SóProvas


ID
2910832
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Ao analisar os conceitos microeconômicos de “falha de mercado” e de “informação assimétrica” conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Podemos enumerar as seguintes falhas de mercado:

    a) Externalidades,

    b) Existência de bens públicos,

    c) Falhas de informação (ou assimetria de informações),

    d) Mercados incompletos,

    e) Riscos pesados,

    f) Falhas na competição (poder de mercado) e

    g) Existência de desemprego e inflação.

    Outro ponto - falhas de mercado são ineficiências econômicas

  • Bom, vamos lá...

    Segundo a Revista ANTT (2011) "A sinalização (signaling) se refere à emissão de sinais e fornecimento de informações por parte do agente que a detém, ou seja, o agente que está recebendo a informação deve confiar na sinalização do outro agente." Ainda, de acordo com a ANTT (2011) "Na varredura (screening) a parte interessada fornece incentivos para a revelação da informação assimétrica pelos agentes que possuem a informação desejada (os que desejam informações fornecem incentivos de modo a atrair apenas aqueles que as possuem)."

    Partindo desse principio, vemos que a alternativa c é a correta, pois uma falha de sinalização - que se refere a empresa comprovar e convencer, por exemplo, que o preço de seu produto em relação ao de seus concorrentes, é mais vantajoso, em decorrencia, por exemplo, de qualidade - é uma das vertentes da assimetria da informação - que é uma falha de mercado.

    PS: ocorre a assimetria de informações quando dois ou mais agentes econômicos estabelecem entre si uma transação econômica com uma das partes envolvidas detendo informações qualitativa ou quantitativamente superiores às da outra parte.

  • a) É o contrário: informação assimétrica é uma das espécies de falha de mercado. Bens públicos são outra espécie, externalidades são outra e assim vai.

    b) Errado! Pode afetar o do produtor também, claro! Imagine um problema de seleção adversa que culmine na eliminação de um mercado. Isso vai também “levar embora” todo o excedente do produtor daquele mercado que ruiu, já que os produtores não terão mais mercado para ofertar seus produtos.

    c) É isso! Se temos uma falha de mercado, significa que o sistema de preços não está captando todos os custos e/ou benefícios que aquela transação gera.

    d) Errado! Externalidades, positivas ou negativas, são falha de mercado. Se a externalidade é positiva, o benefício social da ação supera o benefício privado, o que faz com que ela aconteça num nível inferior ao nível socialmente ótimo e, por isso, ela é tão ineficiente quanto uma externalidade negativa.

    e) Podem sim! Vários deles! O simples fato de empresas serem obrigadas a colocar os ingredientes que compõem o alimento ou a bebida no rótulo destes já é uma medida que elimina ou reduz muito a assimetria de informação, por exemplo, já que os consumidores poderão saber exatamente o que estão comprando.

    Resposta: C

  • Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre falhas de mercado. 

    Falhas de mercado são situações que impedem o mercado de atingir a eficiência, por escaparem ao sistema de preços. Ao combater essas falhas por meio da função alocativa, o governo incrementa a eficiência do mercado. 

    Podemos ter diversos tipos de falhas de mercado: bens públicos, externalidades, mercados incompletos e informação assimétrica. Vale ressaltar que assimetrias de informação ocorrem quando uma parte possui mais informação que a outra em uma negociação. Essa assimetria pode gerar seleção adversa (problema pré-contratual), risco moral (problema pós-contratual) ou comportamento de manada.

    Vamos às alternativas:

    a) Incorreta. É o contrário: informação assimétrica é um caso particular de falha de mercado.

    b) Incorreta. Nos casos de seleção adversa, o excedente do consumidor é afetado, pois ele não sabe que bem está comprando (o exemplo clássico da economia é o mercado de carros usados: o vendedor sabe qual carro usado é bom e qual não é, mas o consumidor não sabe. Então, o consumidor é prejudicado e o seu excedente é diminuído).

    No entanto, no caso de risco moral, é o contrário: o excedente do produtor é que é o afetado. O caso clássico é o da seguradora: ela oferece o serviço sem saber se o seu consumidor se comportará da forma prevista em contrato ou não. Neste caso, o excedente da seguradora (produtora) é que é reduzido.

    c) Correta. Definição precisa de falhas de mercado. Vale lembrar que as falhas impedem que o mercado alcance a eficiência econômica.

    d) Incorreta. Externalidades são ações de um indivíduo/empresa que tem impactos sobre terceiros. Elas são falhas de mercado porque escapam ao sistema de preços. As externalidades podem ser positivas ou negativas. As positivas tem tendência a suboferta (são ofertadas em quantidade MENOR que o eficiente. Daí a falha de mercado). Já as negativas tem tendência a superoferta (são ofertadas em quantidade MAIOR que o eficiente). Portanto, ambas são ineficientes: a positiva porque é subofertada e a negativa porque é superofertada.

    e) Incorreta. Pelo contrário! Em problemas de assimetria de informação, o governo pode institui mecanismos de transparência, por exemplo, que estimulam os agentes econômicos a publicarem dados, informações, etc, o que contribui para reduzir a assimetria de informações existente.


    Gabarito do Professor: Letra C.
    • Falha de mercado: está relacionada à falha do sistema de preços, sempre.
    • Externalidade positiva: tb é considerada falha de mercado.