SóProvas


ID
2910778
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão do desempenho organizacional é uma atividade desafiadora, que exige dos gestores preparo e comprometimento, além do alinhamento aos objetivos institucionais. A etapa de avaliação de desempenho apresenta desafios adicionais, especialmente para evitar excesso de subjetividade, vícios e desvios que possam comprometer os resultados apresentados. Um dos desvios mais comuns apontados pela literatura é denominado efeito halo, que está diretamente relacionado com

Alternativas
Comentários
  • GAB = B

     

    "efeito Halo" é a tendência em estender uma avaliação positiva de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente. VEJAM: 

    Q969273

    Q968765

  • GABARITO: B

     

    Algumas questões diferenciam efeito Halo e efeito Horn.

     

    • Efeito Halo:

    É a tendência em estender uma avaliação positiva de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente. Se ele é bom em algo, automaticamente torna-se bom em tudo. Ou seja tende a beneficiar, favorecendo o avaliado, agindo com pessoalidade. Exemplificando, se conheço o avaliado existirá uma tendência de protegê-lo.

     

    • Efeito Horn:

    É a tendência em estender uma avaliação negativa de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente. Se ele é ruim em algo, automaticamente torna-se ruim em tudo. Tende a prejudicar o avaliado, agindo com pessoalidade. Se existir uma inimizade com o avaliado consequentemente tenderá a prejudica-lo.

     

    Fonte:  http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/7-erros-mais-frequentes-nas-avaliacoes-de-desempenho/88296/

  • EFEITO HALO: Lembre-se a "Parte" pelo "Todo"

  • Eu confundia muito Halo com Leniência por ter feito uma questão que apontava significados parecidos,enfim,acho importante enfatizar.

      Erro de leniência é generalizar desempenho para a equipe, dar a mesma nota para todos.

    Halo, é generalizar uma impressão negativa ou positiva para o desempenho total DAQUELE funcionário.

    Fonte: Prof.Katia Lima (gran cursos)

  • Efeito Halo = Generalizações positivas.

    Efeito Horn = Generalizações negativas.

    Cuidado: Tem Banca que não faz essa distinção. Considera o Efeito Halo tanto para generalizações positivas, quanto para generalizações negativas.

  • GABARITO: B

    E) Efeito Recenticidade: Acontece quando o avaliador analisa as ações mais recentes e não aquelas de todo o período correspondente à avaliação.

  • Efeito Halo: tendência a generalizações por parte do avaliador, que acaba por estender o resultado de uma das características avaliada para todos os demais aspectos da avaliação do indivíduo.

  • GAB B

    O efeito HALO é basicamente o seguinte: Na avaliação de desempenho o avaliador pode se concentrar em apenas um aspecto do funcionário e esquecer dos outros que estão em analise. Um cara pode ser extremamente motivador e o avaliador pode esquecer demais itens como pontualidade, produtividade, disciplina etc.

    Hoje em dia tem muito colaborador assim, chega cedo todo dia, ou seja pontual, porém organização zero.

  • Efeito HALO= generalizações positivas

    Efeito HORN= generalizações negativas

    Gabarito, B.

  • Gab B

    Efeito Halo

    É a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar avaliações positivas com base em poucos fatores observados.

    Atenção! Obs. a banca...

    Há autores que dizem que é o "efeito Halo" generaliza avaliações positivas ou negativas, desconsiderando o Efeito Horn.

    Efeito Horn-É a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar avaliações negativas com base em poucos fatores observados.

  • GABARITO: LETRA B

    Efeito Halo é um termo que significa o hábito de julgar e tirar conclusões a partir de uma única característica, formulando um esteriótipo global sobre as pessoas.

    FONTE: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/entenda-o-que-e-o-efeito-halo-na-avaliacao-desempenho/

  • Erros no processo de avaliação de desempenho:

    EFEITO HALO - É a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar avaliações positivas com base em poucos fatores observados (um critério ser contaminado por outro).

    EFEITO HORN - É a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar avaliações negativas com base em poucos fatores observados.

    ERRO DA TENDÊNCIA CENTRAL - É a tendência que a pessoa pode ter a não atribuir notas nem muito altas nem muito baixas para um candidato, tendendo sempre a mantê-lo na média.

    RECENTICIDADE - É o erro que decorre do fato de que as pessoas se lembram mais dos fatos recentes.

    LENIÊNCIA - Esse erro decorre da dificuldade do avaliador de observar diferenças entre os candidatos, tendendo a realizar uma avaliação positiva.

    SEVERIDADE - É o reverso da moeda da leniência. Aqui o avaliador não consegue ver diferenças entre os candidatos, tendendo a caracterizá-los negativamente.

    CONTRASTE - É quando o avaliador erra por se tomar como referência de comparação. Busca características que possui e que o candidato não possui.

    SIMILARIDADE - É o parecido com o contraste. O examinador continua se tendo por referência, mas busca características similares a si próprio no candidato.

    TENDENCIOSIDADE - Trata-se do erro que decorre da avaliação com base em preconceitos ou tendências pessoais do avaliador.

    ERRO DE CANSAÇO - O avaliador, quando cansado pela rotina, pode começar a errar na avaliação.

    FALSIDADE - O avaliador pode, conscientemente, ocultar ou distorcer informações para prejudicar ou beneficiar o avaliado.

    CRITÉRIO ÚNICO - É a avaliação feita com base em apenas um critério, que não considera o desempenho como um todo.

    UNILATERALIDADE - Neste erro, o avaliador valoriza aspectos que ele, unilateralmente, julga importantes, mesmo que eles não o sejam para a organização ou para o trabalho realizado pelo avaliado.

    FORÇA DO HÁBITO - É o julgamento do avaliado com base em avaliações anteriores que foram feitas. Por força do hábito, as avaliações atuais terminam sendo baseadas no passado.

    NÃO COMPREENSÃO DOS FATORES AVALIADOS - Se o avaliador não conhecer claramente os fatores de avaliação, poderá avaliá-los de forma incorreta com base apenas em seu bom senso, gerando distorções no processo por não discernir informações importantes das irrelevantes.

    Fonte: Carlos Xavier (2020)

  • Gabarito B

    Efeito Halo (generalização)

    • Tendência de nivelar o julgamento de uma pessoa por cima ou por baixo.
    • O avaliador generaliza um aspecto do desempenho, bom ou ruim, e aplica para todos os quesitos.
    • Julga o indivíduo a partir de um único traço de personalidade que se destaca e generaliza essa característica contaminando a avaliação positiva ou negativamente.

    Questão relacionada Q970257

    Efeito Horn

    • É a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar avaliações negativas com base em poucos fatores observados.

    Questões relacionadas Q969273/ Q968765