SóProvas


ID
2910808
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Na BPMN 2 os gateways representam uma divisão ou convergência no gráfico do processo. Os gateways

Alternativas
Comentários
  • GATEWAY EXCLUSIVO: Ao dividir o fluxo, ele encaminha a sequência exatamente para um dos ramos de saída. Embora seja prática comum fazer a convergência, ela é opcional para o Exclusivo e segundo o guia de estilo de modelagem de Bruce Silver deve ser evitado.

    GATEWAY INCLUSIVO: Ao dividir, um ou mais ramos são ativados dependendo de uma fórmula configurada em cada fluxo de sequencia. Todos os ramos de entrada ativos devem se completar antes de convergir em outro gateway.

    GATEWAY PARALELO: Quando usado para dividir o fluxo de sequência, todos os ramos de saída são ativados simultaneamente. Ao convergir ramos paralelos, ele espera que todos os ramos de entrada se completem, antes de iniciar o fluxo de saída. 

    GATEWAY COMPLEXO: O gateway complexo representa desvios e convergências que não podem ser representadas usando os demais gateways. Esta “complexidade” é implementada por meio de uma regra definida no próprio gateway, que permite maior flexibilidade no controle do fluxo.

    GATEWAY BASEADO EM EVENTOS: É sempre seguido por um evento intermediário ou tarefa de recebimento de mensagem. A sequência do fluxo é encaminhada para o evento ou tarefa seguinte que ocorrer primeiro. Normalmente usamos quando o desvio é provocado por um participante externo.

    ____*

    Povo, criei uma conta no IG para compartilhar conhecimentos, rotinas e macetes desta concursada e concurseira em busca do cargo dos sonhos na área de Administração. 

    Se tiver interesse, acessa lá e segue o @mapasdaadm. 

  • Gateway Paralelos

    2018

    No fluxo de processos na notação BPMN, o ponto de ramificação mostrado na seguinte figura indica que todos os fluxos de saída são ativados simultaneamente.

    certa

    Gateway baseado em eventos

    2015

    O analista de TI Matheus, do TRT da 3ª Região, durante o desenho de um processo utilizando a BPMN, deparou-se com a seguinte situação: em um ponto do processo em que a decisão seria tomada com base em um evento existiam dois possíveis eventos: (I) que o cliente entregasse os documentos no prazo estabelecido ou (II) que não os entregasse e o prazo de 5 dias expiraria. O primeiro evento que ocorresse determinaria o caminho do fluxo. No seu desenho ele utilizou, corretamente, o objeto BPMN Gataway

    a) Exclusivo baseado em Eventos.

    b) Paralelo.

    c) Exclusivo baseado em Dados.

    d) Inclusivo com Eventos.

    e) Exclusivo Paralelo.

    2018

    indica um desvio exclusivo baseado em eventos, de modo que cada ocorrência de um dos eventos subsequentes inicia uma nova instância do processo

    certa

    Gateway exclusivo

    2015

    Na figura abaixo usando a notação BPMN apresenta-se um gateway exclusivo. Esse tipo de notação serve para:

    a) O primeiro fluxo alternativo nunca será executado.

     b) Serve para demonstrar que ocorreram três fluxos em paralelo ao fluxo principal.

     c) Indicar que o fluxo de processo seguirá somente um dos caminhos alternativos. Cada caminho tem que ter uma condição e isso determina que os fluxos sejam mutuamente excludentes.

     d) Se a condição for atendida durante o fluxo, o X indica que nenhum fluxo alternativo será executado.

    Gateway inclusivo

    2018

    Considere hipoteticamente que uma equipe de policiais está investigando um crime e, baseado no conjunto de indícios que receber, poderá seguir uma ou mais linhas de investigação que podem ocorrer paralelamente ou não. Todas as condições para decidir a linha de investigação a seguir serão avaliadas e todas as combinações possíveis de linhas de investigação poderão ser seguidas. Pelo menos uma linha de investigação padrão será escolhida.

    Se considerarmos a modelagem deste processo de investigação com BPMN, será necessário usar um gateway

  • Na BPMN 2 os gateways representam uma divisão ou convergência no gráfico do processo. Os gateways, baseados em evento (event-based gateways) podem indicar que a continuação do processo depende de mais dados, de aguardar algum tempo ou ainda de atender outra condição.

    O gateway baseado em eventos representa um ponto de ramificação no processo em que os caminhos alternativos que seguem o gateway são baseados em eventos que ocorrem, em vez da avaliação de expressões usando dados do processo (como em um gateway exclusivo ou inclusivo).

    Um evento específico, geralmente o recebimento de uma Mensagem, determina o caminho que será tomado. Um dos eventos de mensagem ou de tempo precisa ocorrer pra que o processo seja continuado. Quando esse evento ocorre os demais são desabilitados, ou seja, não são mais observados (condição de corrida).

  • O gabarito foi entregue em:

    baseados em evento (event-based gateways) podem indicar que a continuação do processo depende de mais dados, de aguardar algum tempo ou ainda de atender outra condição.

  • Gateways Exclusivos: são os gateways baseados em dados.

    Agora, Gateways Exclusivos baseados em Eventos: são os gateways que aguardam eventos e não dados, como descrito na alternativa considerada como correta.

    Alguém sabe a fonte de onde foi tirada essa afirmação?