SóProvas


ID
2910694
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Envelhecer

            Vá um homem envelhecendo, e caia na tolice de pensar que envelhece por inteiro - famosa tolice. Alguém já notou: envelhecemos nisto, não naquilo; este trecho ainda é verde, aquele outro já quase apodrece; aqui há seiva estuando, além é coisa murcha. 

            A infância não volta, mas não vai - fica recolhida, como se diz de certas doenças. Pode dar um acesso. Outro dia sofri um ataque não de infância, mas de adolescência: precipitei-me célere, árdego*, confuso. Meus olhos estavam úmidos e ardiam; mãos trêmulas; os demônios me apertavam a garganta; eu me sentia inibido, mas agia com estranha velocidade por fora. Exatamente o contrário do que convém a um senhor de minha idade e condição. 

            Pior é o ataque de infância: o respeitável cavalheiro de repente começa a agir como um menino bobo. Será que só eu sou assim, ou os outros disfarçam melhor?

            *árdego: impetuoso. 


(BRAGA, Rubem. Recado de primavera. Rio de Janeiro: Record, 1984, p. 71) 

Em relação à passagem do tempo na vida de cada um, o autor acredita que

Alternativas
Comentários
  •  O envelhecimento se dá de modo irregular: Vá um homem envelhecendo, e caia na tolice de pensar que envelhece por inteiro - famosa tolice. 

    de tal sorte que pode haver mesmo alguns recuos para fases já vividas pela pessoa: A infância não volta, mas não vai - fica recolhida, como se diz de certas doenças. Pode dar um acesso.

  • Alternativa D

    Vá um homem envelhecendo, e caia na tolice de pensar que envelhece por inteiro - famosa tolice. Alguém já notou: envelhecemos nisto, não naquilo; este trecho ainda é verde, aquele outro já quase apodrece; aqui há seiva estuando, além é coisa murcha. 

  • Analisando cada item:

    a) as experiências vividas se tornam progressivamente mais intensas, trazendo com isso acréscimos à maturidade do sujeito.

    Item errado. Não é uma coisa progressiva, conforme passagem do texto: " [...] Alguém já notou: envelhecemos nisto, não naquilo; este trecho ainda é verde, aquele outro já quase apodrece [...] "

    b) o envelhecimento paulatino traz a sensação de que nos tornamos aptos a escolher os momentos que quisermos reviver.'

    Item errado. Não há essa aptidão de escolha, conforme passagem do texto: " [...] Pode dar um acesso [...]. Nesse trecho, o autor quis enfatizar a ideia de que há diversos portais na nossa mente e, repentinamente, pode abrir um acesso que nos faz sentirmos crianças ou jovens novamente, ou seja, não há a possibilidade de escolha.

    c) a velhice atinge as pessoas de tal modo que a partir de certo momento elas se creem inteiramente rejuvenescidas, em sua perturbação.

    Item errado. Aqui houve uma extrapolação, já que o texto não fala da sensação de rejuvenescimento, muito menos da ideia de perturbação. No último parágrafo, há a inferência de que o autor se sente envergonhado pelas suas atitudes e ainda coloca em questionamento se alguém consegue disfarçar esses momentos melhor que ele.

    d) o envelhecimento se dá de modo irregular, de tal sorte que pode haver mesmo alguns recuos para fases já vividas pela pessoa.

    Item correto. Conforme passagens do texto: "[...] Vá um homem envelhecendo, e caia na tolice de pensar que envelhece por inteiro - famosa tolice. [...]" e " [...] A infância não volta, mas não vai - fica recolhida, como se diz de certas doenças. Pode dar um acesso. [...] "

    e) um afortunado acúmulo de experiências provoca em nós incontrolável nostalgia, que aciona nossa mais fértil imaginação.

    Item errado. Na verdade a causa do acionamento da nossa fértil imaginação, conforme o texto, não é o acúmulo de experiências apenas, mas também a sensação de que elas ficam sempre recolhidas e podem vir à tona a qualquer momento, de acordo com a seguinte passagem do texto: "[...] A infância não volta, mas não vai - fica recolhida, como se diz de certas doenças. Pode dar um acesso. [...]". A alternativa está incompleta.

    Gabarito: item "D"

    Espero ter ajudado. :D

  • Correção profª Flavia Rita. https://www.youtube.com/watch?v=97SrSFP1t_g

  • O texto mostra que não é por que a pessoa envelheceu e amadureceu por fora, que também amadureceu por dentro. Há muitos idosos que tem comportamentos infantis e de adolescentes. A maturidade é um prêmio por merecimento, não de tempo vivido.

  • GABARITO D

     

    "Alguém já notou: envelhecemos nisto, não naquilo; este trecho ainda é verde, aquele outro já quase apodrece; aqui há seiva estuando, além é coisa murcha" (o envelhecimento se dá de modo irregular).

     

    "Outro dia sofri um ataque não de infância, mas de adolescência: precipitei-me célere, árdego*, confuso" (pode haver mesmo alguns recuos para fases já vividas pela pessoa).