SóProvas


ID
2910766
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere que uma determinada organização tenha adotado, como modelo de estrutura organizacional, uma estrutura matricial. Isso significa que, entre outras características, tal organização

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = Letra B

     

     

     

    FCC CÂMARA LEGISLATIVA DO DF 2018 Q941467

    Entre os diferentes tipos de estruturas organizacionais abordados pela literatura, a denominada estrutura matricial diverge da estrutura divisional em alguns aspectos, entre os quais, notadamente, pela existência de

    e) órgãos vinculados a projetos, órgãos estes com duração limitada à finalização dos projetos correspondentes.

  • A estrutura matricial, também chamada de mista ou híbrida é a combinação de duas formas de departamentalização a funcional com a departamentalização de produto ou projeto - na mesma estrutura organizacional.

    Possui um esquema participativo e flexível, pois depende da colaboração das pessoas envolvidas e enfatiza o interrelacionamento de especialidades. A estrutura funcional enfatiza a especialização, mas não enfatiza o negócio, enquanto a estrutura de produto/projeto enfatiza o negócio, mas não enfatiza a especialização de funções.

    O desenho matricial permite satisfazer duas necessidades da organização: especialização e coordenação.

    Nas palavras de Vasconcellos (1989, p. 51) quando duas ou mais formas de estrutura são utilizadas simultaneamente sobre os membros de uma organização, a estrutura resultante chama-se matricial. Um aspecto particular da estrutura matricial é a dupla ou múltipla subordinação. Um determinado especialista responde simultaneamente a um gerente funcional e a um gerente de projetos, por exemplo.

    Já Maximiano (1986, p. 168), neste modelo ideal, o especialista tem compromissos funcionais em seu departamento e ao mesmo tempo está envolvido em um ou mais projetos, ou seja, cada departamento oferece, por meio de seus especialistas, determinada contribuição técnica para a realização dos projetos. Estes especialistas, portanto, ficam numa posição de dupla subordinação: estão subordinados ao gerente de seu departamento e, simultaneamente, ao coordenador do projeto.

    Para Cury (2010)as características da estrutura matricial são: ser multidimensional; permanente; adaptativa, portanto, flexível; resultado da combinação da clássica estrutura vertical funcional tradicional com uma estrutura horizontal de coordenadores de projetos/produtos; e trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores. 

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03

  • A) Estrutura divisional.

    C) Departamentalização geográfica.

    D) Departamentalização por processos.

    E) Estrutura linear.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Letra B.

    Estrutura Matricial

    Características

    - envolve um pouco da estrutura funcional (chefe do departamento) e um pouco da divisional (chefe do projeto).

    - cada departamento possui dupla subordinação: o princípio de comando deixa de existir.

    - interdependência entre as áreas: ambientes + complexos

    - proposta de satisfazer ambas as necessidades: de coordenação e de especialização

    Vantagens

    - ambiente mais participativo, pois depende da colaboração de muitas pessoas diferentes.

    - Colaboradores têm mais participação ao tomar decisões nos níveis mais baixos da hierarquia.

    - Interdependência entre os departamentos, proporcionando oportunidades de delegação, maior contribuição pessoal e participação na tomada de decisão nos níveis mais baixos da hierarquia

    - Mais facilidade em controlar os resultados

    Desvantagens

    ·    A dupla subordinação (chefes funcionais e divisionais) pode criar conflito de interesses.

    ·    Rixas entre chefes de departamentos.

    ·    Dificuldade de adaptação por parte de alguns funcionários.

  • Estrutura Matricial- departamentalização funcional + departamentalização por projetos, processos ou produtos.

  • A a Estrutura Matricial envolve um pouco da estrutura funcional (chefe do departamento) e um pouco da divisional (chefe do projeto).

    B) Possui centros de resultados ou órgãos vinculados a projetos, com duração limitada à duração de tais projetos, e outros órgãos de apoio, estes últimos de natureza permanente.

    Quando a estrutura organizacional comportar mais de um elemento já vem logo à cabeça a figura da matriz(matricial).

  • A estrutura matricial (também chamada de organização em grade) combina dois tipos de departamentalização, sendo normalmente a funcional com projeto, processos ou produtos. Além dessas possibilidades, toda estrutura que combinar dois tipos de departamentalização em um só poderá ser chamada de matricial.
    É uma excelente alternativa de estruturação para as organizações que desenvolvem projetos, pois as equipes passam a se compor por especialistas de cada função em cada um dos projetos. Assim, é uma estrutura que permite uma melhor coesão do grupo de trabalho, permitindo que haja uma boa comunicação do líder do projeto/produto com sua equipe, uma vez que a equipe está também estruturada por projeto/produto.
    As principais desvantagens desse tipo de estrutura incluem a dificuldade que surge devido à dupla subordinação dos membros da equipe de trabalho e do baixo nível de autoridade sentido pelo líder do projeto/produto.

