SóProvas


ID
2910709
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Jurar ou planejar


            Num de seus contos provocadores, Machado de Assis põe em cena um casal de apaixonados que faz um juramento de amor, por conta de uma longa separação que devem cumprir. A jura é quebrada pela moça, que se apaixona por outro, e o narrador faz ver que ela está “muito próxima da Natureza”, ou seja, que ela atende aos movimentos mais naturais da vida.

            Jurar é desafiar o tempo, o destino, o futuro; é afirmar que nada pode ser maior que nosso desejo de agir conforme juramos. Um juramento expõe a beleza da vontade humana, como afirmação nossa, mas sua quebra mostra também nossos limites. 

            Dirão os mais racionalistas: não jure, planeje. Diante do futuro, levante hipóteses de trabalho e as analise, não tome nenhuma como definitiva. Mas o homem insiste em sonhar para além do que é planejável, e o que dá certo nos bons planejamentos acaba tornando-o ainda mais convicto de que sua vontade é tudo, sendo mesmo capaz de jurar por isso.


(Joaquim de Assis Villares, inédito)

Ao se analisar mais de perto a estruturação funcional do texto, pode-se afirmar que o

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    O segundo parágrafo discorre exatamente sobre o significado de "jurar" para o autor, vejam:

    Jurar é desafiar o tempo, o destino, o futuro; é afirmar que nada pode ser maior que nosso desejo de agir conforme juramos. Um juramento expõe a beleza da vontade humana, como afirmação nossa, mas sua quebra mostra também nossos limites. 

  • Gabarito letra B. A análise do referido texto, e seu segundo parágrafo, dispõe sobre a significação de jurar segundo o autor.

  •     Jurar é desafiar o tempo, o destino, o futuro; é afirmar que nada pode ser maior que nosso desejo de agir conforme juramos. Um juramento expõe a beleza da vontade humana, como afirmação nossa, mas sua quebra mostra também nossos limites. 

    Gabarito: B) o 2º parágrafo analisa mais intimamente o que se inclui no ato de jurar e o que ele significa, de fato, como uma específica pretensão humana.

    Seguimos Fortes e Avante!

  • Analisando cada item e grifando, em negrito, os erros de cada um deles:

    a) 1º parágrafo tem como objetivo adiantar-se à tese conclusiva do autor, que é a de mostrar que um planejamento é mais decisivo do que as forças da Natureza.

    Item errado. No 1º parágrafo, o autor ainda não fala da questão do planejamento, apenas discorre acerca do descumprimento do juramento da moça e da consonância desse ato com o curso natural da vida.

    b) 2º parágrafo analisa mais intimamente o que se inclui no ato de jurar e o que ele significa, de fato, como uma específica pretensão humana.

    Item correto. Aqui o autor realmente analisa o que se inclui no ato de jurar e qual significado essa atitude gera, tal como um reflexo do nosso desejo.

    c) 3º parágrafo expõe as razões pelas quais todo juramento acaba correspondendo a uma espécie de planejamento, que se inclui no ato de jurar.

    Item errado. O item extrapolou quando disse que todo juramento acaba correspondendo ao planejamento. Na verdade, essa visão é apenas dos mais racionalistas.

    d) 1º e o 2º parágrafos são contraditórios entre si, ao formularem teses divergentes sobre a função e a força da Natureza no destino dos homens.

    Item errado. Na verdade, os parágrafos não são contraditórios entre si. Um complementa o outro, dando sequenciação e cadência ao texto. No primeiro, o autor mostra a atitude da moça que não cumpriu seu juramento e a proximidade da sua atitude com os limites naturais da vida humana. Já no segundo, há a explicação da atitude dela num contexto geral, além da utopia que é o ato de jurar e suas consequências.

    e) 2º e o 3º parágrafos são acordes ao mostrar que os limites humanos, uma vez admitidos num planejamento nosso, são superados pela mesma vontade de quem jura.

    Item errado. Alternativa confusa, mas totalmente fora do que diz o texto. O autor fala que, mesmo diante da possibilidade de realização de um planejamento e da aceitação dos limites humanos, o ser humano ainda insiste em sonhar e extrapolar além do planejável.

    Gabarito: item "B"

    Qualquer erro me avisem.

    Espero ter ajudado. :D

  • Sem estresse...

  • Correção profª Flavia Rita. https://www.youtube.com/watch?v=97SrSFP1t_g

  • Texto bem curto e fantastico !!

    A FCC sempre trazendo otimas reflexoes..