens!

    A) Incorreta. Ao contrário, a figura do carona DESESTIMULA a produção de bens públicos. 

    B) Incorreta. O carona existe quando os bens são NÃO EXCLUSIVOS.

    C) Correta. 

    D) Incorreta. É passível, sim, de solução, a exemplo de uma fiscalização mais intensa. 

    E) Incorreta. É uma característica dos bens públicos. 


    Gabarito do Professor: Letra C.