     

    Carlos Xavier

  • ESTRUTURA MATRICIAL 

    É um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma ESTRUTURA FUNCIONAL COM UMA ESTRUTURA HORIZONTAL, que normalmente se refere aUM PROJETO, UMA DIVISÃO ESPECÍFICA OU UM PRODUTO.

    Junção de duas estruturas (funcional e por projeto)

    GABA "b"

  • Estrutura Matricial

    Estas estruturas são um modelo híbrido, que conjuga duas estruturas em uma só. Normalmente, é um somatório de uma estrutura funcional com outra estrutura horizontal, temporária, focada em projetos. As empresas que atuam com esta estrutura buscam associar as vantagens das duas estruturas, juntando os especialistas funcionais nos projetos mais estratégicos, sempre que necessário. Ela é chamada de matricial porque seu aspecto é parecido com o de uma matriz. Sua criação foi uma tentativa de conciliar em uma estrutura rígida e hierárquica a flexibilidade de uma estrutura temporária.

    Possui centros de resultados ou órgãos vinculados a projetos, com duração limitada à duração de tais projetos, e outros órgãos de apoio, estes últimos de natureza permanente.

    Vantagens

    Máximo aproveitamento de pessoal; redução de custos; flexibilidade para aumento e redução de quadro organizacional; facilidade de apuração de resultado e controle de prazos e custos por projeto; maior ganho de experiência prática do pessoal; comunicação e coordenação intradepartamental boa.

    Desvantagens

    Menor lealdade à instituição; possibilidade de falta de contato entre elementos da mesma especialidade que trabalham em projetos diferentes; responsabilidade parcial; comunicação e coordenação interdepartamental péssima.

    Gabarito: B

  • Gabarito B

    Estrutura matricial

    Trata-se de um tipo híbrido que mistura “FUNCIONAL+ PROJETOS”.

     Estrutura baseada em projetos: temporária/foco no projeto

     Estrutura baseada em funções:áreas especializadas/ permanente/apoio

    Fonte: Prof. Rafael Barbosa- Administração Geral

  • Junção de 2 tipos de departamentalização em uma só = Estrutura Matricial ou em Grade

  • Estrutura Matricial/ Matricial-funcional

     

    Funcional + Projeto/ Cliente/Produto/ Processo/Geográfica

    Dupla subordinação

    Aproveita a especialização dos gestores

    CENTRO DE RESULTADOS

    ÓRGÃOS COM DURAÇÃO LIMITADA

    Atende melhor o prazo do projeto/

    A necessidade do cliente

     

    Atenção:

    Matricial e Divisional: ambas são desenhos de estruturas organizacionais (NÃO É DEPARTAMENTALIZAÇÃO).

    A Matricial é orgânica e não há unidade de comando. Pode ser um mix de função com produto/projeto.

    A Divisional é mecanicista e se divide em unidades estratégica de negócios.

    Meus resumos + comentários dos colegas do Qc.

  • Normalmente, a estrutura matricial é decorrência da fusão da estrutura baseada em funções – estrutura de apoio “permanente” – com a estrutura baseada em projetos ou produtos – estrutura “temporária” (limitada à duração dos projetos). 

    O gabarito é a letra B.

    Estrategia Concursos

  • Gabarito: B

    A questão cobra conhecimentos sobre a Estrutura Matricial, que é híbrida e combina a departamentalização funcional com projetos ou produtos ou processo.

     

    Dentre suas vantagens estão: uso eficiente dos recursos, especialização nas atividades, coordenação entre setores, maior flexibilidade e visão total do projeto.

    As desvantagens dessa estrutura são: comunicação precária, ausência de unidade de comando, aumento de custos pelas duplicidades de atividade, conflitos de interesse e decisões centralizadas.

     

    É recorrente a banca afirmar que a Estrutura Matricial é um centro de resultados dos projetos em andamento.

    @adm.semduvida

  • GABARITO B

    Estrutura Matricial

    - Baseada na departamentalização matricial;

    - Normalmente é decorrência da fusão da estrutura baseada em funções – estrutura de apoio “permanente”, vertical – com a estrutura baseada em projetos ou produtos – estrutura “temporária”, horizontal;

    - Objetivo é aproveitar a especialização dos funcionários (estrutura funcional), em produtos ou projetos estratégicos.